Se o pós guerra exigiu um Plano Marshall, sob a liderança dos EUA, para reconstruir sua própria estrutura econômica e a de alguns dos países afetados, na Europa, hoje a sociedade ocidental carece de um novo Marshall, mas desta feita para se recompor nos planos da ética e da moral, de um lado, e de resguardo/ reconquista de suas democracias republicanas, de outro.
Do jeito que a coisa vai, o modo ocidental de viver, das liberdades coletivas e individuais, de crença e de pensamento, será inteiramente sepultado e inscrito no rodapé dos livros de história, logo ali.
No Brasil, em especial, a penumbra tomou conta do ambiente democrático( o verdadeiro, cuja base tem ancoragem nas liberdades individuais). A verdade, é fato patente, deixou de ser o pilar que sustenta a sociedade pela via das virtudes de seus líderes. Como sustentou Nietzsche, " Quando dizem "bin gerecht"( sou justo) semp ....
CLIQUE AQUI para ler mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.