Dica do editor - Saiba como usar o celular no dia da eleição

 O Tribunal Superior Eleitoral proibiu que eleitores entrem com o celular dentro da cabine de votação nas eleições deste ano. Os aparelhos deverão ser entregues aos mesários. A decisão unânime foi tomada quinta-feira, durante a análise de uma consulta feita pelo União Brasil. A proibição já existia. Constava na Lei das Eleições (Lei 954/1997). O TSE tirará resolução sobre o assunto.



6 comentários:

  1. Eles não querem que se filme as falcatruas das urnas. Cabe desobediência civil neste caso?

    ResponderExcluir
  2. “Art. 91-A. No momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com fotografia. (Vide ADIN 4467)

    Parágrafo único.

    👀 Fica vedado portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação.”*



    Brasília, 29 de setembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

    💡 LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

    Tarso Genro
    Guido Mantega
    Franklin Martins

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 30.9.2009

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12034.htm

    ResponderExcluir
  3. Mas não vou entregar meu celular pros mesarios não. Entrego nada!podem chamar a polícia e até o capeta que não entrego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, mas qual a necessidade de um celular na cabine de votação? A gente só precisa usar a cabeça e o dedo pra votar; não de um celular.
      Pra que correr o risco de se incomodar por uma bobagem dessas? Deu problema na urna? Chama o Presidente da mesa, um fiscal de partido que esteja por ali. A urna que seja trocada ou deixada de lado e acabou-se uma possibilidade de fraude ou erro. Essa é a denúncia que se deve fazer e é a que vai ter resultado, ao contrário de um vídeo que vc vai postar no seu Facebook ou Instagram, que além de não mudar o resultado da eleição, ainda pode te deixar sem a conta na tal rede social. Essa eleição se ganha com inteligência; não criando mais confusão.

      Excluir
  4. O TSE tem medo do quê?
    Celular não dá tiro, não apresenta risco nenhum.
    Se eu quiser andar com uma placa pendurada no pescoço divulgando em quem eu votei, eu ando.
    Então o jeito é deixar com alguém conhecido na porta da seção, já com tudo pronto para gravar um vídeo e, obviamente, chamar a polícia se aparecer outra cara na urna.
    Falando na urna, nesse caso não sair da cabine sem a polícia chegar.

    ResponderExcluir
  5. 13:28 - basta ver quem assinou essa pérola, né?
    Quer mais ou tá bom de molho?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/