Brasileiros têm menos de três meses para começar a usar energia solar sem taxas

A população tem até o dia 5 de janeiro para começar a consumir energia solar sem cobrança da chamada taxa solar. Sancionada em janeiro deste ano pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.300/22 que institui o marco legal da micro e minigeração de energia, regulamenta a produção e fornecimento de energia a partir de fontes renováveis, como a fotovoltaica, a eólica e a de biomassa, entre outras. 

A lei permite às unidades consumidoras já existentes — e às que protocolarem solicitação de acesso na distribuidora até o dia 5 de janeiro de 2023 — a continuação, por mais 25 anos, dos benefícios hoje concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). 

Quem protocolar o uso de energia limpa após o prazo definido pela lei, será taxado. De acordo com Mario Azambuja, diretor da Epcor Solar, a proximidade da data tem gerado um aumento de novos consumidores: “Quem protocolar o parecer de acesso até o dia 5 de janeiro de 2023 estará isento da taxa até 31 de dezembro de 2045. O consumidor tem 15 dias para receber a resposta da concessionária de energia e, no caso de aprovação, este tem mais quatro meses para instalar o sistema. Temos observado uma corrida dos consumidores para comprarem os seus sistemas com medo da taxação”.

9 comentários:

  1. Bolsonaro disse que não taxaria o sol.

    Foi Lula quem sancionou esta lei ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como a desinformação expõe algumas pessoas ao ridículo; o PR Bolsonaro NÃO TEM autoridade para interferir nas decisões da ANEEL, que é a agência reguladora responsável por essa taxação.
      Lembrando que essa e as outras agências contrárias aos interesses do povo brasileiro foram instituídas no governo de FHC, melhor AMIGO de Lula.

      Excluir
  2. ‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡



    ELEIÇÕES:
    https://rs-360.blogspot.com/search?q=elei%C3%A7%C3%B5es



    ‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡

    ResponderExcluir
  3. Esse é meu presidente... Criando um impostinnho para os otários

    ResponderExcluir
  4. E vem aí outra sacagem de Brasília.

    ResponderExcluir
  5. Quando começarão a taxar o ar que respiramos?

    ResponderExcluir
  6. Qual a diferença entre Lula e Bolsonaro mesmo?

    ResponderExcluir
  7. PESQUISA ELEITORAL É A VIZINHA FOFOQUEIRA!
    NUMA RUA DE BAIRRO, A VIZINHA QUE FICA NO MURO O DIA TODO É UMA SÓ. MAS COMO ELA TEM CONTATO COM TODOS QUE POR ALI PASSAM, A SUA LÍNGUA TRABALHA O DIA TODO NO OUVIDO DE TODO MUNDO. TODOS FICAM SABENDO DA FOFOCA QUE ELA CONTA. ACREDITA NA FOFOCA QUEM QUER! A VIZINHA FOFOQUEIRA É ÚNICA E BARULHENTA. NÃO DÊ OUVIDOS À VIZINHA FOFOQUEIRA: SAIA DE CASA DIA 30 E SALVE O BRASIL! BOLSONARO 22.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/