Ainda não é o voto impresso auditável, mas TRE de SC usou QRTot para conferir resultado eleitoral em Brusque

Os números das eleições de Brusque, ontem, Santa Catarina, foram apurados de modo inédito através do sistema QRTot e também finalizados pelo sistema tradicional de apuração. 

A eleição em Brusque contou com o aplicativo QRTot, solução desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e que permite a qualquer pessoa utilizar a câmera do seu smartphone para ler o Boletim de Urna (BU) — documento emitido com o resultado de cada seção eleitoral assim que a votação encerra. Na eleição de Brusque, os próprios mesários foram instruídos sobre o uso da ferramenta e vão escanear os boletins logo após a votação. Dessa forma, é possível acompanhar os dados compilados de todos os BUs em uma apuração independente.

A ação tem o objetivo de adicionar mais uma camada de transparência ao processo, permitindo que qualquer eleitor compare os dados dos boletins com o resultado da totalização oficial das urnas.

CLIQUE AQUI para saber melhor.

15 comentários:

  1. NÃO RESOLVE NADA. A FRAUDE ACONTECE QUANDO AS URNAS SÃO ALIMENTADAS PELO TSE. BASTA QUE SE CORRUPTOS PARA ADULTERAR O MÓDULO DE APURAÇÃO DOS VOTOS. INTRODUZ UMA ROTINA COM O COMANDO DE, POR EXEMPLO: A CADA DEZ VOTOS DADOS AO CANDIDATO A OU BRANCOS E NULOS, SUBTRAI 1 OU 2 VOTOS E ADICIONA AO CANDIATO B.(NA TOTALIZAÇÃO).ENCERRADA A VOTAÇÃO, O BOLETIM DE URNA MOSTRARÁ O TOTAL DE VOTOS DADOS AOS CANDIDATOS MAIS BRANCOS E NULOS. fECHADO O NÚMERO, CONFERE COM A LISTA DE VOTAÇÃO. VAI BATER. MAS A FRAUDE ESTÁ LÁ DENTRO DA URNA. AÍ, ALEGAM. MAS OS PARTIDOS RECEBEM OS PROGRAMAS 6 MESES ANTES. E DAÍ. A FRAUDE PODE SER FEITA DIAS ANTES DA VOTAÇÃO QUANDO

    ResponderExcluir
  2. É isto aí mesmo! O jeitinho brasileiro sempre encontra uma maneira, para o bem ou para o mal! Desta vez foi para o bem!

    ResponderExcluir
  3. Toda a "transparência" que não for aplicada na apuração que resulta nos Boletins de Urna, é mera cortina de fumaça!

    ResponderExcluir
  4. Somente a contagem pública dos votos conseguirá aprimorar nosso sistema eleitoral.
    Porque nossos congressistas não falam uma palavra sobre esse tema tão relevante ?

    ResponderExcluir
  5. ESSE SISTEMA É UMA BALELA. O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO SOMATÓRIO DOS BOLETINS DE URNA.

    ResponderExcluir
  6. Políbio, estás apenas dando legitimidade ao roubo eleitoral.O BOLETIM DE URNA QUANDO SAI JÁ TÁ ROUBADO.É O EXTRATO DO ROUBO.

    ResponderExcluir
  7. É q , em q pese ser uma cidade avançada, Brusque não tinha interesse do Barroso, do PERDEU MANÉ, - NÓS DERROTAMOS O BOLSONARISMO. Ademais, o TRE SC foi q comandou, não passando pelo TSE BRASÍLIA, centralizador da totalização.

    ResponderExcluir
  8. O voto é tão transparente que ninguém vê.

    ResponderExcluir
  9. É mto estranho, há tempos ñ tão distante assim os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), é q compilavam os votos e repassavam ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), mas, por algum motivo q desconhecemos passou-se TUDO para o TRE ficando os TREs obsoletos pra essas questões, essa estrovenga q fizeram pra fingir q agora há mais transparência é simplesmente uma balela, ñ devemos nos esquecer das frases;"eleição ñ se ganha se toma";"nós vamos tomar o poder o q é diferente d ganhar uma eleição", é só isso que temos q ter em mente.

    ResponderExcluir
  10. Qualquer porcaria q não tiver o voto impresso em paralelo, e simultâneo, ao se digitar o voto na urna eletrônica, seguirá sendo elemento fraudado do resultado.

    ResponderExcluir
  11. O FOCO TEM QUE SER NO CÓDIGO FONTE DO TSE.

    ResponderExcluir
  12. COMENTÁRIO DAS 8:39. A FRAUDE PODE ACONTECER, NÃO NESCESSÁRIAMENTE ACONTECE

    ResponderExcluir
  13. Pode esquecer. Essa questão da fraude veio para ficar. Não tem jeito não. É uma questão política e ideológica. Tecnologia para evitar tem aos montes, mas a vontade é zero.

    ResponderExcluir
  14. SC não se rende ao tse

    kkkk

    Que se cuidem os seus representantes, pela ousadia do desafio.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/