Renato Sant'Ana - O país e o abastardamento da Constituição

Em 1975, o então deputado Francelino Pereira (da ARENA), em tom de irresignação, fez uma pergunta que ficaria célebre: “Que país é esse?”

Ele assim reagia às escaramuças da oposição, a qual desdenhava a palavra do presidente Ernesto Geisel, que anunciava uma abertura do regime militar “lenta, gradual e segura”. 

Três anos depois, o adolescente Renato Russo - que viria a ser um brilhante compositor e líder do grupo Legião Urbana - compôs um rock, como ele, adolescente, repetindo a frase de Francelino Pereira.

A música só foi gravada em 1987 por Legião Urbana, em cujos shows Renato Russo esbravejava: “Que país é esse?!” E plateias inflamadas respondiam: "É a porra do Brasil!"

A pergunta segue em voga. Mas que haja irresignação!

“Que país é esse”, em que o Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria zelar pela Constituição, é capaz de violar a própria Constituição?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

  1. Bom dia Políbio.O Sr. não poderia abastecer o Blog com informações sobre as eleições americanas e a reunião do Congresso hoje nos USA...??? Considero mais relevante...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biden ganhou e, com os resultados de ontem na Georgia, vai governar com maioria no senado e na câmara. Não fica esperando pelo editor, tá cheio de notícias na imprensa séria a respeito na internet. Se informa!!!

      Excluir
  2. Conversa mole me lembra as arengas do Paulo Brossard que todo mundo ficava embasbacado e não servia para nada. A pergunta é: que povo de merda é este. Como disse Confúcio: o porco no chiqueiro ou no Palácio se comporta como um porco... ou na fábula de Esopo a do escorpião

    ResponderExcluir
  3. Continua a ser "a porra do Brasil". Que país é esse onde foram colocados no STF pessoas que servem a partidos políticos, onde duas pessoas tem a formação jurídica vindas da magistratura e 9 são bacharéis em direito, formam maioria em qualquer situação .Julgam contra a Constituição Federal, tiram os Poderes do Executivo; tiram bandidos da cadeia a seu bel prazer geralmente. em fim, usurpam o Poder Central, mais parecendo, que são funcionários de políticos de plantão.

    "Que pais é este"????????

    ResponderExcluir


  4. Pois é, já vivemos uma ditadura, a ditadura da toga. Mas isso foi planejado por essa tal Nova Ordem Mundial que interfere nas soberanias dos países com influências e manipulações de fantoches.

    ResponderExcluir
  5. Se o STF-PT não defende e respeita a constituição, acabou o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. É o bolivariano do Lula !

    ResponderExcluir
  7. CORRETO o texto!

    OCORRE que os tais "legisladores" são também hoje REIS de uma monarquia institucionalizada nas entre linhas, com modus operandi dos tempos da idade média (masmorra para quem discordar).

    ResponderExcluir
  8. "Que país é esse" em que a Suprema Corte rasga a Constituição, legisla, faz inquérito, decreta prisão preventiva ao mesmo tempo libera da prisão condenados e as FFAA ficam bancando os escoteiros, será que eles(generais) acham que ajudar em campanha de vacinação, enchentes, mosquito da dengue basta, o povo quer atitude contra a ditadura de toga, e essa responsabilidade é de vcs. "Que país é esse?" - "Um país que é doente; Não se cura; Quer ficar sempre no terceiro mundo; Que do poço fatal chegou ao fundo; Sem saber emergir da noite escura;
    Um país que perdeu a compostura; Atendendo a políticos sutis; Que dividem o Brasil em mil brasis; Para melhor assaltar, de ponta a ponta; o de ser um país de faz de conta; Mas não é, com certeza, o meu país!"(Excerto da musica Meu país João A. Neto) BRASIL ACIMA DE TUDO

    ResponderExcluir
  9. O único poder que não pode ser criticado no Brasil é o STF, quem critica acaba preso e na cadeia acaba paraplégico.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/