Apontamentos do auditor do TCU - Supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil

- Este documento não poderia ter sido publicado no site do TCU, já que não teria sido aprovado pela Corte, mas ninguém contestou as informações nele contidas, o que este blog fez, conforme nota publicada há pouco. Leia tudo:

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, 194.949 pessoas morreram no ano de 2020 devido à Covid-19. Tais dados foram coligidos a partir das informações fornecidas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Ocorre que tais dados podem estar superdimensionados.

Conforme apontado pelo TCU no item 9.5.2 do Acórdão 2.817/2020-TCU-Plenário, utilizar a incidência de Covid-19 como critério para transferência de recursos com base em dados declarados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, pode incentivar a supernotificação do número de casos da doença, devendo, na medida do possível, serem confirmados os dados apresentados pelos entes subnacionais.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

75 comentários:

  1. Qual a fonte do auditor "bolsonarista"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próprio TCU. Sugiro duas coisas: antes de passar recibo de quadrúpede, cheque vc mesmo . Dois: tente não cair de 4 pois a chance de nunca mais virar bípede é imensa.

      Excluir
    2. Com certeza não é a fonte do LULADRÃO.

      Excluir
    3. Leia o texto de novo, analfa funcional

      Excluir
    4. Você ainda é esquerdista?
      Putz! Para uns a verdade é um veneno. Viver só aconchegando ladrões.

      Excluir
    5. Ja leu o diário oficiado estado de São Paulo dia 21 março de 2020pág 5resolução ssp 26 tirem suas conclusões!!!!

      Excluir
    6. Será que há cidadãos que realmente acreditam que morreram + de 400 mil pessoas somente do vírus chinês? Acho que isso não é crível, as pessoas não perderam a capacidade de raciocínio, óbvio que há super dimensionamento no número de óbitos, ou será que as outras patologias deixaram de existir? "Não há nada oculto que não venha a ser revelado"..a verdade virá à tona..o mal não prevalecerá!!🙌🏻🙏🏻

      Excluir
    7. Polibius, o auditor bostominion do TCU fez um compilado de informações mentirosas e adulteradas e o postou as 18:39' do último domingo no site do TCU, sob encomenda do BOZÓ e da FAMILÍCIA, de quem é amigo desde a mais tenra infância, quando fazia com os figlios 01, 02 e 03, aquele joguinho do troca-troca (continua fazendo até hoje).
      O propósito desta falsificação grosseira de dados estatísticos era, alça-la ao status de documento oficial do TCU, para dar embasamento ao pronunciamento do NAPOLEÃO DE HOSPÍCIO, alardeando superavaliação do número de mortes nos dados repassados pelas Secretarias de Saúde Estaduais, com isso reduzindo o dano pela metade.
      "FAIÔ", porque o TCU reconheceu o documento como falso e não oficial, afastando o auditor bolsominion de suas funções, proibindo inclusive sua presença nas dependências do tribunal e instaurando inquérito administrativo para apuração das irregularidades.
      O TIRO SAIU PELA CULATRA, Polibinhus!!!
      "DEU RUIM", BOZÓ!!!
      Não escrevi, tempos atrás, que BOZÓ é como VACA ATOLADA - quanto mais se debate, mais se afunda???!!!

      Excluir
  2. Políbio, teu blog é uma bosta mesmo. Pobres anunciantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lê ombecil

      Excluir
    2. Kkkkkkkk valeu a piada!
      Ió ió ióooo

      Excluir
    3. Anônimo 10:55
      Vai ler a FOIA, simples.

      Excluir
    4. É tão bosta que tu acessa diariamente, varias vezes ao dia. Zé buceta

      Excluir
    5. Respeito aos mais velhos só para quem é ser humano. Monstros acéfalos agridem a verdade, a vida. Odeia o sucesso dos outros e compartilha com vermes ladrões de nove dedos que além de defender o aborto, defende a pedofilia. Guarda tuas pequenas dos esquerdistas como tu.

      Excluir
    6. Se acha uma bosta e permanece aqui lendo e relinchando é porque adora bosta e capim.

      Excluir
  3. Moro em um condomínio com 10 torres e, só do ano passado pra cá, faleceram uns cinco moradores sendo a maioria idosos que no comunicado da síndica não foi mencionado a causa. Mas dois deles eram jovens e a causa foi Covid sendo que uma era mãe de um garotinho de 7 anos e lembro dela, não faz muito tempo, cheia de saúde ensinando ele a andar de bicicleta, muito triste... isso fora casos que ouço serem relatados como um primo de 32 anos do estagiário, a tia de uma funcionária, e outros, ou seja, muitas mortes que não ocorreriam em "anos comuns"...

    ResponderExcluir
  4. Porque que este anônimo 10.55 ainda lê este blog? Não gosta imbecil? Não le

    ResponderExcluir
  5. CPI da Covid quebra sigilos do auditor do TCU que fez ‘relatório paralelo’:

    10.06.21 - O Antagonista

    Na segunda-feira, o presidente usou o texto para dizer que 50% das mortes de Covid teriam, na verdade, outras causas

    Os integrantes da CPI da Covid aprovaram há pouco requerimento de quebra dos sigilos telefônico e telemático do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, autor do documento usado por Jair Bolsonaro para alegar suposta “supernotificação de óbitos” ao longo da pandemia do novo coronavírus.

    Na segunda-feira, o presidente usou o texto para dizer que 50% das mortes de Covid teriam, na verdade, outras causas. Um dia depois, Bolsonaro admitiu que errou.

    Ontem, O Antagonista revelou que o documento, apócrifo, teria sido elaborado pelo auditor Alexandre Marques, ligado aos filhos de Jair Bolsonaro. A Crusoé mostrou que o texto foi inserido no sistema interno do TCU no domingo 6.

    ResponderExcluir
  6. Mais de 90% dos testes rápidos para o vírus chinês dão falso positivo. Menos de 6% dos óbitos nos EUA eram exclusivos da praga chinesa. A maioria dos mortos atribuídos à fraudemia tinham doenças mais graves que os vitimaram, mas a histeria esquerdofrênica não poderia parar...

    ResponderExcluir
  7. Quando o auditor estiver preso na papuda, ele vai pensar melhor na cagada que fez.

    ResponderExcluir
  8. Óbvio que existe supernotificação de dados,é só analisar o volume de mortes por outras doenças.

    ResponderExcluir
  9. Acho que nesse aí não vão achar nada. Deve ter feito por pura “ideologia”, o tal do “Idiota útil”.

    ResponderExcluir
  10. Servidor do TCU que escreveu estudo paralelo foi indicado por filhos de Bolsonaro para o BNDES:

    A indicação de Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques para o BNDES, no entanto, foi barrada pelo próprio TCU

    8 jun 2021

    247 - O auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, apontado como responsável por um relatório que sugeria uma suposta "supernotificação" de óbitos por Covid-19 no Brasil, foi indicado pelos filhos de Jair Bolsonaro para uma diretoria no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segundo Valdo Cruz, do G1. A indicação, no entanto, foi barrada pelo próprio TCU.

    O tribunal informou nesta terça-feira (8) que vai apurar a conduta do servidor Alexandre Marques pela elaboração do documento.

    O "estudo paralelo" do auditor foi utilizado por Bolsonaro na segunda-feira (7) como base para afirmar que metade das mortes por Covid-19 no Brasil tiveram, na verdade, outras causas.

    ResponderExcluir
  11. Sejamos francos. Não é o amor a ideologia que movimenta as ações dos bolsonaristas. Não nos enganemos. O que move o agir dos bolsonaristas é o amor ao dinheiro. Quebrando o sigilo chegaremos a verdadeira razão de ação insensatas destes elementos.

    ResponderExcluir
  12. O próprio auditor foi indicado por Bolsonaro para o BNDES, mas o presidente do TCU disse que ele só iria depois de pedir demissão do Tribunal. Sendo auditor, portanto, encarregado de fiscalizar
    dos atos do presidente e também do BNDES, não poderia ter esse cargo de confiança.
    https://ultimosegundo.ig.co...

    ResponderExcluir
  13. Já tem uma dica: o pai do rapaz é amigo de Jair Bolsonaro e tem cargo de confiança na Petrobras desde 2019: gerente-executivo de Inteligência e Segurança Corporativa. É o mesmo cargo para o qual Bolsonaro indicou um capitão-tenente da reserva da Marinha em 2019, que o Conselho da Petrobras recusou, por não ter a experiência requerida para o cargo.
    https://www.metropoles.com/...

    ResponderExcluir
  14. Esse rapaz bolsonarista tem um raciocínio bem distorcido.
    Primeiro, cita um acórdão do TCU que aponta a possibilidade de que o critério da taxa de incidência de Covid-19 para transferência de recursos incentive “a supernotificação do número de casos”.
    A seguir, passa a especular sobre uma suposta supernotificação do número de mortes e não mais de casos. Incidência se refere à taxa de casos por 100 mil habitantes. A taxa de óbitos por habitante é referida pelos órgãos de saúde com o termo mortalidade.
    O documento foi disponibilizado pela Crusoé:

    https://cdn.crusoe.com.br/u...

    ResponderExcluir
  15. Além de dar a impressão de não perceber a diferença entre taxa de incidência (de casos) e taxa de mortalidade, o elemento elabora conjecturas sem fundamento sobre a mortalidade, usando uma dados cuja validade ele mesmo questiona.
    Ele analisa a evolução do número de mortes no Brasil a partir dos dados do Portal da Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. Anota que a variação de óbitos de um ano para outro "oscila bastante".
    O que é verdade: o total de mortes registradas cresce 13,7% de 2015 para 2016, 4,1% (menos de 1/3) de 2016 para 2017, 11,8% (quase o triplo) em 2018 e 5,6% (praticamente a metade) em 2019. De 2019 para 2020, o número de mortes aumenta quase o triplo: 15,1%.
    O rapaz não aponta um motivo que explicasse essas oscilações acentuadas.
    Só que, em vez de deixar de lado a tabela, ele a usa como base de dados para “analisar” e achar exagerado o número de mortes por Covid-19 registrados pelo sistema de saúde em 2020.
    A partir de uma tabela anual que ele mesmo mostra ser pouco consistente

    ResponderExcluir
  16. Parece que seguir Bozonaro emburrece as pessoas.
    Digo isso porque o rapaz comete esses erros primários de confundir taxa de casos de Covid-19 com taxa de mortes, além de usar uma tabela de dados que ele mesmo considera não confiável.
    Isso, sendo um auditor, portanto, provavelmente bem preparado. Estou supondo que obteve o cargo por concurso e passou no concurso por mérito...

    ResponderExcluir
  17. Vai ser exonerado do Serviço Público. A primeira medida é confiscar o passaporte dele antes que ele fuja.
    E outra vai perder a função pública.
    Vai trabalhar na contabilidade das milicias, emprego tá garantindo.

    ResponderExcluir
  18. Temos que nos conscientizar que a Administração Pública tem que passar por um processo de expurgo da escória miliciana e criminosa que está infectando o serviço público. O servidor público não pode pautar seu trabalho com a régua da criminalidade da milícia.

    ResponderExcluir
  19. Como a pessoa é capaz de colocar um cargo público efetivo desse nível em risco por um pato manco como o bostossauro? Merece demissão sumária.

    ResponderExcluir
  20. Alguém está erra o MS, desde a época do Gen Pança ou o Auditor, pq todas as mortes por Covid - 19 passam pelo Crivo do MS.

    ResponderExcluir
  21. Tem que quebrar todos os sigilos. Queremos saber se essa história é verdadeira ou se é mais uma Fake News fabricada pelo Gabinete das Sombras.

    ResponderExcluir
  22. Vejam os tentáculos do milicianato.
    Um Auditor acessa o Sistema do TCU no domingo (dia de folga) e insere um documento falso.
    Esse auditor já foi preso ????

    ResponderExcluir
  23. UM IDIOTA IMBECIL TEM A CARA DE PAU DE PERGUNTAR QUAL A FONTE ? TÁ MUITO BEM EXPLICADO QUE SÃO DADOS COMPILADOS PELO MIN DA SAÚDE DAS SECRETARIAS DE SAÚDE ! E O CARA É UM "AUDITOR DO TCU" . SE UM JOGADOR QUE PERDE UM GOAL USANDO A CAMISETA DE UM CLUBE, ELE PERTENCE A ESSE CLUBE ! NÃO ADIANTA O TCU VIR A PÚBLICO DIZER QUE ERA OPINIÃO DE UM AUDITOR. O AUDITOR É DO TCU ! ENQUANTO NÃO FOR DEMITIDO SERÁ SEMPRE UM AUDITOR DO TCU ! E OS DECRETOS DOS GOVERNADORES, PRINCIPALMENTE O DE SÃO PAULO, QUE DETERMINAVA QUE TODAS AS MORTES DEVERIAM SER DOCUMENTADAS COMO VÍRUS CHINÊS ?

    ResponderExcluir
  24. Quando se quer a verdade é logo taxado de bolsonarista. Mas esse povo não tem ideologia, é ignorante mesmo, atrasado, trabalhando por ignorância contra eles mesmos.

    ResponderExcluir
  25. O #gaadoPTba covidiota Anônimo das 10:50 e 10:55 se declarou um bosta imbecil!!!

    ResponderExcluir
  26. Kkkkk esses"corajosos" anônimos devem estar comendo alfafa estragada ou fumando estrume de elefante... Não é possível que alguém com suas faculdades mentais normais, façam comentários desse tipo...

    ResponderExcluir
  27. Graças a Deus e às mentes brilhantes de Natália Pasternak e de Cláudio Maiorevich hoje tivemos na CPI DO COVID, CIÊNCIA ao invés de IGNORÂNCIA, OBSCURANTISMO, FALSIDADE E NEGATISMO promovidos pela presença nefasta de servidores do DESGOVERNO TABAJARA E GENOCIDA DO NAPOLEÃO DE HOSPÍCIO, tais como: general PESADELO, Dr. QUIDROGA (02 vezes), FÁBIO WAJNGARTEN e coronel ÉLCIO NADA FRANCO.
    Fundamental a presença do sanitarista e da infectologista, porque daqui prá frente o nível das manifestações e da própria condução da CPI deverá ELEVAR-SE.
    Com a quebra dos sigilos telefônicos e telemático dos agora promovidos a investigados, a CPI ganhará muito em celeridade e credibilidade, porque terá à seu dispor provas irrefutáveis dos crimes e desvios, caso o nosso STF CORRUPTO não ceda aos pleitos de anulação dos sigilos já em andamento pelos investigados.
    Sabemos bem como a nossa suprema corte se empenha no ENCOBRIMENTO DAS INVESTIGAÇÕES SOBRE CRIMES!!!

    ResponderExcluir
  28. Muito provavelmente o auditor foi escalado para fazer o levantamento, mas como tudo no Brasil, vazou os dados coletados e como o Presidente se adiantou em divulgar, o TCU deu "prá trás" e deixou o auditor "pendurado no pincel" e ainda vai puni-lo, se Bolsonaro tivesse ficamos quieto, hoje saberíamos os números exatos. Canalhice.

    ResponderExcluir
  29. Tal qual outro dia,editor,o link não abre.Não sei se é só comigo!

    ResponderExcluir
  30. Polibio tá estragando o negócio da GLOBOLIXO!

    As 10:55 indignado se manifesta representado a GLOBOLIXO!

    As 10:50 o representante dos prefeitos e governadores beneficiados com o dinheiro recebido por cada "contaminado" pelo COVID!

    ResponderExcluir
  31. Há aqueles lugares no mundo que pegam fogo todo ano e sempre nas mesmas proporções notaveis.E todo vê o fogo e não se pergunta como são remunerados aqueles que...todo ano combatem o fogo.Isso é tão simples hoje que se torna até ridiculo.Todas as demandas são,até aquelas que a principio são autenticas,viram meios de vida.E serão mantidas artificialmente.Pode ver,saude que era deficitária em todos os lugares do brasil,verifiquem agora.Acabar com isso?Tão doidos,voltar para aquela bosta?

    ResponderExcluir
  32. Não precisa ser jênio pra ver que isto está acontecendo....segue o baile...

    ResponderExcluir
  33. O Editor, como todo bolsonarista, gosta muito da empresa Paraná Pesquisas. Recentemente divulgou dois trabalhos sobre intenções de votos para Presidente da República, um realizado no Rio Grande do Sul e outro no Estado do Rio de Janeiro. Em ambas as pesquisas, Bolsonaro está em margem muita reduzida a frente de Lula, praticamente em empate técnico. Entre estes dois trabalhos (12 a 15/05/2021) a mesma empresa realizou uma pesquisa no Estado da Bahia que o editor curiosamente deixou de divulgar. Nesta a intenção de voto para Presidente esta assim: Lula 43,3 % , Jair Bolsonaro 24,6 % Ciro Gomes 7,7 % , Luciano Huck 4,3 %, Sergio Moro 3,9 %, João Doria 1,9 %, João Amoêdo 1,7 %, Rodrigo Pacheco 0,4 %. Ou seja, Lula possui praticamente o dobro de Bolsonaro. Curioso é que, sendo a Bahia um estado que possui uma população quase semelhante a do Rio de Janeiro e bem maior que a do Rio Grande do Sul, a pesquisa não foi sequer mencionada por este blog. Mesmo este Instituto sendo historicamente simpático aos bolsonaristas???? Fonte: https://www.paranapesquisas.com.br/pesquisas/pesquisa-bahia-situacao-eleitoral-para-o-executivo-federal-e-estadual-em-2022-e-avaliacao-das-administracoes-federal-e-estadual-maio-2021/

    ResponderExcluir
  34. Propagador de fake News. Polibio não se emenda. Melhor ficar calado sobre o relatório falso do comparsa do TCU, pra nao insistir no vexame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o que você ainda faz aqui? Vai se tratar, masoquismo é doença.

      Excluir
  35. Se um auditor petista apresentar um relatório dizendo que Bolsonaro é corrupto, vocês irão acreditar?

    ResponderExcluir
  36. incrivel como a petezada fica revoltada ao ver uma possivel fraude dos numeros de mortos...

    eles querem um numero bem grande...

    tudo pelo nosso bem, claro...

    ResponderExcluir
  37. Tigrão na hora de soltar a FAKE.
    TCHUTCHUCAS na hora de assumir o que disse.
    Esse é o gado minion!

    ResponderExcluir
  38. Quebrem todos os sigilos do pilantra miliciano infiltrado no Tribunal de Contas

    ResponderExcluir
  39. Pai de auditor do TCU investigado se formou junto com Bolsonaro em academia militar e tem cargo na Petrobrás:

    Coronel da reserva do Exército Ricardo Silva Marques se formou na mesma turma da AMAN que Jair Bolsonaro e ganhou um cargo na gerência de inteligência da Petrobrás, com salário estimado em cerca de R$ 50 mil

    10 jun 2021

    247 - O coronel da reserva do Exército Ricardo Silva Marques, pai do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques, que inseriu um relatório no sistema do órgão de controle com informações que levaram Jair Bolsonaro a divulgar notícias falsas sobre a existência de uma supernotificação das mortes por Covid-19 no Brasil, é amigo pessoal do ex-capitão e se formou na mesma turma que ele na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). No governo Bolsonaro, o militar ganhou um cargo na gerência de inteligência da Petrobrás, com um salário estimado em cerca de R$ 50 mil. Ele é apontado como responsável pelo vazamento do documento.

    De acordo com reportagem do jornal O Globo, Ricardo se formou na AMAN em 1977, mesmo ano em que Jair Bolsonaro se graduou na academia. Em 2019, com a chegada de Bolsonaro ao poder, ele foi alçado ao cargo de gerente executivo de Inteligência e Segurança Corporativa da Petrobrás e foi reformado como coronel do Exército no ano passado.

    A amizade entre eles foi fortalecida nos últimos anos. Em 2020, quando eclodiram protestos contra Bolsonaro, Marques assinou um manifesto de apoio ao governo juntamente com outros formandos da turma de 1977. A agenda oficial da Presidência também mostrou que eles tiveram ao menos dois encontros no Palácio do Planalto em 2019. Neste ano, o militar também manteve ao menos um encontro com o vice-presidente, Hamilton Mourão.

    A aproximação entre Marques e Bolsonaro foi revelada após a descoberta de que o auditor Alexandre Marques, filho do militar, era o autor do documento citado por Bolsonaro na segunda-feira (7). Na ocasião, ele disse que um relatório do TCU teria constatado que o número de mortes por Covid-19 no Brasil estaria superdimensionado.

    O nome de Ricardo Silva Marques veio à tona após a revelação de que seu filho, Alexandre Marques, seria o autor do documento mencionado por Bolsonaro na segunda-feira.O arquivo teria sido criado e colocado indevidamente nos sistemas do TCU no domingo. O auditor foi afastado por um período de 60 dias e responde a um processo disciplinar. A presidente do TCU, Ana Arraes,também pediu que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar o caso.

    ResponderExcluir
  40. É esse tipo de gente que diz que "Acabou a Mamata"

    ResponderExcluir
  41. Após ser afastado do cargo, auditor do TCU confessa que pai militar repassou dados falsos a Bolsonaro:

    O auditor do TCU Alexandre Figueiredo Costa e Silva Marques confessou a autoria das análises que levaram Jair Bolsonaro a divulgar notícias falsas do órgão questionando as mortes por Covid-19 no Brasil. As análises inverídicas de Marques, afastado do cargo nesta quarta, foram repassadas para Bolsonaro através de seu pai, militar e amigo pessoal do mandatário

    9 jun 2021

    247 - O auditor Alexandre Figueiredo Costa e Silva Marques confessou à sua chefia imediata no Tribunal de Contas da União (TCU) a autoria das análises que levaram Jair Bolsonaro a divulgar notícias falsas de que o órgão questionava as mortes por Covid-19 no Brasil. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo.

    De acordo com informações preliminares já encaminhadas à corregedoria do tribunal, o auditor, afastado nesta quarta-feira (9) do órgão, relatou que comentou o teor de suas análises pessoais com o pai, militar e amigo pessoal de Bolsonaro, que repassou o documento ao mandatário.

    Segundo relata a jornalista, as famílias dele e de Bolsonaro seriam tão próximas que o auditor chegou a ser indicado para uma diretoria do BNDES em 2019. Sua posse foi barrada pelo próprio TCU, por conflito de interesses, já que o tribunal fiscaliza o banco.

    Além de ser afastado do cargo, Alexandre é alvo de uma investigação preliminar realizada pela equipe técnica do TCU que apura o caso e terá que prestar esclarecimentos sobre a manipulação de dados à CPI da Covid-19 no Senado.

    Nesta quarta-feira (9), o TCU deverá decidir se abre um processo disciplinar contra Marques, que poderá culminar no seu afastamento efetivo do cargo ou até mesmo na sua demissão.

    ResponderExcluir
  42. Milicianos são os reis do baratino. Quando são pegos em FLAGRANTE DELITO, se fazem de malucos.
    Só trouxa se deixa enganar por esses moleques.

    ResponderExcluir
  43. Esperando o dia em que esses contraventores serão tratados como se deve. Virou um circo de horrores , o país não merece isso.

    ResponderExcluir
  44. Com histórias mal contadas e lorotas pra boi dormir, Bolsonaro vai construindo sua rede de inteligencia e fuxicos. Nunca se viu neste Pais, tanto jogo sujo e incompetência.

    ResponderExcluir
  45. É uma fábrica de mentiras e esse desgoverno é a própria mentirá.

    ResponderExcluir
  46. Caramba ! Este governo só tem gente mentirosa, quantos pilantras, fico com pena em quem votou neste cara, que merda..

    ResponderExcluir
  47. TCU, vai aí uma sugestão: vocês tem muitos funcionários que produzem muito pouco. Mande este picareta , esse traste embora.
    Além de não fazer falta, pode até ajudar na imagem desgastada desse tribunal.

    ResponderExcluir
  48. Uma arvore ruim não pode dar bons frutos , esse ditado nunca foi tão verdadeiro com os bolsonaros , é só fruto podre que brota deles.

    ResponderExcluir
  49. Mentirosos , falsos , rasteiros , dissimulados ,todos do núcleo bolsonarista são assim sem exceção.

    ResponderExcluir
  50. Hora de elogiar.
    Parabéns aos Srs. Ministros do TCU.
    Não se deixem corromper pelo Genocida do poder.
    Esse Auditor não merece confiança, pois provou que é capaz de fraudar uma Instituição para defender um milician..

    ResponderExcluir
  51. Esse cara fez terrorismo. Usar um órgão público para desinformar, mentir e fazer campanha política é caso de prisão. Como o cretino tem a audácia de fazer uma coisa dessa? Inserir dados falsos no órgão que trabalha. A certeza da impunidade e o cretinismo que vige no Brasil. Que estão fazendo contigo impávido colosso! O sociopata besta fera genocida e miliciano e comparsas precisam ser contidos

    ResponderExcluir
  52. Como sempre, ele só queria criar alguma coisa para postar nas redes direitistas sobre o assunto. E conseguiu um "relatório" com timbre do TCU. Como gado não lê, mas enxerga cores, é o que precisa, Agora ele tem um argumento, se é que pode ser chamado assim, para convencer aquele gado que estava quase virando gente a voltar a mugir e agora com vontade.

    ResponderExcluir
  53. é muita vontade de defender um incompetente irresponsável. Fonte sem nenhum credibilidade. Peguem um mês isolado para analise (fevereiro desse ano) e comparem com o mesmo mês no ano passado. Nesse mês o aumento no numero de mortes gerais cresceu 75% (70 mil pessoas a mais) em relação ao mesmo mês do ano passado. Nem a covid justifica esse numero no numero de mortes. Que credibilidade tem esses números. Confio nos números do ministério da saúde e não no Minto.

    ResponderExcluir
  54. O Alexandre Garcia sempre publica que visita cartórios e as certidões de óbito não sáo todas de Covid. Tem realmente alguma coisa errada para os prefeitos receberem mais verbas de acordo com a quantidade de óbitos.

    ResponderExcluir
  55. E O GENOCIDA FICOU FELIZ COM ISSO???

    ResponderExcluir
  56. MANIPULAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES...
    ...NADA QUE BOLSONARISTAS NÃO SAIBAM FAZER.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  57. #FORAGENOCIDA
    #DITADURANUNCAMAIS

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/