Artigo, Antonio Brito, Poder360 - Quando centro político vai deixar de ser ‘acidente geométrico

- O autor é ex-governador do RS. Ele vive e trabalha nos EUA.

Sérgio Abranches, a quem devemos algumas contribuições definitivas para o entendimento do Brasil, está lançando nesta semana uma obra de leitura obrigatória. “O tempo dos governantes incidentais” percorre com profundidade e didatismo esta sensação comum a todos nós de vivermos em “tempos líquidos”, como sintetizado por Zygmunt Bauman, recentemente falecido: a falta de certezas, a crise em convicções que portamos por décadas, a mudança de endereço da política para o mundo digital, enfim a percepção que estamos percorrendo uma estrada agitada sem ideia de onde ela nos levará ou, como diz Abranches, “aflições da adolescência” diante de tantas transformações.

Uma provocação do livro deveria merecer particular atenção dos que pensam ou tentam organizar um futuro melhor para o Brasil. Abranches faz, entre tantas, uma reflexão essencial sobre o papel do chamado centro político, figura tão citada quanto inexistente na atualidade brasileira:

CLIQUE AQUI para ler mais.

8 comentários:

  1. Excelente Governador.Precisava de mais quatros anos para alavancar o RS.Mas os provincianos e esquerdalhas elegeram Olivio Dutra.O Estado parou no tempo e voltamos décadas no tempo.Com Brito era empresas tipo a GM,Ford,CRT privatizada onde todos puderam ter seu celular telefone fixo que antes custava o preço de um carro popular. Com Olivio,carroças nas ruas,barracas de índios caigangues,bandeira de Cuba no Palácio...quatros anos jogado fora,devido a mentalidade tacanha do povinho gaúcho. Depois o que veio a gente sabe como foi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele perdeu pois cercou caxias de pedágios. Ali ele selou a derrota, toda a serra ficou assombrada com a voracidade das taxas.

      Excluir
  2. O Sr. Antônio Brito, não pode nem opinar, já fez seu pé de meia na política aqui no Brasil, foi embora porque? Quando foi para redemocratizar o país, mataram Tranquedo Neves, o establishment se não entra quem eles querem o matam ou não deixam governar.

    ResponderExcluir
  3. Quero que esse traidor foda-se! Fora do Rio Grande, URUBU!

    ResponderExcluir
  4. Não morreu ainda esse sem vergonha, descarado?

    ResponderExcluir
  5. Chega de isentoes. Ou vc toma postura ou vc fica nessa lenga lenga da prudência e sofisticação

    ResponderExcluir
  6. Ué? Apareceu o cara dos pedágios. Será que tá terminando a grana.

    ResponderExcluir
  7. ESSE BAITOLA, QUE SE ESCAFEDEU NOS EUA, JORNALISTA DE DEFUNTO, GOSTA DE FALAR DIFÍCIL COMO A TUCANA FABIANA IEDA CRUSIUS!

    É FANÁTICO PELO CENTRO, POIS É O TÍPICO ISENTÃO. PMDEBOSTA TIPICO!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/