Oportunidade: comércio online do país cresce 68% na pandemia

O comércio eletrônico, que já era uma realidade para a maioria das empresas brasileiras, se impôs de maneira definitiva na pandemia. Diante da impossibilidade da abertura das lojas físicas nas fases mais críticas de enfrentamento ao vírus chinês, pequenos empreendedores cederam às ferramentas digitais, das mais simples às mais elaboradas. 

Levantamento feito pelo Sebrae entre fevereiro e março deste ano mostra que este é mesmo um caminho sem volta: 7 em cada 10 empresas brasileiras vendem seu serviço ou produto pelas redes sociais, aplicativos ou internet. A média é a mesma tanto para microempreendedores individuais (MEIs) quanto para micro e pequenas empresas (MPEs). 

Além disso, dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revelam que, em 2020, o crescimento no setor de vendas online foi de 68%. De acordo com a entidade, as restrições e o fechamento do comércio físico fizeram com que o consumo virtual crescesse grandiosamente, com um faturamento de R$ 126,3 bilhões, frente aos R$ 75,1 bilhões registrados em 2019.

Bolsonaro fará ao menos 65 nomeações em tribunais superiores, TRFs e TREs

A indicação para a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deixará a Corte em julho, é apenas uma entre ao menos 65 nomeações que o presidente Jair Bolsonaro poderá fazer no Judiciário até o fim do mandato, em 2022. 

Esse número inclui tribunais superiores (STF, STJ, STM, TSE e TST), tribunais regionais federais (TRFs) e tribunais regionais eleitorais (TREs). 

Em novembro do ano passado, o chefe do Executivo federal fez sua primeira nomeação para uma vaga no Supremo: o ministro Kassio Nunes Marques. O magistrado entrou no lugar do então decano da Corte, Celso de Mello, e tem se alinhado com teses de Bolsonaro em julgamentos na Casa. Haverá ainda mais uma vaga a ser preenchida no STF.

375 mil salões de beleza no país fecharam as portas na pandemia

Conforme indicam dados da ABSB (Associação Brasileira de Salões de Beleza), cerca de 47% dos empresários do ramo da beleza declararam ter muita dificuldade para manter o empreendimento de pé e 5% já baixaram as portas de vez. 

Ainda segundo as estimativas da entidade, mais de 375 mil salões de beleza no país já foram à falência desde o começo da pandemia.  

O decreto nº 10.344, baixado pelo presidente Jair Bolsonaro em 11 de maio de 2020, colocou os salões de beleza e barbearias no rol de atividades consideradas essenciais à economia. Porém, o STF (Supremo Tribunal Federal) já tinha considerado, e reafirmou neste ano, que estados e municípios podem definir suas próprias regras, incluindo classificação de serviços essenciais.

VÍDEO: Alunos da UFSC são surpreendidos com sexo explícito durante aula

O site do jornal ND+, ex-Diário Catarinense e ex-RBS, Administração, informa neste domingo que alunos e professores  da Universidade Federal foram surpreendidos, durante uma aula virtual, nesta sexta-feira, por imagens registrando dois jovens heteros praticando sexo explícito . 

“Gente, não sei o que eu faço numa situação dessas. A única câmera ligada é a câmera que não deveria estar ligada”, diz a professora no vídeo. “É constrangedor evidentemente, porque estamos gravando”. A conferência, realizada pela plataforma Google Meet, foi em seguida reiniciada. O aluno já foi identificado pela universidade

A UFSC se manifestou neste domingo, por meio de nota, e considerou o episódio como “lamentável” .

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo. As imagens da trepada foram borradas depois da gravação.

Seminovos mais caros defasam tabela Fipe

A recente disparada no preço dos automóveis e motocicletas usadas no Brasil ocasionada pela desvalorização do real e a falta de insumos nas indústrias resultou na defasagem da tabela Fipe, referência para o setor automotivo. 

De acordo com um estudo divulgado pela Webmotors Autoinsights, a tendência de alta começou em maio do ano passado. 

Desde então, os automóveis chegaram a valorizações de até 8,08% de aumento e as motos a até 11%. E as tendências seguem em alta.

Vacinação será ampliada para 61 anos nesta segunda-feira em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde abre para idosos com 61 anos a vacinação contra o vírus chinês nesta segunda-feira. Também terá prosseguimento a imunização para todos os que precisarem fazer a segunda dose da vacina Coronavac, incluindo profissionais de saúde. 

Estarão abertos 30 pontos de vacinação em unidades de saúde e três drive-thrus em operação (Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUC).  

s unidades de saúde funcionam das 8h às 17h. Os drive-thrus, das 9h às 17h.

André Mendonça ganha força por vaga no STF

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça, pode ter cavado sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

A defesa feita no julgamento que determinou que estados e municípios podem proibir celebrações religiosas, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia, agradou muito o presidente Jair Bolsonaro e lideranças evangélicas. 

A nomeação ainda não é certa. Também é forte a possibilidade de o ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ser o escolhido.

Sebastião Melo recebe primeira dose da vacina contra o vírus chinês

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, tomou a primeira dose da vacina contra o vírus chinês, neste domingo, no posto avançado do Parque Farroupilha. 

O prefeito tem 62 anos. Ele fará 63 anos em julho.

No domingo, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram a vacinação de pessoas com 62 anos ou mais e também daquelas que buscaram a segunda dose. 

As imunizações ocorreram na Redenção e na Praça México, no bairro Jardim Leopoldina.

A partir de amanhã, idosos com mais de 61 anos também serão vacinados.

Até o final da semana, a  faixa etária de vacinados cairá para os porto-alegrenses cinquentões.

Na gestão de Eduardo Leite, morre mais gente por coronavírus, por milhão de habitantes, do que no Brasil, Minas e até SP

A má gestão na condução do combate à pándemia por parte do governo Eduardo Leite pode ser aferida pelo número de mortes por milhão de habitantes. Os números do RS são bem piores do que os números do Brasil como um todo, perdem feio para Minas e são até piores do que os de São Paulo, como se percebe pela tabela ao lado.

O Rio Grande do Sul registrou ao longo do mês de março 15.802 óbitos e 11.971 nascimentos, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil.

De acordo com Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), essa é a primeira vez na história recente que o Estado apresenta mais óbitos do que nascimentos em um mês do calendário.

A mortalidade foi tão alta que o número de óbitos foi 137% maior do que em março do ano passado.De acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil, dos 15.844 registros de óbitos emitidos pelos cartórios gaúchos, 8.281 (53%) tiveram o vírus chinês como causa da morte.

Ernesto Araújo conta que Brasil não distribuiu mais de 50 milhões de doses por causa dos EUA e Índia

O ex-chanceler Ernesto Araújo comemorou ontem em sua conta no twitter a distribuição de mais de 50 milhões de doses da vacina contra o vírus chinês pelo governo brasileiro, mas enfatiza que o número poderia ser muito maior se não fosse o bloqueio de países como a Índia e os EUA. Já a China, para Araújo, é parceira do Brasil.

O Brasil é um dos cinco países que mais vacina no mundo. Veja quatros dos 12 tópicos que ele escreveu nesta sábado no twitter:

4)Autoridade chinesa informou, em 26/3, que o Brasil era, naquele momento, líder entre 50 países que recebem vacinas e insumos de vacinas produzidos na China. (Já após minha saída do MRE noticiou-se que a China atrasaria o fornecimento de insumos ao Butantã.); 

3)A China já havia liberado a exportação de novos lotes de insumo da AZ ao Brasil durante minha gestão. Segundo informado pela Fiocruz em 25/3, o primeiro desses carregamentos chegou no próprio dia 25 e os demais chegariam na semana seguinte, para um total de 23 milhões de doses; 

5)A Índia continua não exportando vacinas ao Brasil por problemas logísticos e outros desde fevereiro, após haver-nos exportado 4 milhões de doses da AZ (tendo o sido o Brasil, em minha gestão, o primeiro país a receber vacinas fabricadas na Índia);  

6)Os EUA continuam não liberando vacinas de seu excedente para exportação ao Brasil, nem para quaisquer outros países, exceto seus vizinhos México e Canadá.

Bolsonaro entrega doses para vacinar 1/4 da população do Brasil (53,5 milhões de doses), mas governos estaduais fazem retenção da metade

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a marca em suas redes sociais, afirmando que 28,4 milhões de doses foram aplicadas. Os governadores estão retendo quase a metade de tudo que receberam e não aplicaram. 

As doses distribuídas equivalem ao total das populações da Argentina, Uruguai e Paraguai juntas.

O governador Eduardo Leite recebeu 3,6 milhões de doses até ontem, mas só aplicou 2,5 milhões.

O governo federal passou a marca de 50 milhões de vacinas distribuídas aos Estados e ao Distrito Federal, de acordo com os dados do LocalizaSUS deste sábado. Até o fechamento dos dados,ontem, o registro mostrava 53.493.436 de doses enviadas.

Dessa quantidade, 40,7 milhões são doses da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac; 11,6 milhões do imunizante da AstraZeneca, produzido no Brasil pela Fiocruz; e outro 1 milhão também da AstraZeneca, enviadas pela aliança global Covax Facility em março. A campanha de imunização nacional começou em 18 de janeiro.

CLIQUE AQUI para examinar a postagem do presidente.

Recomendado - Estes vinhos da Villa Bari estão à venda para pronta entrega. A vinícola fica em Porto Alegre.

 Villa Bari, vinícola que fica na Vila Nova, Porto Alegre.  CLIQUE AQUI para saber o endereço e saber muito mais sobre a Villa Bari, cujo empreendedor é o gaúcho Luiz Barichello, que toca também a Villa Tritures, Florença, Itália, e a Villa Alegro, Mendoza, Argentina.

E-mail: CLIQUE AQUI para falar com a vinícola.

Artigo, Fábio Jacques - Os mixomicetos tropicais

A mãe natureza nos regala com um exemplo clássico de como funcionam os pseudo partidos políticos nestas paragens tupiniquins que nem mesmo Deus continua levando muito a sério: os mixomicetos. 

Mixomicetos são criaturas horrorosas que, a exemplo dos nossos execráveis partidos políticos, sofrem de uma espantosa crise de identidade: não sabem se são plantas ou se são animais. Numa determinada etapa de suas vidas, os mixomicetos são seres unicelulares independentes que vagam pela natureza se alimentando de materiais em decomposição. Quando a fome aperta, unem-se formando um novo ser multicelular que passa a ter vida própria e se movimenta como um protoplasma ou semelhantemente a uma lesma. Este novo ser também se alimenta de sobras da natureza e, quando novamente acaba o alimento, teoricamente morre, porque, na verdade, se transforma em outro ser completamente diferente, ou seja, assume a identidade de um cogumelo. Este cogumelo produz seus esporos que, quando germinam, assumem novamente sua forma de seres ameboides unicelulares e o ciclo se repete indefinidamente. 

Sei que a minha explicação sobre mixomicetos é rasa demais para quem entende destas estranhas e obscuras criaturas, mas creio ser suficiente para dar uma razoável ideia ao leigo sobre o assunto. Nos Estados Unidos existem essencialmente dois grandes partidos políticos: Republicanos e Democratas. No Brasil, incrivelmente, apenas um. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsonaro diz aguardar “sinalização” popular para agir: Só Deus me tira da cadeira presidencial!

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta semana que só Deus pode retirá-lo da cadeira presidencial e afirmou haver algo de “muito errado” no Brasil, ao comentar decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu 5 dias para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), explicar o motivo de não ter analisado pedidos de impeachment contra o chefe do Executivo. 

“Realmente eu acho que alguma coisa de errado ou de muito errado vem acontecendo há muito tempo no Brasil, vamos ver se processa a informação e vamos ver qual é o encaminhamento que o Arthur Lira vai dar no tocante a isso, se vão abrir processo ou não”, disse Bolsonaro em sua transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais. 

“Eu não quero me antecipar, falar o que eu acho sobre isso aí. Só digo uma coisa, só Deus me tira da cadeira presidencial, e me tira, obviamente, tirando a minha vida. Fora isso, o que nós estamos vendo acontecer no Brasil, não vai se concretizar, mas não vai mesmo”, acrescentou. 

O presidente afirmou que só aguarda uma “sinalização” do povo para agir, sem detalhar o que seria essa ação.

Funcionária denuncia que 'parede falsa' escondia respiradores novos em hospital do Pará

Uma vistoria feita no Hospital Regional Abelardo Santos, que fica a 20 quilômetros de Belém, capital do Pará, descobriu 19 respiradores novos escondidos em uma sala da unidade hospitalar. Uma funcionária do hospital afirmou à CNN Brasil que os respiradores estavam atrás de uma ‘parede falsa’ no auditório do prédio e que foi preciso quebra-la para terem acesso aos equipamentos. 

“Todo o patrimônio do hospital é contabilizado e esses 19 aparelhos eram registrados, mas estavam desaparecidos. E o setor financeiro da Secretaria Estadual de Saúde estava à procura deles. Porque foi uma compra e eles sabiam. Algumas pessoas muito restritas ficaram sabendo, mas a história foi abafada”, disse. 

O Governo do Pará confirmou a informação sobre os respiradores e afirmou que uma comissão interna vai apurar as razões dos aparelhos não terem sido utilizados até então.

Senado tem 10 pedidos de impeachment contra ministros do STF

Cresce a pressão sobre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que o Congresso dê prosseguimento a uma série de pedidos de impeachment de ministros integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O movimento é resultado da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar a atuação do governo federal no enfrentamento à pandemia do vírus chinês, por ordem do ministro Luís Roberto Barroso, do STF. 

Há, pelo menos, 10 petições no Senado com variados motivos para afastamento de ministros do STF apresentadas por advogados e políticos. O maior alvo é o ministro Alexandre de Moraes, acusado em três pedidos por ter ordenado a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

Retomada econômica é pauta de evento, nesta segunda, em seminário da Assembleia Legislativa

Um evento virtual sobre um estudo inédito sobre a retomada econômica pós-Covid será apresentado nesta segunda-feira, na primeira edição do seminário “RS PÓS-PANDEMIA: REFLEXÕES E CAMINHOS PARA O FUTURO DO ESTADO”, promovido pela . 

A pesquisa é do economista e especialista em estatística e inteligência artificial aplicada a finanças Igor Morais. O autor é convidado do seminário para falar sobre o tema e traz também os indicadores mais recentes sobre a produção industrial e desempenho do comércio nos Estados Unidos, China e região do euro, que representam cerca de 75% do PIB mundial. O economista apresentará dados de atividade econômica em expansão, mercado de trabalho e os impactos para o Brasil. 

O evento, que tem o apoio do BRDE, do Banrisul e do Transforma RS, acontecerá das 18h às 19h30 e será transmitido pela internet. Será possível assistir pelo Youtube, pelo Facebook, pelo canal 16 da NET ou pelo canal digital 11.2.

Mais de 5,1 mil doses de vacina foram aplicadas neste sábado em Porto Alegre

A grande procura pela vacinação contra o vírus chinês neste sábado em Porto Alegre foi detalhada pela prefeitura. Segundo a administração municipal, 5.117 doses de vacina foram aplicadas em pessoas com 62 anos ou mais. 

Do total, 3.938 foram D1 (primeira dose) e 1.179, D2 (segunda dose). Os drive-thrus registraram maior movimentação de pessoas, com 3.148 aplicações de vacinas. 

Nas seis unidades de saúde, o total ficou em 1.969 doses.

Brasil supera a marca de 370 mil mortes pelo vírus chinês

O Brasil superou a marca de 370 mil mortes pelo vírus chines neste sábado. Com 2.865 vítimas nas últimas 24 horas, o País acumulou o total de 371.889 óbitos. 

A média semanal de mortes, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, voltou a subir um pouco após quatro dias de queda e ficou em 2.917 - nessa sexta-feira foi de 2.870.

Porto Alegre abrirá a semana com 277 vagas de empregos. Saiba quais são elas.

O Sine Municipal de Porto Alegre (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) iniciará a semana com 277 vagas disponíveis para retirada de cartas para entrevista. A unidade atende das 8h às 17h.

Mais uma vez o  setor da construção civil é o mais aquecido. Estão disponíveis  52 vagas para pedreiro, 50 para pintor de alvenaria , 32 para azulejista e 30 para gesseiro. Também há 25 vagas para operador de máquinas de usinar madeiras.

CLIQUE AQUI para saber quais são as vagas disponíveis.

Prefeitura de Porto Alegre entrega salas na Orla Moacyr Scliar para ambulantes

 O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni, entregará para ambulantes as chaves das 19 salas construídas na Orla Moacyr Scliar. O ato ocorre nesta segunda-feira, 19, às 14h, no trecho 1 do parque urbano. Há dois anos eles haviam sido transferidos para barraquinhas localizadas no Anfiteatro Pôr do Sol, quando as obras na orla começaram.

Os espaços - A maioria das lojas está localizada entre os bares 3 e 4. Cada sala conta com instalações hidrossanitárias, elétricas e de gás natural e um sistema de exaustão. Tem área total variando entre 9,38m² e 12,43m². Agora, os permissionários poderão entrar nos boxes e fazer as últimas adequações. Os novos módulos também permitem que os comerciantes operem com tele-entrega.

Neste domingo, continuará vacinação em idosos com mais de 62 anos. Amanhã, será a vez de quem tem 61 anos.

A imunização de pessoas de 61 anos ou mais começará nesta segunda em Porto Alegre.

Vacinação neste domingo
Primeira e segunda doses para idosos com mais de 62 anos

Parque da Redenção – 9h às 17h – entre o Espelho D`Água e a Reitoria da UFRGS – ação conjunta SMS, Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Panvel, EquipeG e Instituto do Câncer Infantil
Unidade Móvel da SMS – 9h às 15h – Praça México – Jardim Leopoldina.

Taxa de ocupação de leitos de UTIs despenca pelo sexto dia seguido em Porto Alegre

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicos e privados em Porto Alegre neste sábado caiu de novo, desta vez de 97,41% para  95,4%.  Estes quatro hospitais, contudo, operam com taxa superior a 100%: Hospital Nossa Senhora da Conceição (144%), Hospital Moinhos de Vento (127,2%), Hospital São Lucas (116,9%), Hospital Ernesto Dornelles (107,5%), 

Há sete dias, a taxa era de 101,1%. O sábado é o sexto dia consecutivo em que este índice está abaixo de 100%. 

85% é considerada taxa normal de operações.

Porto Alegre tinha no final da tarde 589 pacientes internados em UTIs com coronavírus. No sábado passado, em 10 de abril, eram 676 com diagnóstico confirmado para a doença, redução de 12,8% no período. 

Kit Intubação - Bolsonaro não espera 48h para atender "apelo desesperado" de Eduardo Leite.

A foto de Felipe Dalla Valle, Piratini, registra a chegada da carga.


Apenas 48h depois que o governador Eduardo Leite fizesse apelo desesperado por ajuda, o governo Bolsonaro mandou ao RS O Rio Grande do Sul uma grande quantidade de medicamentos do chamado kit intubação, necessários para auxiliar pacientes com vírus chinês e que estão em estado grave. Os fármacos foram enviados pelo Ministério da Saúde. A Secretaria da Saúde gaúcha recebeu Fentanila, Propofol, Midazolam e Besilato de Cisatracurio. Os produtos, assim que chegaram ao Estado, foram transportados ao 3º Batalhão de Suprimento, localizado na cidade de Nova Santa Rita. Lá, eles foram armazenados e serão separados para a entrega aos hospitais do Rio Grande do Sul, transferência que deve acontecer nos próximos dias. 

O governador e os hospitais poderiam ter se antecipado com algum tipo de planejamento medianamente inteligente, mas preferiram esperar pelo pior e apelar para Bolsonaro.

Foi uma doação. conforme disse ao jornal Correio do Povo o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da SES, Roberto Eduardo Schneiders.

Senador Flávio Bolsonaro quebra a clavícula em acidente no Ceará

O senador Flávio Bolsonaro sofreu um acidente de quadriciclo, ontem a tarde, na Praia de Taíba, no Ceará.O senador foi atendido em uma UPA, mas passa bem, segundo o advogado Frederick Wassef. O vídeo do acidente foi divulgado pelo jornalista Donizete Arruda, do site CN7.

Nascidos em junho começam a receber, hoje, domingo, Auxílio Emergencial de Bolsonaro

Os brasileiros nascidos em junho começam a receber neste domingo a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da composição familiar.

CLIQUE AQUI para tirar todas as suas dúvidas sobre o pagamento do Auxílio Emergencial.

O montante pago neste domingo ficará disponível em conta poupança social digital da Caixa. Pode ser usado para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências serão liberados a partir de 4 de maio. A Caixa recomenda não ir presencialmente às agências para evitar aglomerações.

CLIQUE AQUI para verificar aqui o calendário completo de pagamentos.

Lasso vence no Equador. Ele derrota o bolivariano esquerdopata Andrés Arauz.

O ex-banqueiro conservador Guillermo Lasso ganhou a presidência do Equador com 4,72% de vantagem sobre o economista de esquerda Andrés Arauz, depois que a apuração preliminar da votação do último domingo foi concluída neste sábado (17), informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O esquerdista Arauz é laranja do autoritário e fugitivo ex-presidente Rafael Corrêa, exilado na Bélgica, terra da sua mulher. Ele és procurado como corrupto.

Com o total das urnas apuradas, o direitista de 65 anos conquistou a vitória com 52,36% (cerca de 4,7 milhões de votos), contra 47,64% (cerca de 4,2 milhões) obtidos por Arauz, segundo a contagem do órgão divulgada em seu site.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/