A porcentagem de brasileiros autodeclarados de direita (30%) é quase o dobro dos autodeclarados de esquerda (16%), segundo a pesquisa de opinião pública anual “A cara da democracia”
O levantamento, que é focado em três áreas temáticas: Democracia, cidadania e justiça, é realizado desde 2018 e divulgado pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.
Os entrevistados foram expostos a uma série de perguntas e as respostas foram dadas em forma de escala de 1 a 10, onde 1 representa o máximo da esquerda, 10 o da direita, e 5 o centro.
No quesito redução da maioridade penal, por exemplo, 70% dos entrevistados são a favor e 25% contra. No recorte por gênero, 74% dos homens são a favor e 67% das mulheres também.No recorte por renda, entre os que ganham até dois salários mínimos, 68% são a favor. Entre os que ganham de dois a cinco são 72% e 74% entre os que ganham mais de cinco.No quesito adoção de crianças por casais homoafetivos, que em 2018 tinha 52% dos participantes contrários, agora tem 56% a favor e 39% contra. Sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo, atualmente 49% da população é a favor, 44% é contrária e 3% não soube ou preferiu não responder.