Artigo, Hélio Beltrão - Um tiro no nosso pé: agora, o STF agora também faz política industrial

A ilustração é escolha do editor deste blog. 

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin de suspender a redução das tarifas de importação para revólveres e pistolas, redução esta que havia sido anunciada dias antes pelo governo federal, é simbólica de como o protecionismo — o favoritismo a empresários específicos— segue forte no Brasil.

Neste caso específico, o próprio Fachin fez questão de deixar cristalino que a suspensão da redução da tarifa de importação foi realmente para proteger a indústria nacional. Disse ele:

É inegável que, ao permitir a redução do custo de importação de pistolas e revólveres, o incentivo fiscal contribui para a composição dos preços das armas importadas e, por conseguinte, perda automática de competitividade da indústria nacional; o que afronta o mercado interno, considerado patrimônio nacional.

Ele foi tão explícito em seu corporativismo, que quase chega a ser respeitável em sua franqueza.

CLIQUE AQUI para ler mais.

11 comentários:

  1. Inacreditável. Até quando toleraremos o STF?

    ResponderExcluir
  2. Enquanto formos omissos. Eles avançarão. Cadê o Senado? Cadê o povo? Somente o povo poderá mudar esse vergonhoso quadro no STF. O poder emana do povo. Acorda Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Quanto vale esta decisão do Fachin para a Taurus???? Quanto a Taurus pagaria a ele para ficar como DONA DE UM MONOPÓLIO, quanto?????

    ResponderExcluir
  4. Pelo amor Deus STF se mete em tudo. Até quando?

    ResponderExcluir

  5. Não tá na hora dos ministros do STF retornarem pro tribunal e deixar as decisões do país pras autoridades que tem o voto popular?

    ResponderExcluir
  6. O Brasil só tinha "carroças" até que o Collor liberou as importações de carros importados e todos ganharam ... foi igual com a famosa lei da Informática - que visava proteger uma industria que nunca evoluiu. Protecionismo da industria nacional tem efeito conhecido - só fabricam porcaria e é ruim para todos...

    ResponderExcluir


  7. Se bem que não acreditamos que ele está preocupado com a indústria nacional, mas em dificultar que a população adquire armas.

    ResponderExcluir
  8. O legal das "COMUNIDADES", é que o chefão manda vir um bi-trem de .50 e AK 47 para se armar, não paga imposto nenhum e, fica por isso mesmo !
    Os assaltantes "bonzinhos", que agiram em Criciúma, que o digam........

    ResponderExcluir
  9. Eu estou em dúvida. Afinal o povo deu 58 milhões de votos, foi para o candidato Bolsonaro ou para os MINISTRO DO STF...???

    Pq quem está administrando o Brasil são os ministros do supremo. Nada que o presidente decida, esses ministros aceitam. Afinal eles são PODER EXECUTIVO OU JUDICIAL....??????????????????????

    ResponderExcluir
  10. Vcs já perceberam que quando recebem pedidos de parlamentares esquerdistas, o STF imediatamente julga, com decisões e 99% favoráveis aos que só querem criar o caos e atrasar o país? Enquanto isso, há processos parados, esperando julgamento há mais de 20 anos?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/