Dica do editor - Conheça a diferença entre voto majoritário (presidente, governador e senador) e voto proporcional (deputados)

No próximo dia 2 de outubro, milhões de brasileiros irão às urnas para escolher seus representantes em âmbito estadual e federal. Serão cinco votos: para deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca que, embora a forma de votar seja a mesma, a forma de calcular o voto é distinta. Isso porque existem dois sistemas diferentes, o majoritário e o proporcional. No sistema majoritário, a conta é simples: vence quem tem mais votos.

CLIQUE AQUI para mais explicações. O material é da Agência Brasil.

9 comentários:

  1. Explique que voto para senador não tem legenda tem que digitar os 3 números.

    ResponderExcluir
  2. No dia 2 todos indo às urnas para eleger o Presidente Bolsonaro no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  3. Parece que os conservadores do RS não sabem diferenciar voto majoritário (de votação única) de proporcional, pois lançaram TRÊS candidatos, numa eleição sem segundo turno, enquanto Lula, sabido igual um LADRÃO descondenado pelos seus Serviçais dos "superiores tribunais" , proibiu Manu de se candidatar ao Senado, objetivando eleger o nefasto Olivio!!!

    ResponderExcluir
  4. NA HORA H, QUEM SE LEMBRAR DE APENAS DUAS SITUAÇÕES ABAIXO LISTADAS, VOTA AUTOMATICAMENTE NO NÚMERO 13 PARA PRESIDENTE:

    01) CORRUPÇÃO NAS ESTATAIS, Caixa Federal, MEC, etc.
    02) TRÁFICO DE DROGAS, prisão de militar traficante dentro da comitiva presidencial;
    03) AUMENTO DE IMPOSTOS, Bozo aumentou impostos até 3,6 meses antes da eleição;
    04) IDEOLOGIA DE GÊNERO NAS ESCOLAS, Não se muda opção sexual, perguntem ao cabeleireiro da Michele se ele foi obrigado a ser Gay na Escola?
    05) ROUBOS E ASSALTOS, sempre ocorreram, inclusive o bozo foi assaltado na ditadura, não é privilégio desse ou aquele governo e a Seg Pub é atribuição dos Estados.
    06) INDICAÇÃO DE MINISTROS AO STF; bozo escancara que indica Ministros ligados a ele
    07) REDE GLOBO DE TELEVISÃO; Bozo foi eleito com apoio da Rede Globo
    08) ATAQUES AO CRISTIANISMO; No PT igrejas se multiplicaram, embora o Brasil é laico;
    09) LEGALIZAÇÃO DO ABORTO; Lei do Aborto é do Regime Militar e o PT não mexeu.
    10) A FAVOR DE BANDIDO/CONTRA A POLÍCIA. Policia boa é aquela que trata com dignidade todos indistintamente e deixa para a Justiça Julgar quem cometeu crime.

    VIU? O JAIR JÁ ERA...

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso......................................................

    Polícia investiga mensagens golpistas pró-Bolsonaro no Paraná:

    25.09.22 - O Antagonista

    Mensagem que pede invasão STF e do Congresso partiu de número usado por serviços públicos do governo do estado

    A Polícia Civil do Paraná abriu investigação para apurar os disparos em massa de mensagens em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro por meio de SMS do governo do Paraná. Como mostramos, o texto defende a invasão do STF e do Congresso Nacional caso o presidente não vença as eleições de outubro.

    No sábado, usuários do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), ferramenta de comunicação do governo estadual, relataram ter recebido as mensagens com teor golpista.

    O número do remetente costuma ser usado por serviços públicos do governo do estado, como o Detran. A mensagem recebida por SMS na madrugada deste sábado diz:

    “Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao (sic), vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos (sic)!!”

    ResponderExcluir
  6. Propaganda de Lula usa ataques de Weintraub contra Bolsonaro:

    25.09.22 - O Antagonista

    Peça veiculada neste fim de semana também menciona escândalos envolvendo os ex-ministros Ricardo Salles, Eduardo Pazuello e Milton Ribeiro

    Em propaganda eleitoral veiculada neste sábado (24) na televisão, a campanha de Lula usou falas do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para atacar o governo de Jair Bolsonaro.

    A peça também menciona os ex-ministros Ricardo Salles, Eduardo Pazuello e Milton Ribeiro. No caso do último, a campanha petista exibe reportagens sobre o balcão de negócios no MEC em esquema de liberação de emendas a pastores evangélicos.

    No fim do vídeo, são exibidos trechos de falas de Abraham Weintraub em que ele se manifesta sobre escândalos de corrupção no governo Bolsonaro.

    “Rabo de porco, orelha de porco, pé de porco, focinho de porco. Bicho, se não é porco, é feijoada. Respondido?”, disse o ex-ministro.

    Clique abaixo para assistir ao vídeo: (...)

    ResponderExcluir
  7. NA HORA H, QUEM SE LEMBRAR DE APENAS DUAS SITUAÇÕES ABAIXO LISTADAS, VOTA AUTOMATICAMENTE NO NÚMERO 17 PARA PRESIDENTE:
    01) CORRUPÇÃO NAS ESTATAIS;
    02) TRÁFICO DE DROGAS;
    03) AUMENTO DE IMPOSTOS;
    04) IDEOLOGIA DE GÊNERO NAS ESCOLAS;
    05) ROUBOS E ASSALTOS;
    06) INDICAÇÃO DE MINISTROS AO STF;
    07) REDE GLOBO DE TELEVISÃO;
    08) ATAQUES AO CRISTIANISMO;
    09) LEGALIZAÇÃO DO ABORTO;
    10) A FAVOR DE BANDIDO/CONTRA A POLÍCIA.
    VIU? É, JAIR JÁ ERA...

    ResponderExcluir
  8. Enquanto isso.......................................

    TSE manda excluir fake news que liga Lula a atentado contra Bolsonaro:

    Decisão é da ministra Cármen Lúcia. Ela também determinou a retirada de notícia falsa que relaciona petista a empresário que negou marmita

    25/09/2022 - Metrópoles

    A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de notícias falsas relacionadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As decisões são deste domingo (25/9). As redes sociais têm 24 horas para excluir os conteúdos.

    Uma das notícias falsas ligava o candidato petista a um suposto atentado que estaria sendo arquitetado contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, também foi feita uma falsa relação entre Lula e a facada dada por Adélio Bispo no presidente, durante a campanha de 2018.

    A outra fake news é em relação ao empresário Cássio José Cenali, que esteve envolvido em uma polêmica quando se negou a oferecer uma marmita a uma mulher por ela apoiar o candidato do PT.

    Essa segunda notícia falsa dizia que o empresário seria na verdade petista. Uma imagem de uma pessoa com boné do Partido dos Trabalhadores, que se parece com o empresário das marmitas, é veiculada como se fosse ele.

    “As postagens nas redes sociais dos representados apresentam conteúdo produzido para desinformar. A mensagem transmitida como atestado pelas agências de checagem de informação e de imprensa, não se respalda em fatos verídicos”, escreveu a ministra na decisão.

    ResponderExcluir
  9. Enquanto isso..............................

    Cármen Lúcia manda retirar outdoors pró-Bolsonaro em Brasília:

    25.09.22 - O Antagonista

    Ministra atende a pedido da campanha de Ciro e ordena ainda que empresa de painéis forneça notas fiscais e identificação dos responsáveis financeiros

    A ministra Cármen Lúcia (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a retirada de outdoors com alusão à campanha de Jair Bolsonaro espalhados pelas principais vias de acesso às regiões do Distrito Federal.

    Segundo a magistrada, embora as peças não mencionem o nome do candidato, “apresentam conteúdo que permite relacioná-los à sua campanha eleitoral”.

    “As fotos demonstram que os outdoors contêm reproduções estilizadas da bandeira do Brasil e que neles predominam as cores verde e amarelo, associadas à campanha do candidato Jair Messias Bolsonaro, como é de sabença geral”, disse em sua decisão.

    A liminar foi concedida em representação apresentada pela campanha de Ciro Gomes. Segundo a defesa do candidato do PDT, as peças publicitárias foram criadas a partir de slogans e cores de campanha do presidente, como, por exemplo, “eu apoio a família”.

    Cármen Lúcia também ordenou que a empresa Visão Painéis forneça cópia das notas fiscais e a identificação dos responsáveis financeiros pela contratação dos serviços.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/