Opinião do editor - Saiba porque é preciso combater de imediato o assoreamento do Guaíba

O editor conversou, esta tarde, com os engenheiros José Antonio Finamour, Finamour Ingegnerin, e André Finamour, da Sanear, que confirmaram ao editor a existência de  completos sobre a necessidade de dragagem urgente das enormes áreas adjacentes ao canal de navegação do Guaíba, algo que não acontece há 54 anos.

Ao lado, aterro roubou faixa enorme do canal do Guaíba.

A enorme quantidade de areia e lodo encontrados nos locais invadidos pelas águas em Porto Alegre, demonstra claramente a necessidade de extrair areia, material orgânico e inorgânico depositados no lago. 

A extração de areia foi proibida depois de movimentos ecológicos, mas sem base técnica.

Isto é algo que precisa ser revisto para ontem.

Como este blog tem informado, Inmet, MetSul e Defesa Civil do RS, emitem boletins sobre a ocorrência de chuvas torrenciais para este final de semana. Ocorrências climatológicas extremas não serão mais acontecimentos fortuitos.

9 comentários:

  1. NA REALIDADE, TERIA QUE DUPLICAR P VOLUME A REMOVER REFERENTE AO ESTADO QUE ESTAVA HÁ 50 ANOS ATRÁS, POIS HÁ UMA ENORME ÁREA DE ATERRO QUE AVANÇOU NA VACIA DO GUAÍBA!

    ResponderExcluir
  2. E o estádio Beira-rio não é referido nessa notícia?

    ResponderExcluir
  3. É muito diferente retirar areia para desassorear um rio do que retirar areia para a construção civil.
    O JACUI está cheio de buracos e cada vez menor por causa disso.

    ResponderExcluir
  4. Porra, mas tem gente burra nesse mundo, hein?!?!

    ResponderExcluir
  5. Te preocupa com a agenda do mijo que ganha mais.

    ResponderExcluir
  6. TEM QUE FAZER UMA CPI DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS NO RS.

    ResponderExcluir
  7. Nao só Guaiba. Como dessasoreamento do Jacui, Taquari, Sinos, Cai etc

    ResponderExcluir
  8. "Ocorrências climáticas extremas não serão mais acontecimentos fortuitos". Absolutamente verdadeiro. Aliás foram observadas em 1823, 1833, 1840, 1847, 1854, 1873, 1898, 1902, 1914, 1926, 1928, 1936, 1941.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/