Opinião do editor - O sistema de informática do Poder Judiciário do RS é refém de si mesmo

É curioso que o ataque cibernético de cavilosos hackers tenha caído como lâmina ardente apenas sobre a organização judiciária do RS.

A reação da cúpula do Poder Judiciário tem sido patética.

O presidente do TJ, Voltaire de Lima Moraes, hoje, no jornal Zero Hora, tenta politizar o caso insólito, afirmando em alto e bom senso:

- Querem calar o Judiciário do RS, mas não vão conseguir.

É uma declaração escapista.

Ora, trata-se de um ato criminoso praticado por bandidos que invadiram e manipulam o sistema de informática do Poder Judiciário.

Simples assim.

O curioso é que o TJRS não tenha sistemas poderosos de firewall e nem tenha seus dados em backups ou em sistemas redundantes em nuvem, por exemplo. Não há um sistema de disaster recovery de pronto emprego ?

Empresas privadas são vítimas diárias de ataques, segundo o próprio editor tem conhecimento, e nem por isto encontram-se desprotegidas - menos as empresas que não se protegeram de modo poderoso.

E até é compreensível que não tenha feito isto, porque os problemas administrativos do Poder Judiciário do RS são conhecidos, a começar pela falta de investimentos continuados e decisivos nas áreas técnicas, mas não na de Pessoal.

A invasão era um caso anunciado.

39 comentários:

  1. SÓ PENSAM NOS SEUS PRIVILÉGIOS E MORDOMIAS. O POVO QUE LHES PAGA OS SALÁRIOS E MORDOMIAS QUE SE FODA. DESGRAÇADOS. TOMARA QUE MORRAM TODOS DE COVID.

    ResponderExcluir
  2. Só falta algum juiz determinar ao sistema a sua volta imediata numa canetada. Nunca vou subestimar a soberba do poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhores HACKERS, prestem um serviço ao povo sofrido, e divulguem os ASTRONÔMICOS vencimentos da CASTA dos juízes. TODOS, sem exceção, extrapolam o TETO CONSTITUCIONAL, e isso tem um nome: PECULATO !

      Excluir
    2. Senhores HACKERS, prestem um serviço ao povo sofrido, e divulguem os ASTRONÔMICOS vencimentos da CASTA dos juízes. TODOS, sem exceção, extrapolam o TETO CONSTITUCIONAL, e isso tem um nome: PECULATO !

      Excluir
    3. ta tudo no portal da transparência animal

      Excluir
  3. Dou uma dica valiosa ao editor e a qualquer outro que estiver interessado nesse problema. NÃO CHAMEM ESSES SALAFRÁRIOS DE HACKERS. "Hacker" é um elogio, um termo usado para designar alguém com grande capacidade e preparo em uma atividade ou ramo de conhecimento, e também com atitudes positivas.

    Se aplicarem esse termo a esses caras, estarão massageando seus egos e estimulando-os a continuar a aplicar golpes e a fazer vítimas.

    Tal como o quarteto de Araraquara que violaram celulares, eles não passam de marginais comuns aplicando golpes, usando fórmulas prontas.

    ResponderExcluir
  4. Muitos juízes garantistas e escassez de cérebros modernos, estes últimos afeitos a tecnologia com conhecimento pleno, responsabilidade técnica, atualizados, cientes dos riscos da informática e livres.

    ResponderExcluir
  5. >>


    Isso não foi 'ataque de hacker' coisa nenhuma!! Aliás, dizer que é um 'ataque de hackers' serve pra tentar esconder a incompetência e o desleixo do administrador da rede.


    Isso é o resultado da falta de controle de contas de e-mails. Programas invasores vem anexados em mails com mensagens que tentam convencer um usuário bocó a abrir o anexo:

    "sou uma antiga namorada tua, clica no link pra abrir as fotos e você se lembrará de mim". O otário acredita, clica no link e instala o malware que pode comprometer arquivos sensíveis e a rede inteira, como no caso do Tribunal. Em muitos casos, o malware é feito por bandido incompetente e quando executado trava e compromete o sistema todo.

    Esse tipo de mensagem criminosa é chamada de 'phishing' e é muito bem gerenciada pelo Google Gmail, que filtra e separa todas elas como spam e ainda avisa que é uma mensagem perigosa. E de graça!

    Não existe cultura de informática no Brasil. Não há segurança em redes por que não existem técnicos capacitados. É um caos!

    <<

    ResponderExcluir
  6. Pagando as fortunas que se pagam, sobra dinheiro para segurança de informações?

    ResponderExcluir
  7. A rigor, todo sistema de processamento do governo estadual é arcaico. São aplicativos não intuitivos, burocratizados, e por isto mesmo lentos. Tratamento de tela é ruim. Em suma, ao utilizar qq coisa, parece sistemas antigos de 20 anos atrás......

    ResponderExcluir
  8. O cara que disser que uma eleição com urna eletrônica é confiável no Brasil ou é mentiroso, ou muito burro ou ainda está a serviço de outros bandidos.

    ResponderExcluir
  9. É simples. Baixo nível de segurança no sistema. Aumento de base de dados etc. Processos eletrônicos e falta de estrutura. MAS A ÚNICA COISA SEGURA É O VOTO SEM PODER SER AUDITADO. O Barroso, Lewandowski, Tofoli, Gilmar..... garantem. Entendeu aonde estamos metidos? ATÉ a urna chegar da mesa na junta apuradora ok. O CRIME pode acontecer na transmissão dos dados ao TRE/TSE. Fui membro de Junta Eleitoral mais de 30 anos. Conheci os dois sistemas. Na transmissão mora o desconhecido, o vácuo q ninguém quer desvendar. Apenas justificativas pueris e de todas as matizes.

    ResponderExcluir
  10. CARO POLÍBIO, PRESTE ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES QUE ESTE ANÔNIMO VAI TE PASSAR : todos os sistemas públicos no Brasil são de segurança fraca ou mediana. É risível. Qualquer bom Hacker frauda. O fato é que os BANCOS, POR EXEMPLO, PAGAM SALÁRIOS MILIONÁRIOS PARA SEUS "CABEÇAS" DA CIÊNCIA DA DA COMPUTAÇÃO, NEM IMAGINE O QUANTO !!! O estado brasileiro em geral, não só o TJRS, por concurso só consegue contratar pessoas que em outras instituições só serviriam como meros assistentes, exatamente por que PAGA SALÁRIO DE ASSISTENTES. IMAGINA UM CHEFE DE INFORMÁTICA GANHAR MAIS QUE UM DESEMBARGADOR !!! Impossível, né ? DITO ISSO, O QUE INTERESSA É VOTO IMPRESSO AUDITÁVEL JÁ NA PRÓXIMA ELEIÇÃO. APOIEM !! PEC 135 NA CÂMARA. ENQUETE EM ANDAMENTO. votem por favor !!! Espalhem, vejam o tamanho do problema !!

    ResponderExcluir


  11. Atenção comentaristas ...

    Os canalhas serão pegos, apostem !!

    Eu aposto um Bentley ... 😜

    ResponderExcluir

  12. Se fosse a nível federal o senador randolfe hitlérico já ia entrar no supremo tribunal do lula pra criar mais um carnaval parlamentar de inquérito.

    ResponderExcluir
  13. Em primeiro lugar é preciso garantir os penduricalhos que fazem os rendimentos ultrapassarem o teto constitucional previsto pela CF desde 1988, portanto, há 33 anos.

    ResponderExcluir
  14. BOTARAM UMA CAMPANHERA DE CHEFE DE SEGURANCA E EMBOLSARAM MILHOES.

    a comadre compañera eh "egonorante"

    EH a her ancas de Lula implantada no servicio público

    TEM que expurgar

    ResponderExcluir
  15. O senhor será desmentindo e humilhado. O TJ tem a mais moderna tecnologia de proteção da informação. O TJ Tá é reconhecido pelo CNJ como exemplo para o Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Como se não houvesse ataques diários ao TJ, editor. o senhor é um babaca mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Será que uma liminar do STF não resolve?

    ResponderExcluir
  18. PARTICIPE DA CAMPANHA LULA VEM PRA RUA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Somente mais uma demonstração de soberba e incompetência desta casta abastada que se acha dona do povo, ridículo, o ativismo deixando suas marcas de atraso.

    ResponderExcluir
  20. Então as urnas são seguras kkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Estimados hackers:
    Favor não esquecerem da justiça do trabalho.
    Mto obrigado

    ResponderExcluir
  22. Um baita fiasco! É essa gente que é paga para resolver conflitos. Pois são uns trapalhões muito bem pagos.

    ResponderExcluir
  23. O problema, não é a "gente" ler (tentar) essa bobagem do editor. O problema, é esse editor malandro MALANDRO censurar (ou escolher) comentários que poderiam "esclarecer" essas duvidas.

    ResponderExcluir
  24. Caso de desligamento imediato por incapacidade de gestão em qualquer boa empresa, nem precisa ser grande. Imaginem nesse caso.

    ResponderExcluir
  25. Os sistemas do TJ RS são uma vergonha, nunca funcionaram direito, são vários sistemas criados, parece uma colcha de retalhos e sempre pareceu ser de propósito, para esconder alguma coisa. É muita coincidência que agora pare de vez, aliás, está tudo parado desde o início da pandemia e os salários e pinduricalhos aumentando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  26. Temos um processo físico em andamento neste TJ que pedimos fosse digitalizado há alguns meses atrás para que as excelências não tivessem desculpas dos costumeiros atrasos no seu andamento, em se tratando de autor com 90 anos de idade, e a desculpa é que a empresa contratada para execução dos serviços teria desistido dos serviços. Olhem o tamanho do descaso e da bagunça deste TJ.É um total desrespeito em se tratando de uma pessoa idosa que aguarda simplesmente a execução de sentença para reaver seus créditos.

    ResponderExcluir

  27. Como poderia sobreviver a República, não fossem suas monstruosas criaturas.

    ResponderExcluir
  28. TJRS investe muito pouco em TI, mantendo um sistema arcaico e vulnerável a qualquer invasor chinelo.

    O grosso do orçamento vai para a folha de pagamento, claro, porque ninguém é de ferro.

    ResponderExcluir
  29. É verdade, cedeu a Justiça para os criminosos e para a esquerda terrorista e agora eles fazem o quê querem deste ex poder da República. É hora de intervir no judiciário.

    ResponderExcluir
  30. É muito ignorante dando opinião.

    Mais da metade das empresas no Brasil sofreram roubos de dados por ataques cibernéticos.

    Nada haver se é privado ou estatal.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/