Morreu em Porto Alegre o médico Ivo Nesralla

Morreu, hoje de manhã, Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento, o médico gaúcho Ivo Abrahão Nesralla, às 10h30 da manhã desta quarta-feira, em decorrência de uma parada cardíaca. Aos 82 anos, ele estava em casa, foi socorrido pela família e pelo SAMU, que conduziu o cirurgião cardiovascular até a Emergência do Hospital Moinhos de Vento.

Dr. Ivo Nesralla foi o pioneiro em vários procedimentos cardiológicos e tem mais de mais de 45 mil cirurgias do coração e dos grandes vasos no currículo. Em 1970, fez a primeira operação de ponte de safena no estado, que foi também uma das primeiras no Brasil. Em 1973, empregou pela primeira vez no país a técnica da hipotermia profunda para cirurgias cardíacas. Em 1984, realizou o primeiro transplante de coração no Rio Grande do Sul. Em 1999, implantou o primeiro coração artificial na América Latina. No ano 2000, realizou a primeira cirurgia robótica cardíaca da América Latina. 

O cirurgião cardiovascular deixa a mulher, Paulita, os filhos Ivo, Carlos e Paula, também cirurgiã cardíaca, e netos.

9 comentários:

  1. Uma pena, era daquelas pessoas indispensaveis.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Ivo Nesralla foi um grande cidadão. Fez muito pela medicina e pelo Estado. Que seu trabalho siga de exemplo as novas gerações de médicos. Meus sentimentos a família.

    ResponderExcluir
  3. Políbio, estranho que a família o tenha levado para a emergência do Moinhos e não para o Instituto de Cardiologia que, como o nome diz, é super especializado em síncopes da espécie, e onde ele trabalhou a vida toda.

    ResponderExcluir
  4. Ele com certeza será bem acolhido no mundo espiritual. Trajetória do bem, a familia deve se orgulhar do grande homem que foi.

    ResponderExcluir
  5. QUE DEUS O GUARDE E PROTEJA.

    ResponderExcluir
  6. Sinceros sentimentos aos familiares...

    ResponderExcluir
  7. Grande perda. Estou triste e chocada.

    ResponderExcluir
  8. Contribuiu muito para a medicina brasileira. Verdadeiro pioneiro.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/