Gilmar Mendes acovarda-se e se cala depois de nota dos generais

Depois de passar dois dias seguidos atacando os militares por conta do combate que o governo federal empreende contra o vírus chinês, o ministro Gilmar Mendes, STF, entrou no modo silencioso, acovardado diante da reação da caserna.

Ontem, os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica bateram forte, tudo em nota oficial (ao lado).

O ministro pode ter calado com medo da chegada de um cabo e de um soldado.

No sábado e no domingo, Gilmar Mendes acusou os militares de "aliados do governo na prática de genocídio", tudo por conta do combate ao vírus chinês.

O ministro e seus colegas do STF, como se sabe, proibiram o governo federal de estabelecer políticas públicas e de administrar a pandemia, atribuindo estas funções aos governadores e prefeitos.

O ministro Gilmar Mendes falou sábado no instituto da família, SP, e depois foi para Portugal. O jornal Valor, também chamado de Pravda no mercado, traz reportagem da jornalista lulopetista Maria Fernandes, dando sua versão (boatos entre eles) sobre a crise. CLIQUE AQUI para ler. Vale a pena examinar o que pensa o lulopetismo e os setores fisiológicos da política sobre o caso.

48 comentários:

  1. O jornalista Fernando mitre da band passou pano para o gilmar. O antagonista passou pano o gilmar. A mídia militante passou pano para o gilmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto se cala, que hoje soltou nova nota reiterando tudo o que dissera na sua "live" de sábado!
      Beiçola é um cafajeste, mas nessa, não deixa de estar certíssimo, aliás, volta e meio ele tem lampejos de discernimento como nos casos em que lulladrao, no escritório do Jim das Selvas Jobim tentou coopta-lo no Mensalão ou quando depôs, o ainda não empossado chefe da casa civil da DilmANTA, o Cachaceiro que havia recebido um "papel" através do Bessias, dando -lhe plenos poderes, em caso de precisão.

      Excluir
    2. Mas nós não passamos. Será que está corte suporta uma investigação seria? Suporta ser contra cada com a verdade de suas manifestações rasteiras? Não aceito um componente do STF me chamar de nazista pois apoio Bolsonaro. Não aceito qualquer u. Deles chamar de genocida o governo que apoio e jamais apoiaria se o fosse. A frase do seu gol.ar Mendes e uma ofensa a milhões de brasileiros e se ele não sabe pedir desculpas pela asneira que falou não pode esperar respeito de ninguém.

      Excluir
  2. Generais, se aceitarem esse desaforo sem punição ao GM, fariam melhor se abandonassem de vez a farda.
    O que ficará registrado é a opinião do GM, dedmoralizou as FF AA.

    ResponderExcluir
  3. GILMAR MENDES ELE É O PANO DE CHÃO. NÃO TEM NADA DE PASSAR O PANO. SÓ SE FOR NO PISO DO STF.
    MAS TÁ NA CARA QUE ESSES GAVETEIROS QUEREM TIRAR O CORPO FÓRA PQ O Q ELES FIZERAM PASSANDO O CONTROLE DA COVID19 P ESTADOS E MUNICÍPIOS DEU MUITO ERRADO.
    E AGORA O MINISTRO DA DEFESA TEM Q ENTREGAR NA PGR P PROCESSAR ESSE GAVETEIRO. PEDE P ESSE BOCA DE SAPO PEDIR AJUDA P O JACOB BARATA.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil deveria segyir o exemplo do Peru. Fira disso não há salvação.

    ResponderExcluir
  5. O porta voz de todas as Orcrins e moleque de recados do beicola, o Lacaio Azevedo, publicou a defesa do supremo bandido da república, como artigo seu fosse.
    Zeno

    ResponderExcluir


  6. O Ministro passou o recado que a Sociedade tá vendo que o desastre na saúde é iminente.

    ResponderExcluir
  7. Esse Ministro Gilmar solta bandidos e culpa os outros pelos seus atos. Esses ladrões da Republica têm que ser presos e seus bens confiscados e os dinheiros e bens internacionais recuperados: vai ajudar demasiadamente a todos os brasileiros.
    Avisem e representem ao máximo nos tribunais internacionais e aos países e organizações com os quais temos acordos para que saibam, antecipadamente, as causas das consequências que virão.

    ResponderExcluir
  8. GM não tem medo desses fardados!
    O que pode lhe acontecer?
    Se, eu disse se, o parceiro do Tofoli: Aras o denunciar.. .seus pares no STF o acobertam!
    Se, se o condenarem a uma alguma pena, será MULTA...e ele pagara com o seu o meu o NOSSO dinheiro!

    ResponderExcluir
  9. E o Toffoli, já esqueceram? Conveniente essa briga.

    ResponderExcluir

  10. O medo de serem alvo de investigação por genocídio de povos indígenas foi o que provocou a reação do Ministério da Defesa e dos comandantes das três Forças às declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

    ResponderExcluir
  11. Se os militares não querem o ônus das críticas, que saiam deste governo horroroso, voltem para os quartéis e deixem quem entende cuidar do País. Enquanto estiverem nas suas sinecuras, vão ter que pagar a conta. São sócios de Bolsonaro na desgraça que se abateu sobre o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu achas que os generais mercenários vai abrir mão dos seus 30 mil reais mensais, que o governo do Bozo lhes proporciona??? Milicos também gostam de dinheiro e por este salário aguentarão tudo que for desaforo.
      Não se fazem mais generais como os de antigamente!!!

      Excluir
  12. OLAVO JÁ SABI! SÓ NÓS O ÚLTIMO A SABER.

    É, O RICARDÃO TOMOU CONTA,EXPULSOU O DONO DO PATRIMONIO,O BRASIL, QUE NADA FAZ.

    A DECEPÇÃO COM O "MODO EUNUCO" DAS NOSSAS FORÇAS DE DEFESA ATÉ QUANDO ATACADAS E OFENDIDAS É GRANDE.

    SE NÃO DEFENDEM A SI PROPRIO QUANDO ATACADAS ENTÃO O QUE PODEMOS ESPERAR ?

    PODEMOS PENSAR QUE FORAM COMPRADAS POR LULA E SUA "EQUIPE" A MAIS TEMPO E AGORA É QUE FICAMOS SABENDO COM CERTEZA.

    SÓ NÓS, PORQUE OLAVO JÁ SABIA E NOS ALERTAVA NO MINIMO HA 20 ANOS!

    NÃO HÁ OUTRA INTERPRETAÇÃO,PELA REAÇÃO PIFIA INCOLOR INODORA E INSÍPIDA .

    OS MAUS DOMINANDO COMPLETAMENTE.
    ---------------------------------------------

    PARECE O SUJEITO QUE CHEGOU EM CASA E ENCONTROU O RICARDÃO NA CAMA COM A MULHER:

    SENTOU-SE NA PONTA DA CAMA,PUXOU DO REVOLVER,APONTOU PARA O INTRUSO E DISSE:

    -TENS 24 HORAS PARA SAIR DAÍ...

    ASSIM ESTAMOS, DANDO 24 HORAS OU MAIS AOS BANDIDOS E O JIPE LÁ, PARADO.

    ResponderExcluir
  13. UM GENERAL DIZENDO A OUTRO:

    -TEMOS DE HONRAR A FARDA!

    resposta do outro:

    -LEMBRA que ISTO NÃO É FARDA,PATETA, É FANTASIA!

    ResponderExcluir
  14. GENERAIS QI 50! Militares nunca mais! #OlavoTemRazao

    ResponderExcluir
  15. Menos caro Polibio, Gilmar simplesmente quer 'abrir os olhos' os militares.

    ResponderExcluir
  16. Isso é típico dos frouxos e fanfarrãos !

    ResponderExcluir
  17. Imagina o rastro de freios na cueca ! Humm!!!

    ResponderExcluir
  18. Ao contrário, GM, reafirmou a critica.

    ResponderExcluir
  19. Carlos Edison Domingues14 de julho de 2020 às 12:06

    Este ministro do S.T.F. não merece comentário. Carlos Edison Domingues

    ResponderExcluir
  20. Um militar da ativa como ministro interino efetivado ( outra coisa absurda) por um período enorme e que só tentou obrigar as pessoas a ignorarem a pandemia. Tentou os maquiar os dados e de bom, nada fez. O ministério da saúde não fez UMA campanha em TV aberta pedindo para usarem máscara, fazer distanciamento e orientando. NADA! Só faz comunicação de curados! Se o cara é da ativa e deixa indígenas sem assistência será que não causa um "mau estar" entre seus pares?

    ResponderExcluir
  21. A decisão do STF não transferiu o poder de decisão. O Brasil , é uma República Federativa. Cabe ao governo federal em conjunto com os Estados e Municípios combater a pandemia. bolsonaro (é gripezinha") ignorou completamente. Basta dizer que passados dois meses estamos sem Ministro da Saúde. Militares, que nem médicos são, ocupam os cargos principais do ministério.

    ResponderExcluir
  22. Como disse o Reinaldo Azevedo, o Gilmar Mendes merece uma medalha pelo comentário.

    ResponderExcluir
  23. Apesar de tudo, o Ministro deu uma bola dentro. Garanto que é o sentimento da maioria da população. Resultado do pior governo da História.

    ResponderExcluir
  24. Esses generais que se envolvem com política partidária em troca de uma gratificação para exercer cargos no governo envergonham a nobre instituição do exército

    ResponderExcluir
  25. Sem entrar no mérito da discussão, creio que se as forças armadas não querem ver o seu nome associado a eventuais insucessos políticos, não devem participar da política.

    ResponderExcluir
  26. O oresidente do supremo é deletado em caso de propina pela Odebrecht; tem esposa advogando onde não deve;outro virá vítima, i castigados, delegado, julga 3 setenciara numa clara agressão ao direito; outro me.bro do STF chama seguidores de Bolsonaro de nazistas e indiretamente chama o presidente do mesmo , carne Lucia chama desgoverno e por fim o tradicional gilmar mendes fala uma asneira sem tamanho , de maneira irrwspk sabe o sobre o exército chamado de associado a um governo genocida. Como confiar besta suprema corte? Postura de pessoas sem qualificação para o cargo. Pior composição de um STF que eu já vi em toda minha existência. Os seus membros.nao são guardiões da constituição. Triste para o país. São.milutabfes contra os conservadores W o governo. Se faz necessário.pkstura deles. Como cidadãos põem não gostar do governo mas pelo cargo que ocupam jamais poderiam estar dando tá te entrevistas que perturbam a ordem é gera mais desconfiança na justiça brasileira. O STF vem contribuído e muito para os cidadãos não acreditar em na justiça brasileira

    ResponderExcluir
  27. Realmente é inacreditável o Ministério da Saúde ficar sem um Ministro da área médica na maior pandemia mundial, é como um avião ficar sem piloto em pleno vôo, com tempestade ainda por cima.

    ResponderExcluir
  28. mas a representaçao tem de seguir...

    as FFAA nao podem amarelar...

    tem de dar seguimento a representação na PGR e levar ate o fim esse caso desse senhor, que ja deveria ter sido ejetado daquela poltrona faz tempo...

    acha-se ali um imperador, e faz da poltrona PUBLICA amarela o seu trono privado...

    ResponderExcluir
  29. Só precisamos saber se os militares estão a favor da decência , da honestidade, de um Brasil melhor e para ser lembrado como o marco que encerrou 520 anos de atraso cultural e moral além de ter hombridade contra o mal, ou vão se submeter definitivamente a bandidos quadrilheiros vermelhos que querem completar a destruição do exército que iniciaram com FHC, querem meros guardinhas de esquina para implantar seu c@nalha plano de poder e definitivamente nos transformar em uma "Plantation" chinesa.

    ResponderExcluir
  30. Gilmar diz o que o óbvio ululante, em benefício das forças próprias armadas, que deveriam se retirar desse governo que naufraga, basta o Datafolha fazer uma pesquisa popular. A Covid 19 era a maior questão de segurança nacional de toda a história do Brasil, que deve chegar a mais de 100 mil mortes até o final do ano, e o governo é o maior governo militar da história. O julgamento da história será muito duro, que as forças armadas se retirem desse titanic.

    ResponderExcluir
  31. Infelizmente a imagem de nossas Forças Armadas, o Exército Brasileiro, particularmente, está inexorávelmente gravada em mais uma página negra da nossa história... A verdade é esta .. tudo o mais é sofisma!!!

    ResponderExcluir
  32. Para milhões de brasileiro o STF é o primeiro responsável.pelas mortes na pandemia pois iniciou o caos ao colocar o governo federal como mero distribuidor de recursos , o que está sendo feito com eficiência. OS roubos ocorridos por governadores e prefeitos foram. consequencias

    ResponderExcluir
  33. Perguntar não ofende: Não foi o próprio ministro da defesa que sobrevoou a área em que manifestantes pediam fechamento do congresso e do STF?

    ResponderExcluir
  34. Pergunto o exercito aceita a nomeação de um advogado para comandar ?

    ResponderExcluir
  35. Vox Populi: 82% rejeitam Pazuello no Ministério da Saúde:

    14 julho, 2020 - DCM

    O povo brasileiro rejeita a permanência do General Eduardo Pazuello à frente do Ministério da Saúde, porque considera a presença do militar uma solução ruim enquanto o país enfrenta a pandemia do Covid-19. Pesquisa do Vox Populi, encomendada pelo PT e apresentada à legenda pelo sociólogo Marcos Coimbra, revela que 82% da sociedade brasileira consideram ruim a permanência do militar e não de um médico no comando do ministério. Só 15% consideram Pazuello à altura da tarefa de lidar com a crise sanitária.

    No último sábado, 11 de julho, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, criticou a presença de militares em postos de comando no Ministério da Saúde, considerando inadequada a opção de militarizar o órgão, quando o mais adequado seria a condução da pasta com especialistas em saúde pública. Segundo o magistrado, o Exército estaria se associando a um “genocídio” ao conduzir de maneira incompetente o Ministério da Saúde, sob o comando do general Eduardo Pazuello.

    O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, anunciou que pretende pedir providências ao procurador-geral da República, Augusto Aras, contra as declarações do ministro. Agora pela manhã, Gilmar reiterou as críticas: “Apenas refutei e novamente refuto a decisão de se recrutarem militares para a formulação e execução de uma política de saúde que não tem se mostrado eficaz para evitar a morte de milhares de brasileiros”.

    Isolamento é sabotado
    De acordo com a Vox Populi, 75% dos entrevistados apontam que a situação da epidemia no Brasil estaria melhor se o presidente Jair Bolsonaro tivesse apoiado o isolamento social desde o início em vez de incentivar as pessoas a saírem de casa. Ele tem sabotado todas as medidas sanitárias recomendadas inclusive pelo Ministério da Saúde. Sua conduta irresponsável e imprudente, participando de manifestações e desprezando medidas de contenção da doença, é condenada por 4 em cada 5 brasileiros. A maioria avalia que o presidente despreza a saúde da população e sabota o combate ao Covid-19....

    ResponderExcluir
  36. Militares querem Pazuello na reserva ou fora da Saúde, diz jornal:

    Brasil 13.07.20 - O Antagonista

    O incômodo nas Forças Armadas com as críticas de Gilmar Mendes não significa que os militares estejam confortáveis com a presença do general Eduardo Pazuello no comando do Ministério da Saúde, diz o Estadão.

    Segundo o jornal paulistano, o ministro tem sido orientado a ir para a reserva caso queira continuar como interino na pasta da Saúde –ou deixar o cargo se a opção for permanecer como militar da ativa. A mesma recomendação foi feita ao general Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo.

    De acordo com o Estadão, os militares não querem misturar seu papel com o do governo e estão incomodados com a extensão da permanência de Pazuello na pasta da Saúde, que completa 60 dias nesta terça (14).

    Inicialmente, esperava-se que Jair Bolsonaro nomeasse rapidamente o substituto de Nelson Teich. Mas não há nenhum movimento do presidente em busca de um novo nome, embora ele já tenha dito que não irá manter Pazuello na chefia do ministério.

    Segundo os números oficiais da pasta da Saúde, o Brasil acumula mais de 1,88 milhão de casos e mais de 72 mil mortos pela Covid-19,

    ResponderExcluir
  37. Discurso foi para que militares não se deixem usar pela política, diz Gilmar:

    Brasil 14.07.20 - O Antagonista

    Segundo o ministro Gilmar Mendes, o contexto em que criticou a presença de militares no governo é o de “colapso no sistema de saúde”.

    “Se o intuito é neutralizar o Ministério da Saúde para responsabilizar o Supremo por aquela decisão que fortaleceu os estados, que é o que o presidente sempre faz, isso é um problema e acaba sendo um ônus para as Forças Armadas, porque eles estão lá como oficiais da ativa”, disse hoje o ministro, em live.

    Gilmar tem sido criticado por ter dito, no sábado (11/6), que “o Exército está se associando a um genocídio”. Em resposta, o Ministério da Defesa chamou a declaração de Gilmar de “infundada, irresponsável e, sobretudo, leviana” e disse que vai acionar a PGR contra o ministro.

    O ministro divulgou uma nota hoje pela manhã dizendo que o governo está envolvendo os militares “para a formulação e execução de uma política de saúde que não tem se mostrado eficaz” para combater a pandemia de Covid-19.

    Hoje, em live no YouTube promovida pelo portal Jota, o ministro disse que seu “discurso é em defesa da institucionalidade das Forças Armadas, para que eles não se envolvam nos futriques tão normais da política cotidiana, para que não se deixem usar neste momento”.

    ResponderExcluir
  38. Medo de investigação por genocídio de indígenas levou militares a reagir contra Gilmar

    Do Estadão:
    O medo de serem alvo de investigação por genocídio de povos indígenas em razão da acusação de inação do governo federal diante da pandemia de covid-19 foi o que provocou a reação do Ministério da Defesa e dos comandantes das três Forças às declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O argumento dos generais é que qualquer leigo poderia usar o termo genocídio de maneira imprópria, mas o tipo penal na boca de um ministro tem um sentido preciso, que não pode ser ignorado. Daí o pedido para que a Procuradoria-Geral da República apure os fatos.
    https://www.diariodocentrod...

    ResponderExcluir
  39. Tá cheio de petistas mas forças armadas

    ResponderExcluir
  40. Os militares precisam entender que governo, executivo, é administração, pública.
    É gestão de políticas, públicas; e tem todo arcabouço jurídico no direito administrativo.
    Tudo voltado para o interesse público. Para o bem comum, para o bem do povo que é a finalidade da República.
    A finalidade da República não é as Forças Armadas, as Forças Armadas prestam serviço para a República.
    Nesse ambiente as críticas são necessárias e muito bem vindas para "rodar" o monitoramento,
    o controle das gestões públicas (que são seus atos administrativos).

    Dentro do quartel, talvez não tenha ninguém observando e criticando. Mas dentro do governo
    tem um país inteiro. Se não aceita, caia fora daí, e volte para o quartel.

    ResponderExcluir
  41. Os esquedopatas do STF falam tanto que as declarações do Bolsonaro são esdrúxulas, mas o beiçola não tem papas na língua e só fala bobagens.

    ResponderExcluir
  42. Eu votei em Bolsonaro.Não nos filhos dele ou nos militares.Os filhos eu sei que são seu apoio como familia e tambem sei que tentam atingi lo através deles.Eu conheci militares,antigos,intermediarios e atuais.Admirava os antigos,vi a transformação nos intermediarios e sei do que são feitos os atuais.Nós escolhemos Bolsonaro e isso não vai mudar,nós não mudamos.Os trairas foram ficando evidentes e foram ficando pelo caminho e foram engrossar as fileiras dos inimigos.Estamos fartos de malicia,mentira e joguinhos.E muitas vezes nos enganamos com quem achamos que está efetivamente do nosso lado.Mas isso o tempo e experiência nos mostrarão!

    ResponderExcluir
  43. Esse ministro pago a peso de ouro pelos contribuintes não tem o que fazer?

    ResponderExcluir
  44. O jornalista Políbio Braga pelo visto não leu a resposta de Gilmar Mendes ao chilique do ministro da Defesa. Reproduzo-a aabaixo, portanto.
    "Em manifestação recente, destaquei que as Forças Armadas estão, ainda que involuntariamente, sendo chamadas a cumprir missão avessa ao seu importante papel enquanto instituição permanente de Estado.
    Nenhum analista atento da situação atual do Brasil teria como deixar de se preocupar com o rumo das nossas políticas públicas de saúde. Estamos vivendo uma crise aguda no número de mortes pela COVID-19, que já somam mais de 72 mil. Em um contexto como esse, a substituição de técnicos por militares nos postos-chave do Ministério da Saúde deixa de ser um apelo à excepcionalidade e extrapola a missão institucional das Forças Armadas.
    Reforço, mais uma vez, que não atingi a honra do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica. Aliás, as duas últimas nem sequer foram por mim mencionadas. Apenas refutei e novamente refuto a decisão de se recrutarem militares para a formulação e execução de uma política de saúde que não tem se mostrado eficaz para evitar a morte de milhares de brasileiros."

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/