Sociedade de Engenharia do RS lança manifesto em defesa do voto impresso auditável e apuração pública dos votos

Surpreendentemente, muito mais do que entidades da área do Direito, como OAB-RS ou Ajuris, foi a Sociedade de Engenharia do RS a protagonista do mais contundente manifesto em favor do voto impresso auditável.

Trata-se de um manifesto corajoso e patriótico.

Diz o documento assinado pelo presidente Walter Lídio e pelo engenheiro Luís Ponte, presidente do Conselho:

- Sendo o voto secreto a essência da democracia, é crucial que sua apuração, como manda o Artigo 37 da Constituição, seja pública, auditável e tenha a plena confiança dos eleitores, que tem sido mutilada por seguidas denúncias e está agora fortemente contestada, a ponto de pôr em risco a própria democracia.   

Os engenheiros gaúchos que nem há necessidade de PEC, mas de cumprir o que já dispõe o artigo 37 da Constituição Federal.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do manifesto.

20 comentários:

  1. Respeitááááble público, buenas noches.
    El Gran Circo Esplanada de los Ministérios presenta su mayor espectáculo de todos los tiempos, en esta temporada en Brasília.
    "Bolsonaro diz que não fará ameaças no dia 7 de Setembro."
    -- Putz, ainda bem. O Boca Mole e o Cabeça de Ovo estavam morrendo de medo. Nem dormiam nos últimos dias.
    -- Imagina se o Bozo resolve declarar guerra aos Talibãs? Ou aos comunistas do Pentagono? Lembrem-se de que Pentágono tem as letras P e T. E isso pode ser uma senha. Vai sabê! A visão da perspectiva estratégica do Bozo é quadridimensional. Por isso, ele resolveu não ameaçar ninguém. Por enquanto.

    ResponderExcluir
  2. MAIS AINDA O CHOLOLO????

    TÂO ATRASADO HEIN? DAQUI A POUCO VÃO PEDIR A VOLTA DA FICHA TELEFONICA.....

    ESSE GRUPO TÁ SEM O QUE FAZER NA PANDEMIA?

    ResponderExcluir
  3. os engenheiros enxergam a coisa claramente.. os advogados enxergam torto...a constituição já diz que a apuração não pode ser secreta...

    ResponderExcluir
  4. OUm russo foi votar e entregaram a ele um envelope fechado.. ele foi abrir para ver e foi interrompido : voce não sabe que o voto é secreto ??? coloque já este envelope na urna...o voto é secreto.... e o arrozinho toma urna assim quer que seja....

    ResponderExcluir
  5. "Diz o documento assinado pelo presidente Walter Lídio e pelo engenheiro Luís Ponte, presidente do Conselho:"
    - Tudo a ver, Luis Ponte assinar pela Sociedade de Engenharia. Já imaginou se fosse um Luis Pinguela? Não ia soar bem.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à Sociedade de Engenharia. Que o Art. 37 da Constituição Federal seja cumprido. Se está na Constituição Federal desnecessário é a PEC. Cumpra-se Já! Queremos voto Auditável e Impresso. Transparência

    ResponderExcluir

  7. SÓ SE O PAÍS, LIDERADO PELOS CAMINHONEIROS, PARAR A PARTIR DE 7 DE SETEMBRO ATÉ QUE A VONTADE DO POVO SEJA ATENDIDA PELO CONGRESSO. DO CONTRÁRIO, PODEM IR PREPARANDO AS MALINHAS .....

    ResponderExcluir
  8. Como deveria ser obrigação da OAB e do STF o cumprimento do Art. 37 da Constituição Federal do Voto Impresso e Auditável, valeu o pedido da Sociedade de Engenharia solicitar. Total apoio.

    ResponderExcluir

  9. NÃO SOU ENGENHEIRO MAS A ENGENHARIA ME REPRESENTA. A apuração tem que ser pública, NÃO PODE SER APURADA por meia dúzia de técnicos numa sala SECRETA.

    ResponderExcluir
  10. Eng. Alberto Tagliassuchi20 de agosto de 2021 às 15:18

    A coragem parte de entidades que representam sua categoria sem envolvimento de sindicatos e partidos, um forte abraço a diretoria patriota que quer o bem do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Senhoras e Senhores,
    SAÚDE E PAZ!
    Uma vez mais, a nossa SOCIEDADE DE ENGENHARIA DO RIO GRANDE DO SUL dá um belíssimo exemplo.
    Ao contrário de outras entidades, não se omite, não se acadela!
    É gratificante, é um privilégio poder estar ao lado de Homens como o Doutor Luis Roberto Ponte e Walter Lídio.
    IGNÁCIO MAHFUZ, Engenheiro Agrônomo CREA/RS 010715

    ResponderExcluir
  12. Carlos Edison Domingues20 de agosto de 2021 às 16:05

    POLÍBIO. A SOCIEDADE DE ENGENHARIA DO RIO GRANDE DO SUL comanda a caravana da liberdade. Tenho o orgulho de ostentar na minha condução, há mais de mês, um adesivo grande no vidro traseiro, conclamando " EU QUERO O MEU VOTO IMPRESSO " Carlos Edison Domingues O.A.B. RS 3.626

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Polibio, os advogados é que fizeram este caco de constituição sem se darem por suspeitos, ou seja, "desconfiômetro zero", dando o mesmo resultado visto e esperado quando se colocam raposas para tomar conta do galinheiro!!!!

    ResponderExcluir
  14. ESTOU MAIS DO QUE NUNCA ORGULHOSO DE SER ENGENHEIRO GAÚCHO. A minha Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul dá um exemplo de civismo autêntico ao publicar o manifesto que, orgulhosamente, reproduzo e endosso. Que os dirigentes da demais entidades civis de que participo sigam o exemplo da SERGS! 👆👆👆

    ResponderExcluir
  15. PARABENS AOS ENGENHEIROS.
    QUE OUTRAS ASSOCIAÇÕES SE MANIFESTEM TAMBEM.

    ResponderExcluir
  16. Quando uma pessoa posta: "DAQUI A POUCO VÃO PEDIR A VOLTA DA FICHA TELEFONICA..." Só posso pensar em duas coisas: ou é um IGNORANTE, ou MAL INTENSIONADO. Voto impresso, não quer dizer que teremos a votação apenas em papel, mas sim ELETRÔNICA, com possibilidade de auditar os votos impressos em caso de algum problema.

    ResponderExcluir
  17. Sociedade de engenharia não me representa.Bando de babacas.

    ResponderExcluir
  18. Peço a gentileza de publicar a integra da nota da Sociedade de Engenharia.
    Este assunto é muito sério e precisamos registrar todas as manifestações de apoio.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Parabéns aos Engenheiros! Em nosso país a esquerdopatia e roubalheira do PT enterraram nossas esperanças.

    ResponderExcluir
  20. E a OAB com o rabinho no meio das pernas.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/