Artigo, Gilberto Jaspers - As marcas no centro de Porto Alegre

E-mail: gilbertojasper@gmail.com

Ao contrário de muitos amigos, gosto do centro de Porto Alegre. Trabalhei por décadas - e ainda trabalho - no coração da Capital, mas a minha paixão não é do tipo “cega” porque permite vislumbrar problemas crônicos, cuja solução não depende apenas do poder público.

Um exemplo da necessidade de trabalho coletivo envolve a limpeza de ruas e calçadas. Causa indignação assistir equipes do DMLU/Cotravipa dando duro para manter a Rua da Praia “nos trinques”. Mas minutos depois, o mesmo trecho, recém-limpo, torna-se uma lixeira a céu aberto. Por absolta falta de educação, conscientização e compromisso com a cidade de todos nós.

Depois de pouco mais de um ano de ausência voltei a trabalhar nas imediações da Usina do Gasômetro, quase na esquina com a Avenida Mauá.

CLIQUE AQUI para ler mais.

4 comentários:

  1. "AVENIDA ANDRADAS"
    A QUE NÍVEL LAMENTÁVEL CHEGOU A EDUCAÇÃO DE UM SUJEITO, QUE ESCREVE AO PÚBLICO JUSTAMENTE SE QUEIXANDO DA FALTA DE EDUCAÇÃO DESSE POVO!!!

    A COMEÇAR PELO SR. JASPER.

    ResponderExcluir
  2. "AVENIDA ANDRADAS"
    A QUE NÍVEL LAMENTÁVEL CHEGOU A EDUCAÇÃO DE UM SUJEITO, QUE ESCREVE AO PÚBLICO JUSTAMENTE SE QUEIXANDO DA FALTA DE EDUCAÇÃO DESSE POVO!!!

    A COMEÇAR PELO SR. JASPER.

    ResponderExcluir
  3. Vim para Florianópolis um pouco antes das enchentes e ainda não ví os estragos e as marcas da tragédia, mas acho que bem antes o Centro já estava em péssimo estado. Penso que este é o destino, com raras exceções, dos bairros centrais das grandes cidades.O interesse, tanto dos governantes como comerciantes e público, volta-se para os novos bairros mais modernos e funcionais.Resta-nos a lembranças da nossa Duque, Andradas, Praça da Matriz.....

    ResponderExcluir
  4. Concordo
    Muita gente não respeita a limpeza.
    E ainda tem aqueles que, supostamente, querem manter a limpeza mas jogam lixo avulso dentro das lixeiras disponíveis na frente das residências.
    Os garis, corretamente, só recolhem o que está ensacado. O lixo avulso vai se acumulando.
    Acontecia muito quando morava em casa.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/