As chaves do Pix são uma combinação para que o cliente – pessoa física ou jurídica – possa pagar e receber dinheiro em até dez segundos. A chave é composta por uma das três informações, número de celular, e-mail ou CPF/CNPJ, que o correntista deverá digitar para fazer as transações.
Caso o cliente não queira cadastrar o celular, o e-mail, o CPF ou o CNPJ, pode pedir ao banco um EVP (sequência de 32 dígitos) como chave do Pix. Essa chave serve como apelido para identificar as contas do novo sistema de pagamentos.
Dinheiro que muitas vezes não fluia em função das tarifas imorais cobradas pelos bancos (inclusive estatais) vai correr por esse novo encanamento. Resta saber se não virão taxas bancárias espertas ou até imposto sobre essa movimentação financeira cavalar - vai crescer o olho. Minha esperança ainda são as fintechs.
ResponderExcluirO PIX, poucos entenderam porque foi criado, primeiro quem entrar, será monitorado pelo BC, em todas as suas movimentações financeiras, não vai dar mais esquentar dinheiro, e será possivelmente o controle total das contas de pessoas físicas e jurídicas, e com o tempo vira um pequeno imposto sobre estas movimentações. Mas não resta duvida que foi um avanço.
ResponderExcluirNum país muito seguro, como o nosso, e com um sistema judicial bastante preocupado com criminosos, o PIX será um sucesso para latrocidas (criminosos que roubam e matam).
ResponderExcluir11.22 e 19.14 com toda a razão
ResponderExcluirGoverno queria CPMF e não conseguiu. Vai de PIX pra controlar a vida financeira dos brasileiros.
Como não deu pra criar o imposto digital. A cobrança vai ser via imposto de renda. Pra quem gastar mais do que declara. O custo deste PIX vai ter que ser recuperado.
E vai ser uma festa pra quem fazia "saidinha de banco". Basta pegar qualquer um em qualquer lugar.
O que está por trás do PIX que ainda não foi dito?
ResponderExcluirPorque os bancos estão sugerindo que seus clientes usem o PIX, já que eles vão perder receita e a infraestrutura do banco continuará sendo usada?
Tem algo estranho no ar.