Entenda por que subiu a prévia da inflação oficial

O IPCA-15 avançou 0,55% em janeiro, acima do esperado pelo mercado (0,52%). 

A surpresa refletiu a alta em alguns itens pontuais, como passagens aéreas e TV por assinatura. Além disso, o aumento no grupo emplacamento de veículos, que engloba o IPVA, foi superior ao esperado, o que deve elevar a projeção do IPCA no ano em 0,2 ponto percentual. Esse ajuste se soma ao aumento do preço da gasolina, anunciado ontem pela Petrobras, pressionando o IPCA no curto prazo. Por outro lado, os itens mais inerciais sugerem uma dinâmica mais benigna: chamou atenção, nesta divulgação, a surpresa baixista na inflação subjacente, sobretudo serviços e alguns bens de consumo. 

Para 2023, espera alta de 5,1% do IPCA, projeção que poderá ser reavaliada diante dos fatores pontuais descritos acima.

Um comentário:

  1. Pib negativo e inflação em alta. Esperem até dezembro e vão ver.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/