Se você aplica em poupança, conheça o tamanho das suas perdas em 2021

A poupança acumulou um rendimento negativo em 12 meses de -6% até maio deste ano, a maior perda de poder aquisitivo da aplicação desde 1991, segundo levantamento da plataforma de informações financeiras Economatica. No ano, o IPCA já acumula alta de 3,22%, e subiu 8,06% em 12 meses.

O levantamento foi feito com base no resultado divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apontou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,83% no mês de maio, a maior taxa para o mês desde 1996. 

Esta é a nona vez consecutiva que quem aplica na caderneta de poupança amarga uma queda no poder de compra. O poupador vem acumulando perdas desde o mês de setembro de 2020.


5 comentários:

  1. O ministro da economia está depauperando o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Incentivo tupiniquim a formação de patrimônio pela população...

    ResponderExcluir
  3. polibio

    faz tempo que estão roubando o dinheiro do pequeno poupador, isso de forma oficial, pois a caixa inventa cada ano métodos diferentes de pagar os índices da inflação

    isso é uma vergonha, sem contar com o roubo patrocinado pelo stf que anos atras não pagou as correções dos planos para todos os poupadores, só mandou pagar para os que ingressaram na justiça, que foram uma minoria, a grande maioria por ser pequenos poupadores não fizeram isso, resultado, o tal stf deixou na mão milhões de poupadores, os mais pobres, que não receberam as diferenças dos planos de governos passados, aí, sobrou bilhões para a caixa, bradesco, itaú, bancodo brasil e outros bancos com o aval do tal stf, porque motivo essa imprensa do contra devia perguntar o que levou o tal supremo a deixar na mão milhões, os mais pobres

    esse brasil com essas elites não é sério

    só assim para os tais bancos oficiais darem lucro, na verdade estão roubando do pequenos, pois não pagam nem a atualização da moeda

    uma vergonha

    isso o próprio presidente devia tomar providência, pois indiretamente é o governo roubando dos pequenos

    uma afronta

    ess

    ResponderExcluir
  4. peter andersen cavalcanti10 de junho de 2021 às 19:00

    me diga uma aplicacao segura, imune a perdas, que nao tenha incidencia que pague mais do que a poupanca?!

    ResponderExcluir
  5. Quem perdeu e irá continuar perdendo com o baixo rendimento da poupança, são os poupadores mais humildes, e idosos que sempre acreditaram que a poupança seria o melhor instrumento para garantir seu poder de compra. Mas esta não é a preocupação do Governo, ou da politica economica. Este poupadores não conhecem como funcionam outros instrumentos, e correm o risco de perderem parte das suas popupanças se forem se arriscar nos mercados de renda variável.Este é o governo que se preocupa com quem mesmo ?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/