Só 5 Estados crescerão no ano que vem. Economia do RS recuará 7,3%.

Apenas Estados do Brasil devem terminar 2021 com o PIB maior do que o de antes da pandemia, em 2019. Eles terão o desempenho puxado principalmente por produção agrícola e mineral.

O estudo, da Tendências Consultoria Integrada, foi divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Devem terminar 2021 mais ricos que em 2019: Mato Grosso do Sul (2,7%), Pará (1,5%), Mato Grosso (1,4%), Goiás (0,5%), Rio de Janeiro (0,5%).

Os demais Estados devem ter desempenho negativo no período. O casos mais graves seriam os de Ceará (-8,9%), Sergipe (-7,8%) e Rio Grande do Sul (-7,3%).

Nenhuma das regiões do país deverá ter nível econômico semelhante ao pré-pandemia, segundo o estudo divulgado pelo jornal.

A expectativa é que a média do país seja de -4,2%. O desempenho esperado nas regiões é:

Norte: -2,9%
Nordeste: -5,0%
Centro-Oeste: -2,1%
Sudeste: -4,1%
Sul: -4,9%

16 comentários:

  1. Só no ano passado, o RS perdeu R$ 60 bilhões limpos ou mais pra brazilia, como pode ser conferido na tabela dos 44min desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pqLvbv8Nqhw

    ResponderExcluir
  2. RS não quer crescer, pois se crescesse alguns feudos sumiriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já cresce meu filho. Muito mais do que o Brasil.

      Excluir
  3. Mal administrado, mal gerido. Bando de incompetentes. Chamem Antonio Brito. Este sim faz e atrai investimentos. Não manda montadora embora, mercado Livre. E ainda privatiza estes elefantes branco cheio de CCs e apadrinhados políticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brito colocaria pedágios a 60 reais para automóveis, ida e volta, nos arredores de cidades grandes.
      Depois iria para Miami e ou portugual repousar o sono da beleza dos 30 pau de aposentadoria fixa e vitalícia.

      Excluir
  4. Se Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso vão crescer, porque a região Centro-Oeste vai cair? Esse estudo está meio dilmês...

    ResponderExcluir
  5. Devem terminar 2021 mais ricos que em 2019: Mato Grosso do Sul (2,7%), Pará (1,5%), Mato Grosso (1,4%), Goiás (0,5%)

    é a prova de que viramos um país com economia de matriz primária...

    sobrevivemos, literalmente, de grãos...

    e ainda tem gente que comemora...

    é muito pogreço...

    nao vejo a hora de construir meu novo computador com graos de soja ou um processador de carne bovina...

    ResponderExcluir
  6. Mal administrado, mal gerido. Bando de incompetentes. Chamem Antonio Brito.

    Tu deve ser um fedelho que nem era nascido na época do Britto.

    Britto não era nenhum "ANCAP", era esquerda como os outros.

    ResponderExcluir
  7. Um estado que não atrai investimentos, mas prefere criar embaraços para recebê-los continuará na pindaíba! E a tendência é piorar com o aumento de impostos da reforma leite.

    ResponderExcluir
  8. O RS perdeu o bonde da história. Já teve excelência no que concerne à capacidade intelectual num passado não muito remoto, o que poderia ter despontado como líder em desenvolvimento de novas tecnologias e gerado indústrias de ponta que, certamente, trariam grande valor agregado a seus produtos. Infelizmente hoje tem que se limitar aos despreparados vítimas da escola paulofreiriana, que pouco têm para acrescentar a este quesito. Para agravar o quadro, para o próximo ano já está previsto uma forte "la ninã", que trará, como consequência, mais uma seca severa.
    Se a coisa está difícil, pior poderá ficar, a se confirmar está previsão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O RS perdeu o bonde da história. Já teve excelência no que concerne à capacidade intelectual num passado não muito remoto, o que poderia ter despontado como líder em desenvolvimento de novas tecnologias e gerado indústrias de ponta que, certamente, trariam grande valor agregado a seus produtos.

      Quanta asneira...

      Nós ainda temos, assista esse vídeo à altura de 1:05min:https://www.youtube.com/watch?v=pqLvbv8Nqhw

      O RS pode ter perdido o bonde quando quando não caiu fora dessa federação que só lhe suga... mas ainda pode tomar o bonde certo. O Sul é o nosso Pais!

      Excluir
    2. Asneira é querer separar o RS do restante do país.

      Excluir
  9. Então está na hora desse Governador tirar a bunda da cadeira e desenvolver o RS. Essa foi a sugestão dele ao Sartóri que aliás também nada fez para desenvolver o RS. Sartóri vivia com o pires em Brasília buscando dinheiro. Eduardo Leite nem precisou ir, o Presidente Jair Bolsonaro mandou rios de dinheiro em função da Pandemia. Fez o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sartóri vivia com o pires em Brasília buscando dinheiro. Eduardo Leite nem precisou ir, o Presidente Jair Bolsonaro mandou rios de dinheiro em função da Pandemia. Fez o quê?

      O RS continua mendigando o PRÓPRIO DINHEIRO em brasilia, como sempre fez. Assista o video das 9:53.

      Excluir
  10. Até o Pará vai crescer mais do que o RS. Que retrocesso, que atraso. Na Educação éramos os primeiros, agora estamos atrás até de Pernambuco. Fundo do poço e o Eduardo Leite ainda fala em aumentar Impostos. Impeachment seria o ideal. Chega de atraso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o Pará vai crescer mais do que o RS. Que retrocesso, que atraso. Na Educação éramos os primeiros, agora estamos atrás até de Pernambuco. Fundo do poço e o Eduardo Leite ainda fala em aumentar Impostos. Impeachment seria o ideal. Chega de atraso.

      Tu és um ignorante que não entende é nada de economia e não tem noção de números. Mesmo sendo explorado pelo governo federal o RS sempre cresce acima da média nacional (vários estados recebem dinheiro gaúcho repassado pelo governo federal).

      Excluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/