Ex-chanceler Ernesto Araújo sugere impeachment popular de ministros do STF

O ex-chanceler é gaúcho de Porto Alegre.

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo defende que exista a possibilidade de, a pedido de uma certa porcentagem do eleitorado, ser convocado um referendo para “cancelar o mandato”, por exemplo, de presidente da República, governadores, prefeitos, parlamentares ou ministros do Supremo Tribunal Federal.

Para implementar essa e outras mudanças, ele defende a realização de uma “reconstituinte”, que seria um plebiscito em que as pessoas votariam sim ou não para um conjunto de reformas constitucionais.

“O que eu imagino é isso como uma espécie de impeachment popular, que coloca, mais uma vez, nas mãos do povo, e não da classe política, o direito não só de escolher, mas de ‘desescolher’ os seus representantes.

Ele também sugere restringir o número de mandatos possíveis para deputados e senadores, o fim do voto obrigatório e o direito do porte de armas para auto defesa. As declarações foram dadas no sábado 4 durante palestra na edição 2021 do CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora).

17 comentários:

  1. O recall de altas autoridades existe nos esteites a mais de 120 anos..por aqui ainda não existe porque ainda estamos nas capitanias hereditarias...

    ResponderExcluir
  2. O povo brasileiro já fez o Impeachment do executivo, Collor e Dilma, do legislativo em 2018 renovando o congresso.

    Falta a população aprender a cobrar do judiciário.

    Ministro do STF, STJ e TSE é cargo para profissionais de carreira com biografia limpa e impecável.

    Tem que estudar o ensino fundamental, ensino médio, passar no vestibular, cursar a faculdade, se formar, passar em concurso público, ficar 20 ou 30 anos TRABALHANDO.

    Depois no FINAL da carreira que é eleito presidente do STF como uma HONRA em sua vida.

    E isso deveria ser 100% vaga exclusiva para quem preencher esse objetivo.

    Nós últimos 30 anos o que se viu no Brasil foram políticos ineficientes e medíocres nomeando advogados se defesa no STF com o único objetivo de se protegerem da lei. Fazem um péssimo trabalho e depois não querem ser punidos por suas incompetências e não querem ver nenhum outro mais competente no seu lugar fazendo um trabalho melhor mesmo que beneficie a todos ou a maioria.

    Esse cultura tem que mudar, povo não suporta mais viver em um país rico em recursos naturais mas atrasado economicamente e socialmente.

    ResponderExcluir
  3. Caro Políbio
    Concordo c/ todas as ótimas sugestões do E. Araújo.
    Esther

    ResponderExcluir
  4. Esse negócio se chama "recall" e é adotado em vários países para políticos. Seria uma inovação adotá-lo para ministros do STF. Acho válido, mas há coisas mais importantes que precisam ser adotadas antes, como o voto distrital puro e a possibilidade de candidaturas independentes de partidos.

    ResponderExcluir
  5. Aí é fácil ... eu diria que seria assinado por pelo menos 15.000.000 de assinaturas ...

    ResponderExcluir
  6. Acho mais eficaz o cabo e o soldado.

    ResponderExcluir
  7. Penso que do jeito que o país se encontra não é mais possível continuar. Há um clima demoníaco exacerbado sempre tentando acertar o Presidente como alvo desse ódio. Esse foi eleito com 57 milhões de votos, mas não o deixam governar. Foi a decisão do povo elegê-lo. O STF, os Guardiões da Constituição Federal na teoria, vem rasgando vergonhosamente a Constituição Federal e ninguém toma nenhuma providência.

    ResponderExcluir
  8. VOTO JA BOA IDEIA O POHO ACORDOU

    ResponderExcluir
  9. DICIONÁRIO OFICIAL DA ROUBOLÂNDIA !

    FAKE NEWS !

    SIGNIFICADO ...

    TODA A VERDADE QUE REVELA, EXPÕE, DESMASCARA E INCRIMINA UM CORRUPTO !!

    ResponderExcluir

  10. O BRASIL IDEAL SÓ VEM COM MUITA LUTA !!!

    Espero que aqueles de tem o poder para afastar os criminosos não deixem esta missão para o povo, que vai com certeza executá-la, mas a um alto custo !

    ResponderExcluir
  11. Poderia explicar esta noticia com fato concretos e o mesmo vai ser remunerado por alguma fonte, ou, ele está simplesmente resolvendo "problemas particulares"?

    https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2021-09-01/ernesto-araujo-licenca-itamaraty.html

    https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/ernesto-araujo-pede-licenca-e-deixa-o-itamaraty-por-um-ano.html

    ResponderExcluir
  12. Coitado do Arnesto. Se houvesse essa figura jurídica quem estaria impichado por 60% do povo era o Bozo Rachid Corno

    ResponderExcluir
  13. E o #gaadoIsenteba-PTba covidiota Anônimo das 22:48 só sabe mugiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiir!!!

    ResponderExcluir
  14. ESSES CAPAS PRETAS TEM A CHANCE DE VIVETEM NO EXTERIOR SEM SEREM INCOMODADOS.

    PORQUE FORAGIDOS NÃO TERÃO A MESMA SORTE DO TRAFICANTE ANDRÉ DO RAP.

    O PEÇONHENTO DO GILMAR MENDES, POR EXEMPLO, MOROU NA ALEMANHA QUANDO TRABALHOU PARA O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES NO GOVERNO MILITAR.

    E NÃO LAGOSTA, FRUTOS DO MAR E BEBIDAS FINAS.

    ResponderExcluir
  15. .
    'impichi' de 'minilstros' do tal stf, UMA OVA !

    mesmo, MESMO,
    'impichi' DOS 'minilstros' do tal stf.

    ResponderExcluir
  16. Isso eh um imbecil completo, Beato Salu baba ovo do Bolsonaro.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/