Dica do editor - Empresas reduzem embalagens e qualidade. Consumidor deve ficar atento.

Cada vez mais empresas estão recorrendo à redução do tamanho das embalagens e à mudança na composição dos produtos, observa o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A alta da inflação no Brasil nos últimos dois anos têm levado a cada vez mais empresas, de diversos setores, a adotar esse tipo de prática.

O amplo uso da redução de embalagens e diminuição das quantidades normalmente vendidas levou ao uso do termo reduflação para se referir à prática. A quantidade ou qualidade de produto é menor, mas o preço não é reduzido ou não é reduzido na mesma proporção da diminuição da embalagem. Assim, a empresa tenta evitar o desgaste do aumento direto de preços.

Há empresas que estão mudando a composição dos produtos.

11 comentários:

  1. Alguns produtos estão ficando ruins na aparencia e, principalmente, no gosto.

    ResponderExcluir
  2. OU SEJA: O VELHO ENGANA BOBO. CAMBADA...

    ResponderExcluir
  3. Ora,Polibio agora que tu vens comentar Isso?
    Faz horas que isso está acorrendo. O exemplo mais vergonhoso é do pão embalado.
    A cara de pau é tamanha que as fábricas nem mudaram as embalagens de pão de 500 g. Agora colocam 400 ou 450 g e nem se preocupam se a embalagem fica frouxa.
    Mas tá escrito 400 ou 450 g nelas.
    Até no sachet de Nescafé passou de 50 g para 40 g.
    O unico que falta é o leite passar de 1 litro para 900ml.
    Isso já ocorre com o óleo de cozinha há muito tempo.

    ACORDEM!

    ResponderExcluir
  4. a tempos isso vem acontecendo.
    compramos café e tinha cevada invés de café.

    ResponderExcluir
  5. Fazem isso pq o governo do "inominável" permite.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se tem a ver com economia de sacolas ou falta de treinamento mas na rede Zaffari, Bourboun os empacotadores colocam no fundo da sacola as bandeijinhas de morangos e largam em cima o saquinho plástico transparente com dois kg de batatas.

    ResponderExcluir
  7. Isso é o cúmulo do absurdo ,mas esperar o quê desses governantes do nosso País . só Jesus Cristo na causa 😱🙏

    ResponderExcluir
  8. Privatiza que melhora!!!

    ResponderExcluir
  9. O nome disso,no minimo é estelionato. Trata-se de uma fraude bilionária, que vem sendo aplicada a algum tempo contra o consumidor. O compradodr é induzido ao erro pagamdo mais por menos. Precisamos restabelecer os tamanhos de embalagem, anteriores ao ano de 2001, ano em que essas mudanças tiveram inicio. Com a palavra, a SENACOM.

    ResponderExcluir
  10. Bolachas que antigamente tinham 200g agora estão com 110, leite da Nestlé virou um potinho e a qualidade diminuiu.
    O pior de tudo é a carne. Você coloca um quilo de carne na panela e vira um pedacinho, vira a metade. Não sei como eles injetam água na carne mas é isso que está aocntecendo já faz muito tempo. Agora acontece até com o frango.
    Não tem controle, fiscalização, virou lambança total.
    Tem que pegar esses órgãos de fiscalização e mandar todo mundo embora.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/