Servidores federais (pensionistas e aposentados) não precisam mais apresentar prova de vida

O governo Bolsonaro acaba de suspender as exigências de prova de vida para servidores federais pensionistas e aposentados.

A medida valerá até que a pandemia estabilize.

9 comentários:

  1. Eles renovam a portaria de tempos em tempos, essa é até 30.03. Desde o início da pandemia.

    ResponderExcluir
  2. É assim desde o início da pandemia, eles vão reeditando.

    ResponderExcluir
  3. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.

    A Portaria nº 1.266/2021, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.

    A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

    Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.

    Desde agosto do ano passado, o a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.
    https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-01/inss-prova-de-vida-de-aposentados-e-suspensa-ate-final-de-fevereiro

    ResponderExcluir
  4. Isso vai dar tanta mutreta!! Qual o problema de fazer prova de vida? eu mesmo em novembro fiz a minha perante o INSS. Foi rápido e indolor.

    ResponderExcluir
  5. Não é q não precise mais,não precisa enquanto durar a pandemia.

    ResponderExcluir
  6. A pergunta é, porque o governo acredita nas informações do cartório (certidão de nascimento) quando nasce um bebê, e não acredita nas informações do cartório ( certidão de óbito ) quando morre um beneficiário?

    ResponderExcluir
  7. A prova de vida pode ser feita mediante aplicativo do Sigepe. Dispensa a presença na agência bancária. O sistema utiliza fotografia e filmagem do rosto em movimentos. Muito prático.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/