Artigo, general Luiz Eduardo da Rocha Paiva - Ucrânia: uma crise onde não há anjos e nem demônios

[Extrato de artigo escrito em 2014 e publicado na revista A Defesa Nacional, nº 826, 1º quadrimestre de 

A crise na Ucrânia, agravada no final de 2013, é continuação do jogo de poder pela preeminência na Europa Oriental, que contrapõe EUA e União Europeia (UE), leia-se OTAN, à Rússia após a Guerra Fria. Não envolve apenas interesses econômicos, haja vista a relevância estratégica de áreas terrestres e marítimas para o controle político-militar da região. 

Na Ucrânia, sem julgar o mérito do processo usado e a clara ingerência dos EUA e da UE, o presidente Yanukovich foi deposto por uma decisão interna. À luz do Direito Internacional, a Rússia violou a soberania ucraniana ao coagi-la na anexação da Crimeia, mesmo por plebiscito, e ao estimular o movimento separatista no leste daquele país, onde há uma grande população russa. Mas a questão não pode ser analisada com foco apenas no Direito Internacional.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

  1. Dioreito internacional - Você tem bomba atômica e possibilidade de usar então a gente conversa e como o Biden falou se a Russia ficar só com um pedacinho da Ucrania tudo bem,agora se você não tem bomba a figura muda Brasil,vocês estão queimando a Amazônia então baixa as calças tira a Cueca que vamos enterrar tudo. Direito é isto quem tem algo que pode ser uma ameaça em potencial para se defender é respeitado quem não tem não é.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso...
    "PF instaura inquérito sobre mudança na cor das águas no Pará.
    Polícia Federal enviou peritos para a região e pretende fazer um sobrevoo, nesta segunda-feira".
    - Alguma dúvida? Bolsonaro!

    ResponderExcluir

  3. Bah... tem bandido de ambos os lados... Pod's crer...

    ResponderExcluir
  4. Talvez o erro de Putin seja a Crimeia.Mas o problema maior e é aí que está a crise,é a aproximação exagerada da OTAN perto das fronteiras Russa.Não tem cabimento isso.Os EUA estão perdendo a hegemonia e continuam cantando de galo.E ainda por cima passam a lábia nos europeus.Sozinho jamais os EUA enfrentaria a Rússia hoje.Nem em sonho.Muita idiotice dos americanos.Este Biden não passa de uma múmia.Morreu e esqueceu de ser enterrado

    ResponderExcluir
  5. É USA/ Otan provocando o urso russo. Vai q a Rússia coloque mísseis em Cuba ou Venezuela? Daí não pode. É a mesma lógica geopolítica. Quem já leu ao menos 10 bons livros sobre o tema sabe. Biden é idiota e senil e certamente é insuflado a tal. Depois o mundo é q paga pela estultice.

    ResponderExcluir
  6. BIDEN PODE LEVAR HUMANIDADE AO CAOS.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/