Sem distritão, Câmara aprova texto-base da PEC da reforma eleitoral

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, por 339 votos a 123, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/11,  que prevê mudanças nas regras eleitorais.  Conforme acordo entre a maior parte dos partidos, foi retirado do texto da relatora, deputada Renata Abreu (Podemos-SP), o uso do distritão puro nas eleições de 2022 para deputados. O tema foi votado como destaque, assim como outros pontos do texto. 

O distritão puro prevê a eleição dos candidatos que obtiverem mais votos no pleito, sem levar em conta os votos dados aos partidos, como ocorre no atual sistema proporcional.

Durante a votação, o destaque que retirava o distritão do texto foi aprovado pelos parlamentares por 423 a favor, 35 contra e 4 abstenções. Pelo acordo, haveria a retirada do distritão e a manutenção da volta das coligações partidárias, item que também foi retirado do texto e votado como destaque. Esse item foi aprovado por 333 a favor, 149 contra e 4 abstenções. Para as alterações valerem para as eleições de 2022, a PEC precisa ser aprovada até o início de outubro, ou seja, um ano antes do pleito.

 Além do distritão e das coligações partidárias, outros itens da proposta foram votados como destaques.

CLIQUE AQUI para saber mais.

7 comentários:

  1. A política brasileira continua o lixo de sempre com a manutenção das benesses aos velhos coronéis.

    ResponderExcluir
  2. QUANDO UMA PORCARIA criada inicia, jamais será perfeita e nunca satisfará turma de "PICARETAS"!!!

    ENQUANTO não "refundarem", coisa que nem os militares fizeram, esta república implantada por GV nada melhorará, cada vez mais engessando os brasileiros a partir de 1988.

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE, VOTO DISTRITAL PURO implantar-se-á somente com sangue ou deixa-se como está!!

    ResponderExcluir

  4. É UMA VERGONHA MESMO !!!!

    ENTERRARAM O VOTO DISTRITAL E RESSUSCITARAM AS COLIGAÇÕES !!!!

    Volta ao passado, efeito Tiririca novamente. Um Tiririca da vida elegendo na carona 10 deputados sem voto, geralmente corruptos da pior espécie.
    Supremo já enterrou a lava-jato e o voto impresso. Só falta a volta do 9 dedos para arrematar, daí vão ficar todos felizes. CORRUPTOS !

    E NÓS AQUI EM BAIXO ESTAMOS DESGRAÇADOS MESMO !!!!

    ResponderExcluir

  5. Nem precisa ler pra entender que qualquer mudança é no sentido de FAVORECER OS DONOS E AS FIGURAS CARIMBADAS DE CADA PARTIDO.

    ResponderExcluir
  6. ANONIMO das 12 de agosto de 2021 10:14, o que "enterraram" não foi o voto distrital, mas sim o tal chamado, pra confundir, DISTRITÃO.

    O VOTO DISTRITÃO NÃO É E NUNCA FOI VOTO DISTRITAL!

    AGORA vão chamar um ente federado, estados, de DISTRITÃO.



    ResponderExcluir
  7. AQUELA CACHORRADA LÁ DE BRASILIA APROVA O QUE QUISER.
    SIMPLES ASSIM.
    ESTAMOS NAS MÃOS DELES.
    DE NADA ADIANTA QUALQUER PRESIDENTE SER ELEITO COM AS MELHORES INTENÇÕES.
    VAI TER DE NEGOCIAR COM A CACHORRADA. ENTÃO QUAL É A SOLUÇÃO?
    UM PRESIDENTE QUE TENHA CULHÕES PARA FECHAR AQUELA ZONA.
    ESSE CAPITÃO QUE FAZIA ARMINHA, QUE DISSE QUE MANDAVA UM CABO E UM JIPE ETCETERA E TAL, É UM PÓ DE TRAQUE. DEMONSTROU QUE NÃO É DE PORRA NENHUMA.
    INFELIZMENTE PARA NÓS BRASILEIROS, NÃO TEMOS NO NOSSO HORIZONTE POLÍTICO, UM ERDOGAN.
    ESTAMOS FADADOS A AMADURECER PELO VELHO PROCESSO DE VIVER O CURSO DA HISTÓRIA.
    E ESSE CURSO É LONGO, DOLOROSO E SANGRENTO.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/