As eleições para a escolha dos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) de Porto Alegre, que começam nesta terça-feira, têm sistema próprio de votação e auditoria externa. O objetivo é dar mais transparência, lisura e segurança ao pleito que definirá os representantes da população nas oito regiões de planejamento de Porto Alegre para o biênio 2024-2025.
Pela primeira vez será utilizado um programa desenvolvido pela Procempa, empresa de TI do município. No local da votação, o cidadão será cadastrado no sistema por meio de documento de identificação e comprovante de residência. Após, estará habilitado para votar.
Auditoria - O processo eleitoral será acompanhado pela The Perfect Link Assessoria, Consultoria, Auditoria Empresarial, líder no segmento no País.
Eleições - As votações serão realizadas às terças e quintas-feiras, entre 9 e 30 de janeiro, e em 6 de fevereiro. Serão eleitos um conselheiro titular, dois suplentes e delegados em cada um dos oito Fóruns Regionais de Planejamento. Também serão escolhidos nove representantes de entidades.
O CMDUA é o órgão que tem por finalidade formular políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. É informalmente conhecido como o Conselho do Plano Diretor.
Quem pode votar - Maiores de 16 anos que possuam CPF e residência em Porto Alegre. É necessário apresentar documento com foto e um comprovante de endereço. É possível optar por exercer o direito ao voto na Região de Planejamento do seu local de trabalho. Neste caso, é necessário apresentar, além do comprovante de residência, uma declaração de domicílio profissional.
Vencemos a 1ª eleição do ano. Esquerda 60% X 40% direita.
ResponderExcluir