Por 70 votos a favor e 2 contrários, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei complementar que cria um novo programa federal para que estados e Distrito Federal possam renegociar dívidas com a União e pagar os débitos em até 30 anos e com juros menores. Em contrapartida ao alívio nas contas, os estados terão que entregar à União alguns de seus bens e priorizar mais investimentos em áreas como educação, saneamento e segurança. Também será criado novo fundo federal para compensar os estados menos endividados.
Agora a proposta (PLP 121/2024) segue para análise e votação da Câmara dos Deputados.
As dívidas estaduais somam atualmente mais de R$ 765 bilhões — a maior parte, cerca de 90%, diz respeito a quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O RS deve R$ 93 bilhões.
CLIQUE AQUI para saber o que foi aprovado e como foi a tramitação.
"alguns dos seus bens" = BANRISUL
ResponderExcluiro RS nada deve, esta tal dívida é mentirosa
ResponderExcluirMe explique como que estados que enviam para o ralo central até 85% de sua arrecadação ainda podem ter dívidas com os perdulários?? Caso de internação psiquiátrica para os gananciosos responsáveis por isso!
ResponderExcluirEstado federados ou governo central? Divida do Estado com a União é uma piada. Divida da má gestão dos governantes politicos do "povo dos estados" que geram divida para os governantes politicos do "povo da União". Acorda povo abestalhado!!!
ResponderExcluir