Artigo, Fábio Jacques - Os mixomicetos tropicais

A mãe natureza nos regala com um exemplo clássico de como funcionam os pseudo partidos políticos nestas paragens tupiniquins que nem mesmo Deus continua levando muito a sério: os mixomicetos. 

Mixomicetos são criaturas horrorosas que, a exemplo dos nossos execráveis partidos políticos, sofrem de uma espantosa crise de identidade: não sabem se são plantas ou se são animais. Numa determinada etapa de suas vidas, os mixomicetos são seres unicelulares independentes que vagam pela natureza se alimentando de materiais em decomposição. Quando a fome aperta, unem-se formando um novo ser multicelular que passa a ter vida própria e se movimenta como um protoplasma ou semelhantemente a uma lesma. Este novo ser também se alimenta de sobras da natureza e, quando novamente acaba o alimento, teoricamente morre, porque, na verdade, se transforma em outro ser completamente diferente, ou seja, assume a identidade de um cogumelo. Este cogumelo produz seus esporos que, quando germinam, assumem novamente sua forma de seres ameboides unicelulares e o ciclo se repete indefinidamente. 

Sei que a minha explicação sobre mixomicetos é rasa demais para quem entende destas estranhas e obscuras criaturas, mas creio ser suficiente para dar uma razoável ideia ao leigo sobre o assunto. Nos Estados Unidos existem essencialmente dois grandes partidos políticos: Republicanos e Democratas. No Brasil, incrivelmente, apenas um. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

  1. Chamar muxomiceto de criatura horrorosa é coisa de quem não ama a natureza que Deus criou. Comparar aos homens que possuem o livre arbitreo de escolher o mal é só coisa de gente tola atrás de "erudição". Poupe os mixomicetos! Deixe eles fora disso!

    ResponderExcluir
  2. Demissões, agressões e abusos: médicos relatam coerção para receitar ‘tratamento precoce’
    Medicamentos com ineficácia comprovada na prevenção ou tratamento da Covid-19 são alardeados por autoridades, gestores e até colegas como solução mágica para a pandemia

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo, Fábio Jacques. Vc está correto nessa análise política. O Brasil com essa miríades de partidos políticas tem um futuro igual ou parecido com a Venezuela/Argentina. Com a volta do partido quadrilha, qual será o futuro dos meus filhos/netos...????

    ResponderExcluir
  4. vai que é tua Jacareééé´....

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/