Dias Toffoli já está confinado em casa

O presidente do STF, Dias Toffoli, está confinado em casa.

Vai ficar ali por uma semana.

Dias Toffoli esteve com gente contaminada, no caso o senador David Alcolumbre, seguinda-feira, e foi orientado a permanecer em casa, aguardando a evolução dos acontecimentos.

Agora só falta Nhonho, porque Lula também está confinado em casa.

Marchezan Júnior flexibiliza ordem para fechar shopping centers

O prefeito Marchezan Júnior assinou novo decreto e através dele flexibilizou o decreto anterior que mandou fechar os shopping centers e centros comerciais de Porto Alegre.

O novo diploma legal,20.,508, de hoje, deixa claro que nos shoppings e centros comerciais poderão funcionar restaurantes, agencias bancárias, postos da polícia federal, caixas eletrônicos, supermercados e espaços de circulação.

Na prática, apenas lojas continuam fechadas.

O decreto tem apenas dois artigos.

Câmara aprova decreto de calamidade pública

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o decreto que estabelece o estado de calamidade pública no Brasil.

A proposta vai agora para o Senado.

Existe enorme pressão para que os senadores votem tudo amanhã, mas há resistência por parte de senadores lulopetistas e da direita fisiológica.

Bolsonaro manda adiar pagamentos do Simples Nacional em até meio ano

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou nesta quarta-feira a prorrogação, por seis meses, do prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional, informou a Secretaria da Receita Federal. O benefício é para dívidas com apuração em março, abril e maio.

A medida, que também se aplica aos Microempreendedores Individuais (MEI), faz parte do pacote para minimizar os impactos econômicos da pandemia do coronavírus. A mudança não se aplica aos tributos de fevereiro, que vencem na próxima sexta (20).

Com isso, de acordo com o órgão, os tributos federais apurados no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) e Programa Gerador do DAS para o MEI (PGMEI) foram prorrogados da seguinte forma:

o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;
o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020; e
o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.

A Receita informou ainda que um ato vai orientar os procedimentos a serem adotados pelos contribuintes, na hora de fazer esse pagamento.

O governo federal já tinha anunciado que faria mudanças no pagamento do Simples.

Governo gaúcho anuncia primeiras medidas de apoio financeiro via Banrisul, Badesul e BRDE

Além de todas as ações do governo do Estado em relação ao coronavírus na área da saúde, a gestão estadual anunciou nesta quarta-feira as medidas iniciais para minimizar o prejuízo econômico em função do vírus.

Durante a tarde, o governador Eduardo Leite se reuniu com os secretários da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, e do Planejamento, Leany Lemos, e com os representantes do Banrisul, do BRDE e do Badesul (foto ao lado). O objetivo foi discutir o cenário econômico a partir da pandemia do coronavírus e encaminhar as primeiras medidas nessa área.

Foi definido que o Banrisul ampliará a oferta de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Algumas das principais ações serão voltadas a pessoas jurídicas. Será concedida carência de até dois meses no pagamento de prestações de dívidas contraídas pelas empresas junto ao banco. Além disso, aqueles empreendedores que já tiverem alcançado o limite de endividamento em relação ao Banrisul poderão ampliar esse limite em até 10%.

CLIQUE AQUI para conhecer as primeiras medidas.

Eduardo Leite vai assinar decreto de calamidade pública no RS

O governador Eduardo Leite anunciou na CNN que assinará amanhã um decreto estabelecendo estado de calamidade pública no RS.

STF nega mutirões para soltar bandidos

O STF demonstrou sabedoria ao repelir a realização de mutirões por parte de juízes de execução criminal, tudo visando soltar presos mais vulneráveis ou menos perigosos.

O pedido foi do Instituto de Direito de Defesa.

O Brasil precisa de mais presos e não de menos presos.

Afinal de contas, lugar de bandido é na cadeia, com ou sem coronavírus.

Juros básicos caem de 4,25% para 3,75%

O Copom acaba de anunciar a reedução dos juros básicos, que despencou de 4,25% ao ano para 3,75%.

Dica do editor - Conheça os detalhes das novas aulas universitárias via digital

Está na edição de hoje do Diário Oficial da União uma portaria do MEC que autoriza a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a pandemia de coronavírus.

CLIQUE AQUI para examinar a portaria.

David Alcolumbre está confinado por conta do coronavírus

O presidente do Senado, portanto do Congresso, David Alcolumbre, está com coronavírus.

Ele já está confinado e em quarentena.

Eles voltaram

Os ladrões de dinheiro público e seus inconsequentes apoiadores compraram panelas novas.

E já se assanharam batê-las nas janelas.

Opinião do editor - Agentes públicos são pagos para proteger os contribuintes e não para proteger bandidos

A libertação de prisioneiros por conta do coronavírus é um desvario sem precedentes.

Ainda que parta do MP ou da Defensoria Pública.

Os agentes públicos não são pagos pelos contribuintes para botar bandidos nas ruas, mas para mantê-los na cadeia, duela a quem duela.

Os contribuintes rogam que seus servidores públicos trabalhem em favor da sua sobrevivência neste momento conturbado da vida nacional.

Brasil emplaca 393 casos de coronavírus

O Brasil acaba de emplacar 393 casos de coronavírus.

As 21h tem panelaço nacional pró-Bolsonaro

Esta noite, 21h, tem panelaço nacional em favor do presidente Bolsonaro.

Associação Comercial quer suspensão de pagamentos de tributos em Porto Alegre

A Associação Comercial de Porto Alegre acaba de publicar nota pública, pela qual pede que o prefeito Marchezan Júnior suspenda por 30 dias o pagamento de tributods municipais.

A entidade alega que o governo federal já fez o mesmo, embora apenas para pequenas e microempresas.

Dica do editor - Use seu WhatsApp ou e-mail e fale agora mesmo com o editor. Faça sua reserva e pague depois.

Esta é a capa que a Editora Farol formatou para a terceira edição do livro "Herança Maldita - Os 16 Anos do PT em Porto Alegre".

O editor resolveu publicar nova edição, inclusive com prefácio atualizado, porque em outubro teremos novas eleições para prefeito de Porto Alegre e os eleitores precisam saber com quem estão lidando.

O livro de 400 páginas saiu logo depois que o ex-senador José Fogaça, MDB, derrotou o PT.

O editor entrevistou dezenas de agentes públicos, políticos e empresários, além de ter visitado todas as instalações da prefeitura, logo depois da transição, recolWhendo documentos e fotografias impressionantes sobre as mazelas petistas.

Reservas da 3a. edição podem ser feitas:
WhatsApp: 51.9-8434.4403 
E-mail polibio@polibiobraga.com.br

Cada exemplar será vendido a R$ 80,00. 

No momento da reserva, não haverá pagamento, o que acontecerá em abril, quando houver o lançamento do livro.

A entrega pode ser feita em qualquer lugar do Brasil, sem custo adicional.

O editor já recebe pessoalmente as reservas. 

Congresso brinca com fogo ao não votar de imediato a proposta de calamidade pública

CLIQUE AQUI para examinar a íntegra da proposta de decretação do estado de calamidade pública.

A Câmara poderá votar ainda hoje proposta de decretação do estado de calamidade pública, mas o relator escolhido por Nhonho é o comunista Orlando Silva, inimigo jurado do governo Bolsonaro

Se passar na Câmara, aproposta ainda terá que ser votada pelo Senado, que só parece disposto a votar na terça-feira.

O Congresso brinca com fogo.

E quer chumbo grosso.

O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou nesta 4ª feira (18.mar.2020) que, sem o reconhecimento do estado de calamidade pública enviado ao Congresso, o governo teria que fazer 1 contingenciamento de R$ 40 bilhões já nesta semana –quando o Tesouro divulga o Relatório Bimestral de Receitas e Despesas.


Isso limitaria os gastos públicos em 1 momento de necessidade de expansão de despesas para combater os efeitos da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. “Não seria razoável. A Saúde dos brasileiros e a defesa dos nossos empregos está acima de outros interesses”, disse Guedes em entrevista à imprensa no Palácio do Planalto

Ministro de Minas e Energia também cai com coronavírus

O ministro Bento Albuquerque, Minas e Energia, também está com coronavírus.

Ele acompanhou Bolsonaro a Miami.

É o 16o membro da comitiva declarado com a doença.

Opinião do editor - Chegou a hora de decretar estado de calamidade pública no RS, governador Eduardo Leite

São corretas e competentes as providências tomadas até o momento por Bolsonaro, Leite e Marchezan Júnior em relação às medidas de restrições de atividades públicas e privadas, como também de atendimento sanitário da população.

Isto é inegável.

Não se trata de gosto político.

O problema todo são os desdobramentos que as restrições de atividades econômicas e sociais começaram a acontecer em escalas federal, estaduais e municipais.

No RS, até o momento, o governador Eduardo Leite não se decidiu por um decreto ou por uma lei estadual que determine algum tipo de estado de emergência, o que por si só estabelece um guarda-chuva sob o qual os empreendedores mais vulneráveis poderão obter fôlego para fazer a travessia sem quebrar, o que agravará, portanto, o nível de desemprego, reduzindo renda e enfiando a economia em severa recessão. O próprio governo estadual deve se colocar ao abrigo da situação do estado de emergência, até para buscar rápida ajuda federal. Além do coronavírus, o RS enfrenta um setor público esgualepado e uma quebra formidável da sua safra agrícola de verão. Não é pouco.

Não há mais tempo a perder. É pra já.

Milhares de pequenos agentes econômicos das áreas de comércio, varejo e serviços precisam do farol que o governador Eduardo Leite é obrigado a botar em ação.

Dica do editor - Não vá para Gramado. O prefeito fechou tudo na cidade.

O prefeito de Gramado, RS, a mais importante cidade turística do RS, baixou decreto para restringir atividades que reúnam pessoas. Ele proibiu por 60 dias todos os eventos, missas, cultos e até rodas de chimarrão em instalações públicas. Casas noturnas, academias de ginástica, casas de festas e clubes também estão com atividades proibidas. O decreto não ordena, mas recomenda a suspensão de atividades em salões de beleza, barbearia, consultórios e clínicas em geral, bares, restaurantes e aulas particulares. O prefeito também recomenda que ninguém saia para as ruas. Existem exceções, como o caso de serviços médicos para atendimento de doentes e atividades dos hotéis.

Bento Gonçalves construirá hospital só para coronavírus. Os 40 leitos serão entregues em apenas 30 dias.


A cidade recebe 1,7 milhão de turistas ao ano e também adotou uma regra: quem chega do exterior fica em isolamento em casa, apresentando ou não sintomas. Agora é todos por todos.

O prefeito Guilherme Pasin, mandou avisar ao editor que resolveu dar uma de Xi Jinping e construirá em apenas 30 dias um hospital com 40 leitos para o isolamento de pacientes com coronavírus. [

O dinheiro sairá da prefeitura e de empresas da região, mas a construção terá ajuda do Exército.

Daqui a um mês, segundo especialistas, a doença estará no seu pico. 

“Não somos uma ilha. Mesmo sem casos confirmados, precisamos atuar com energia e atitude agora. Isso salvará vidas amanhã”, destaca o prefeito Guilherme Pasin (Progressistas). 

CDL de Porto Alegre cria Comitê de Crise e já fala em prorrogação de dívidas

 Os efeitos do coronavírus estão disseminados em todo o País e impactam, além da saúde das comunidades, os negócios e a geração de renda. 

Para propor ações que auxiliem o varejo a transpor os efeitos da disseminação do vírus, a CDL Porto Alegre instituiu um Comitê de Crise, na última segunda-feira. Dentre as providências em execução, o Comitê elaborou um guia de boas práticas com a análise das medidas governamentais de enfrentamento ao coronavírus e dicas práticas para os lojistas. O conteúdo está disponível no site da dntidade.

CLIQUE AQUI

Segundo avaliação econômica dos especialistas que compõem o Comitê, haverá um choque negativo sobre a renda disponível, sobretudo a dos mais vulneráveis, como os idosos, e as dificuldades de caixa das empresas. Como medida atenuantes, não só os consumidores e empresas inadimplentes contarão com a prorrogação de dívidas por 60 dias, como também aqueles com boa capacidade de pagamento poderão ter vantagens para renegociar condições operações de crédito já vigentes. Além disso, haverá aumento do limite de recursos para a tomada de empréstimos.

Santa Catarina exagera na dose e fecha até lojas de rua

A foto ao lado é de Balneário Camboriu e ela flagra a PM fechando lojas que teimaram em abrir, hoje, mesmo depois da ordem da prefeitura para que cerrassem as portas.

O decreto do prefeito também proibiu a circulação de ônibus urbanos.

A cidade virou cidade-zumbi.

Nas redes sociais, existem protestos fortes contra as ações extremas de autoridades municipais e do próprio governo estadual de Santa Catarina.

É isto.

Muitos governos, inclusive prefeituras, apostam em ajuda federal, mas isto não acontecerá, porque o próprio governo federal não consegue dinheiro público suficiente para atender suas próprias necessidades.

Há uma histeria provocada por políticos irresponsáveis e pela mídia tradicional, que nunca vendeu tanto jornal e nunca teve tanta audiência na TV e nas rádios.

É isto.

Estudo de cientistas da GVN dizem que coronavírus será muito menos intenso no Brasil

Conforme este estudo, a trajetória da curva de progressão das infecções por coronavírus será achatada no Brasil, tudo por conta do verão (veja o último gráfico, da Johns Hopkins University, conforme dica do editor, neste blog).

Ou seja, toda a histeria baseada nos casos extremos da Europa não caberia aqui, e é um alarmismo absurdo

Leia com atenção:

ANÁLISE DA TEMPERATURA, UMIDADE, E LATITUDE PARA PREVER O POTENCIAL DE ALASTRAMENTO E A SAZONALIDADE DO COVID-19.

Pesquisa realizada por cientistas da GVN estabelece ligação entre temperatura, latitude, difusão e sazonalidade

Baltimore, MD, 10 de março de 2020 : Cientistas afiliados à Rede Global de Vírus (GVN) , a coalizão mundial de virologistas proeminentes envolvidos na preparação, defesa e primeira resposta de pesquisa a vírus emergentes, existentes e não identificados, que representam uma ameaça clara e presente à saúde pública, determinaram que temperatura e latitude podem ter um vínculo direto com a disseminação e a sazonalidade do COVID-19. A análise foi realizada pelos drs. Mohammad M. Sajadi, MD, e Anthony Amoroso, MD, em conjunto com o Instituto de Virologia Humana da Universidade de Maryland e a Rede Global de Vírus. Seu artigo ( https://bit.ly/3cMhQ43).

CLIQUE AQUI para ler tudo. O texto original está em inglês, o editor usou o Translator, mas caso você queira ir ao original, clique no endereço.

Nelson Sirotsky, dono da RBS, continua confinado no Hospital Moinhos de Vento

O Hospital Moinhos de Vento não divulga nenhum Boletim Médico a respeito do estado de saúde do dono da RBS, Nelson Sirotsky, mas ele encontra-se em ala isolada e sem visitas, cumprindo quarentena, já que se submete a tratamento.

O editor passou a informação em primeira mão, ontem a noite.

Nelson Sirotsky contraiu a doença nos Estados Unidos, de onde acaba de retornar.

Gasolina ficará 12% mais barata a partir de amanhã. O preço do diesel diminuirá 7,5%.

A Petrobras vai reduzir o preço médio da gasolina nas refinarias em 12% e do diesel em 7,5%.

A medida valerá a partir de amanhã

Dica do editor - Copom poderá derrubar ainda mais os juros básicos. Anúncio sairá hoje.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central encerra hoje o segundo dia de reuniões para definir os juros básicos da economia.Todas as atenções do mercado – e a previsão é de mais um corte – estão concentradas no comunicado que será feito ao final do encontro. A Selic está atualmente em 4,25% ao ano.


Conheça os 16 casos de infecção por coronavírus, Porto Alegre

Eis os sexos, as idades e as situações que resultaram na infecção, conforme divulgou a prefeitura de Porto Alegre:

Mulher, 54 anos, viagem para Bergamo e Milão, na Itália. Está em casa.
Mulher, 19 anos, viagem para Parma, Bologna e Roma, na Itália. Está em casa.
Homem, 38 anos, viagem para Lisboa, Dinamarca e Londres. Está em casa.
Mulher, 59 anos, viagem para Dubai, nos Emirados Árabes. Está em casa.
Homem, 67 anos, viagem para Miami, nos Estados Unidos. Está em casa.
Homem, 27 anos, viagem para Paris, na França. Está em casa.
Homem, 18 anos, viagem para Londres, na Inglaterra. Está em casa
Mulher, 69 anos, viagem a Paris, na França. Está em casa.
Homem, 37 anos, esteve em convenção em Bento Gonçalves, onde apresentou os sintomas. Possível caso de transmissão comunitária. Está em casa.
Mulher, 57 anos, teve contato com paciente contaminado em São Paulo. Está em casa.
Mulher, 53 anos, teve contato com colega de trabalho contaminado em São Paulo. Primeiro caso confirmado de transmissão local. Está em casa.
Homem, 44 anos, viagem para França. Está em casa.
Mulher, 31 anos, histórico de viagem não informado. Está internado, com previsão de alta para o dia 18 de março.
Mulher, 65 anos. Viagem para Índia e Turquia. Está em casa.
Homem, 35 anos. Teve contato com paciente contaminado em São Paulo. Está em casa.
Mulher, 71 anos. Teve contato com paciente contaminado em São Paulo. Está em casa.

Bolsa de SP paralisa de novo suas operações. Índice já despenca 10,26%.

A Bolsa de SP acusou queda de 10,26% e neste momento está em regime de circuit breaker, ou seja, de paralisação por 30 minutos.

A Bolsa despenca no Brasil e em todo o mundo.

Bolsonaro cancela reunião com 22 ministros

O presidente Jair Bolsonaro cancelou a reunião ministerial (22 ministros) que faria esta manhã.

Um dos seus ministros, o general Augusto Heleno, GSI, está infectado por coronavírus.

General Heleno tem coronavírus

O General Heleno informou agora ha pouco em sua conta no twitter que seu exame para coronavírus deu positivo.

Ele aguarda contraprova.

Ele está isolado em casa e disse que não atenderá mais telefonemas.

Supermercados gaúchos iniciam restrições à venda de itens de super-demanda

As maiores redes de supermercado em operação na Capital do RS começaram a limitar a venda de itens de super-demanda em algumas das suas unidades, com ênfase para aquelas localizadas em bairros da classe média baixa para cima.

O editor soube que a Agas não recomenda restrições, já que não há desabastecimento e existe garantia de reposição de estoques. Mesmo ítens mais demandados, a reposição pode ser feita em até três dias.

Os casos mais evidentes de superdemanda são os de papel higiênico e sabonetes anti-bactericidas, cujos limites por consumidor são de três unidades. Há desabastecimento de álcool gel.

Existem, também, restrições em relação a café, arroz, leite condensado, feijão e farinha de trigo.

Apesar das restrições, os supermercados estão plenamente abastecidos e não existe corrida alguma nesta manhã.

Doria manda fechar todos shopping centers de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria, faz coletiva de imprensa neste momento e uma das medidas é de fechar todos os shopping centers da região Metropolitana de São Paulo até dia 30 de abril.

Doria recomendou enfáticamente que pessoas de 60 anos não saiam mais de casa e que peçam seus lanches por ifood.

Hemocentros precisam urgente de doações de sangue de todos os tipos


Com a chegada do Coronavírus os estoques de sangue de todos os tipos estão baixos nos Hemocentro de todo país e a Secretaria da Saúde do RS reforça que é fundamental contar com o apoio da população para a manutenção dos serviços prestados.

Os agendamentos no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) podem ser feitos pelo telefone (51) 3336-6755, de segunda a sexta feira, das 8h às 18h. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais que 50 quilos.

O Hemocentro está localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre, e é responsável pelo fornecimento de sangue e outros componentes para 40 hospitais da Capital, da Região Metropolitana e do Litoral Norte, entre eles o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

Dica do editor - Surpreenda-se sobre o que você não sabe sobre o coronavírus

Este material é do blog O Antagonista. O editor recomenda o exame atento da gravação.

 

Projeções sobre evolução do coronavírus no RS atendem todos os gostos

Sem dinheiro federal grosso, o governo gaúcho não terá condição alguma de enfrentar a pandemia do coronavírus, mesmo que ela não alcance as proporções catastróficas que se imaginas.

A secretaria gaúcha do Planejamento estima que o 50o caso do coronavírus atingirá o Estado no dia 24 (hoje são 19). Dentro de duas semanas, poderão acontecer 245 casos em um cenário moderado, 3.533 casos em cenário agressivo e 4.340 casos em um cenário extremo.

As projeções da secretaria demonstram diferenças abismais entre um cenário e outro.

É coisa típica de economista que não quer errar nunca, porque projeções do gênero mostram tudo, menos o principal.

Bier Markt, Porto Alegre, opta por tele-entrega durante a crise do coronavírus

Shopping centers, basrres e casas noturnas querem que o prefeito flexibilize seu decreto de ontem temendo onda sem precedentes de desemprego e quebradeira generalizada de empresas.

Atingido pelo decreto do prefeito Marchezan Júnior, que determinou o fechamento de bares, shopping centers e casas noturnas, o Bier Markt Vom Fass decidiu trabalhar com tele-entrega a partir de hoje.

Suas cervejas artesanais e seus petiscos inspirados na gastronomia alemã serão entregues em casa.

Bastará usar os serviços oferecidos no site www.biermarkt.com.br

Câmara votará esta tarde o estado de calamidade pública

A Câmara dos Deputados poderá votar, hoje, a decretação do estado de calamidade pública.

Bolsa abre em fortíssima queda e dólar sobe muito nesta manhã

Na esteira do mau desempenho das bolsas internacionais, a Bolsa de São Paulo abriu em fortíssima queda.

O dólar sobe muito.

As 11h01min

Bolsa, -7,17%, 69.269 pontos
Dólar comercial, +2,40%, R$ 5,1268 pontos

Coronavoucher começará a ser distribuído dentro de duas semanas pela Caixa

O voucher (cupom) para pessoas desassistidas, desalentadas e totalmente fora da economia formal começa a ser distribuído em até duas semanas, disse nesta manhã o ministro da Economia, Paulo Guedes. “O valor não pode ser maior nem menor do que o do Bolsa família”, afirmou o ministro aos repórteres do site Poder360. Leia o texto completo:

Hoje o Bolsa Família paga em média R$ 191 por mês para as famílias cadastradas. O mínimo é R$ 89. Gestantes, mães que amamentam e crianças de até 15 anos recebem cada uma mais R$ 41. O adicional máximo é de R$ 205. Para a extrema pobreza há valor extra variável.

O “coronavoucher”, como vem sendo chamado informalmente dentro do governo, pretende atingir 18 milhões de famílias. Se cada uma dessas famílias receber o valor médio equivalente ao do Bolsa Família, o custo mensal será R$ 3,438 bilhões.

Paulo Guedes diz que o sistema será montado a jato, de maneira desburocratizada.

A Caixa Econômica Federal tem 26.000 postos de atendimento. Já estão sendo preparados.
Sobre aumentar o valor do benefício do Bolsa Família, Guedes diz que isso é uma possibilidade, mas que já estão sendo agregadas rapidamente cerca de 1,2 milhão de famílias ao programa.

O ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania) informou nesta semana que o Bolsa Família deve neste ano ter uma carteira de 14,2 milhões de famílias. “Será o maior número da história”, afirma Onyx.

Análise - As três dimensões de uma pandemia e seus impactos sobre o Brasil

- Esta análise foi disponibilizada esta manhã pelos economistas do Bradesco.

Uma forma analítica de pensar a atual crise que vivemos é separá-la em três dimensões:

- Clínica.
- Econômica
- Financeira.

Ainda que as três sejam interdependentes, vale o esforço analítico de segregá-las.

(....)

É a partir desse padrão, e como ele irá evoluir, que poderemos tentar inferir a dimensão econômica. Até este momento, o melhor caso de estudo é a China. Após quase um mês e meio, o país asiático tem retomado suas atividades e, em cerca de mais 5 ou 6 semanas, ao passo atual, deve voltar a produzir no mesmo ritmo de antes da paralisação.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O editor recomenda o exame atento de toda a análise. É um documento extenso, mas consistente.

O coronavírus foi debelado em quatro meses na China

O governo chinês anunciou, como se sabe, o fim da epidemia de coronavírus. Hoje, quarta-feira, portanto, faz quatro meses que a primeira pessoa do mundo contraiu o vírus. 

Isto significa que a epidemia poderia acabar, teoricamente, em 3 meses, no Brasil, sem considerar que no Hemisfério Sul faz verão e, como se sabe, o vírus não se dá bem com o calor.

Num trabalho de médicos detetives, os chineses descobriram que o primeiro caso, muito provavelmente, ocorreu em 17 de novembro do ano passado. Acreditam que se trata de um homem de 55 anos e agora estão à sua procura. Ele ainda está incógnito entre os cerca de 50 milhões de habitantes da província de Hubei, na China, onde surgiu a epidemia de coronavírus.

Osmar Terra avisa: "Não se apavorem". Ele pede que governantes tomem decisões com base em orientação de Comitês Científicos.

O ex-secretário da Saúde, ex-ministro, médico e deputado federal gaúcho Osmar Terra, disse ao editor que governadores e prefeitos devem tomar suas decisões com base em orientação científica:

- De imediato, é o caso de criarem Comitês Científicos.

O deputado teme que medidas tomadas de inopinado e apressadas sobre restrições à atividade econômica, causarão terrível recessão, provocando desemprego em massa e redução de renda de proporções inimagináveis, criando insegurança pública difícil de conter:

- Não há necessidade de tanta restrição e ela nem é efetiva no combate ao coronavírus. A cada 5 ou 10 anos há uma epidemia ou pandemia de vírus, que sofrem mutações para pior. Eu enfrentei o H1N1 como secretário da Saúde e sei do que estou falando. Não se apavorem. O mundo não vai acabar. É preciso medidas que tenham razoabilidade sanitária efetiva, mas o que há no momento é uma espécie de histeria provocada por intensa atividade midiática e decisões e declarações erráticas de todo gênero.


Morreu o presidente do Santander Portugal. Ele estava com o coronavírus.

O presidente do Santander Portugal António Vieira Monteiro estava em quarentena e faleceu no hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois de ser infectado com o coronavírus.

Dica do editor - Saiba como ser atendido por IPE Saúde e IPE Prev

Os atendimentos presenciais do IPE Saúde e do IPE Prev estão suspensos por 120 dias no RS. Até lá, os beneficiários e associados devem fazer interação através dos sites:]

www.ipeprev.rs.gov.br 
www.ipesaude.rs.gov.br

General Augusto Heleno também está com coronavírus

O general Augusto Heleno, chefe do GSI, contraiu o coronavírus.

O general esteve nos EUA com Bolsonaro.

Eis os sexos e as idades dos novos oito casos de coronavírus verificados em Porto Alegre

Eis os sexos e as idades dos oito novos casos de coronavírus verificados ontem em Porto Alegre. Apenas dois casos são de idosos.

- Homem, 71 anos
- Mulher, 57 anos
- Mulher, 31 anos
- Homem, 37 anos
- Homem, 44 anos
- Mulher, 65 anos
- Mulher, 35 anos
- Mulher, 53 anos

Com esses, são 16 caos na Capital e, no total, 19 casos já diagnosticados no Estado para o novo vírus. Os casos foram identificados em residentes de Campo Bom (1), Caxias do Sul (2) e 16 na capital.

Barril de petróleo cai para US$ 25 nos EUA, menor nível desde 2003

As cotações de petróleo prosseguem em queda nesta quarta-feira de manhã e o barril de referência nos Estados Unidos, o WTI, registrou o menor preço em 17 anos,

Às 8h26 (horário de Brasília, o petróleo Brent, Mar do Norte, recuava 1,05 dólar, em Londres, ou 3,65%, negociado a US$ 27,68 por barril. Já o petróleo dos Estados Unidos caía 1,61 dólar, ou 5,97%, a US$ 25,34 por barril.

Mais cedo, o Brent tocou o menor nível desde o início de 2016, a US$ 27,56, enquanto o WTI chegou a tocar US$ 25,06, menor nível desde o fim de abril de 2003, segundo a Reuters.

A última vez em que o petróleo nos EUA chegou a esse nível foi quando os Estados Unidos invadiram o Iraque.

Dica do editor - Brasil já é o segundo País do mundo que mais fala do coronavírus no Twitter

Até ontem a noite, o mundo havia produzido 14,1 milhões de tweets sobre o coronavírus, cerca de 600 mil a menos que na segunda-feira. O Brasil saiu da 3ª para a 2ª posição entre os países que mais falam da pandemia nessa rede social. Foram 641 mil posts contra 2,2 milhões nos EUA e 579 mil do Reino Unido. Também até as 18h, dentre os 378 mil artigos produzidos por sites de notícia e veículos alternativos no mundo, 67% (na 2ª feira, a taxa foi de 70%) foram dedicados à pandemia.No Brasil, houve um acréscimo de 5 pontos percentuais, saindo de 42% na 2ª feira para 47% até as 18h de 3ª feira.No mundo, o texto que mais obteve interações saiu no site da NBC com o anúncio de novos incentivos do governo norte-americano para estimular a economia. Alcançou 1,36 milhão de interações. No Brasil o artigo que mais chamou atenção nessa 3ª feira foi o texto da primeira morte no Brasil (222 mil interações) do UOL.

Bolsonaro diz que fechou a fronteira porque a ditadura não sabe tratar do caso do coronavírus

O presidente Bolsonaro usou seu Twitter para justificar o fechamento da fronteira com a Venezuela:

- O governo ditatorial de Maduro não consegue combater o vírus e por isto fechamos a fronteira, menos para o trânsito de mercadorias.

A Venezuela pediu, ontem, US$ 5 bilhões ao FMI, mas o pedido foi rejeitado. O dinheiro seria usado para combater o coronavírus.

A Venezuela tem apenas 36 casos registrados, segundo mapa da John Hopkins University. CLIQUE AQUI para examinar a situação on line de todos os Países.

Osmar Terra diz que há exagero nas reportagens e nas medidas de restrição

Médico, secretário gaúcho da Saúde por duas vezes, ministro por duas vezes, o deputado federal Osmar Terra acha que há exagero no noticiário e nas medidas de prevenção no caso do coronavírus:

- A gripe suína, H1N1, matou 2 pessoas a cada dia no Brasil em 2019. Este número deve ser maior que as mortes que acontecerão pelo coronavírus aqui. E não se parou o país  nem se destruiu a economia, como está acontecendo agora. É o fato e a versão do fato!.

A atividade econômica já está gravemente afetada, sobretudo nas áreas de serviço e comércio, mas que terá desdobramentos cruéis também nas operações da indústria, produzindo inevitavelmente desemprego em massa e redução drástica de renda, portanto de poder de compra.

Ministro Celso de Mello, STF, está internado com infecção em SP

O ministro Celso de Mello, STF, decano da Corte, 74 anos, foi internado ontem com infecção. Ele está em SP. Sua assessoria no STF diz que o caso não tem nada a ver com coronavírus.

Há controvérsias.

O ministro fez cirurgia no quadril, dia 22 de janeiro e está de licença médica até o dia 30 de março.

Chove em todo o RS. A temperatura será muito amena, hoje.

Porto Alegre, 8h40min, 22 graus

Chove desde ontem no Rio Grande do Sul. O Estado registras uma quarta-feira de instabilidade.

Em Porto Alegre, nuvens negras cobrem o céu e a chuva é intermitente. De acordo com a MetSul Meteorologia, pode haver chuva forte em diversas localidades.

Da tarde para a noite, o tempo começa a apresentar melhoria gradual. O dia será de temperatura muito amena.

A temperatura mínima na Capital é de 21°C, e a máxima será de 28°C.
Saiu o resultado do segundo exame feito por Bolsonaro e ele acusou negativo.

O presidente está livre da doença.

Brasil, 320 casos; RS, 19; Porto Alegre, 16.

O ministério da Saúde confirmou, esta manhã, que já são 320 o número de doentes infectados por coronavírus no Brasil. A Fio Cruz diz que até o final da semana que vem serão 4.790.

Em Porto Alegre são 16.

O total do RS é de 19.

O Paraná registra 12 casos, segundo informação de hoje do jornal Gazeta do Povo. CLIQUE AQUI para ler.

No mundo, são 200 mil e 8 mil mortos.

Marchezan Júnior manda fechar shopping centers e reduz capacidade de bares e restaurantes

O prefeito Marchezan Júnior decretou estado de emergência em Porto Alegre e decretou uma série de medidas de restrições à circulação de pessoas na Capital.

Segundo Marchezan, a decisão foi tomada a partir de evidências e recomendações do Ministério da Saúde. No dia 5 de março, o prefeito já havia apresentado o Plano Municipal de Contingência para o Novo Coronavírus, com estratégias de prevenção e enfrentamento ao vírus. Ao longo das semanas, a prefeitura emitirá novas orientações e diretrizes para o combate ao coronavírus na Capital.

As duas mais importantes:

Shoppings fecham:
Os shopping centers fecharão por 30 dias a partir de 19 março, à exceção de farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde, supermercados, restaurantes e locais de alimentação nestes estabelecidos, bem como espaços de circulação para acesso aos mesmos.

Bares e restaurantes:
A frequência deverá ficar limitada a 50% das vagas, também por 30 dias.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/