- O autor é cientista político com doutorado pela Universidade de São Paulo e professor da FGV. Este artigo é de 15 de fevereiro de 2017, mas o ambiente político atual é oportuno para replicá-lo, já que um ministro de Bolsonaro foi obrigado a renunciar por mentir sobre seu currículo.
A charge é de Latuff, 2017, publicada no blog O Vespeiro.
ALEXANDRE DE MORAES: ex-ministro da Justiça mentiu sobre pós-doutorado, além de ser acusado de plágio.
O ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer (PMDB) para ser juiz do Supremo Tribunal Federal, mentiu em seu Currículo Lattes. Lá afirmou ter cursado pós-doutorado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que fez doutorado. Também pesa contra Moraes uma acusação de plágio, embora esta seja um pouco mais branda: trata-se de copiar trechos de um livro sem dar a citação específica, apesar de ter colocado o livro copiado na bibliografia de seu trabalho. O problema do doutorado e pós-doutorado, no entanto, é inegável. Impossível cursar ambos ao mesmo tempo. A mentira é clara. Por que ela aconteceu ? Em poucas palavras, foi porque Moraes ficou ansioso demais para converter capital acadêmico em capital político, e assim ter mais credenciais para ser secretário de Justiça de São Paulo.
Antes de mais nada, justiça seja feita: Moraes está longe de ser o primeiro político a mentir sobre sua qualificação acadêmica. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), dizia ser doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Pretória, na África do Sul. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmava ser mestra e doutora em Economia pela Unicamp. A ministra Carmen Lúcia, do STF, dizia ter doutorado em Direito pela USP. Todos mentiram.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Tem um empresário em Porto Alegre, de uma gigantesca marca de baterias, que tem um certificado de engenheiro elétrico por uma universidade peruana...entregue pelo correio...
ResponderExcluirMas usava máscaras. 981.67.67.98
ExcluirNatural ...
ResponderExcluirMas então tá certo.
ResponderExcluirAlguém conhece algum político que já não tenha mentido ou que haverá de mentir?
Mal comparando,cabe aqui a famosa frase de Delfin Neto,a respeito de roubos e fraudes
"Nenhuma empresa brasileira resiste a uma devassa fiscal."
E assim também são os políticos.
Quando não mente na entrada,mente na saída.
E o tal inquérito dad fake news, cabe aí ou não?
ResponderExcluirNão deveriam se demitir???
ResponderExcluirOnde está a ética???
Não deveriam se demitir???
ResponderExcluirOnde está a ética???
NO BRASIL, mentir é OBRIGAÇÃO!
ResponderExcluirNO TEMPO DE HITLER ERA MAIS SEGURO
ResponderExcluirMORAES MENTE,ROUBA A VERDADE PARA SER NOMEADO MINISTRO DO STF, É FILME DE TERROR
O MESMO JUIZ
ACUSA,
INVESTIGA,
INVADE,
MANDA PRENDER,
CONDENA
SE ESTUDASSE E NÃO MENTISSE SABERIA QUE NÃO PODE FAZER ISSO
O CRIME FOI COMETIDO E O CRIMINOSO CABEÇA DE OVO CONTINUA A FAZER MAIS
ACEITAMOS SEM NADA FAZER.
TEMOS O QUE MERECEMOS POR OMISSÃO E ACEITAÇÃO TACITA.
JUNTANDO MALAS E CUIA PARA PASSAR UMA TEMPORADA FORA DO ALCANCE
DE NOSSOS JUIZES MENTIROSOS,CRIMINOSOS E USURPADORES.
NO TEMPO DE HITLER ERA MAIS SEGURO.
O quase ministro da educação passado mentiu e foi imediatamente retirado de sua quase função, já um cara que tem que ter a máxima idoneidade e isenção moral para julgar a vida de pessoas, este mentiu claramente, está no papel. No que mais mente, pois quem mente faz isto habitualmente, é uma questão de caráter, de formação moral. É de pessoas assim que um Brasil decente precisa? Para deixar de sermos um bananão e começarmos a seu uma democracia de verdade, precisamos nos livrar destes tumores, legítimos cânceres na sociedade.
ResponderExcluirEspero que o.problema não tenha sido por racismo. Seria um absurdo. Sinceramente torço por isso. Repugnante qualquer tipo de preconceito
ResponderExcluirNão é por nada não, mas o Latuff nunca conseguiu ser engraçado. É panfletário demais pra isso. Uma pena, porque é um bom desenhista.
ResponderExcluirA pergunta que fica é: como é que fica o andar de baixo com tantas mentiras de quem se diz autoridade, mas que não tem ética e moral para desempenhar o tal cargo? O exemplo vem de cima, não é?
ResponderExcluirBolsonaro já trabalha com a possibilidade de caso Queiroz chegar ao Planalto:
ResponderExcluir3 julho, 2020 - Estadão
Enquanto tem adotado a moderação para escapar das polêmicas criadas pelas próprias declarações, o presidente Jair Bolsonaro faz cálculos políticos diante da encruzilhada de investigações que o cercam.
Em conversas com ministros mais próximos no Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo diz que a crise está controlada, apesar dos pedidos de impeachment e inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do caso de Fabrício Queiroz, que apura o esquema de “rachadinha” no gabinete na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) de seu filho e hoje senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
A tranquilidade do presidente se ampara, segundo auxiliares, na confiança de que quaisquer das investigações em curso não lhe alcançarão pelo menos durante o mandato. A trégua com o Congresso e o avanço num diálogo com STF também reforçam a expectativa de que os pedidos de impeachment e uma eventual cassação do mandato deixem de assombrá-lo.
No caso Queiroz, a análise é que se, porventura, o ex-assessor envolver o presidente no suposto esquema de “rachadinha”, o inquérito deverá ser paralisado. Pela legislação, o chefe do Executivo não pode ser investigado por fatos anteriores ao mandato. (…)
Aquela Carminha não é doutora nem em putaria, pois não nasceu ainda um louco para fazer putaria com ela sem estar bebum!
ResponderExcluirMINISTRO VAI, MINISTRO VEM...
ResponderExcluirHÁ UM DITADO QUE DIZ: "A LÍNGUA É O CHICOTE DO CORPO"... O GOVERNO FEDERAL E SEUS INTEGRANTES DEVEM FAZER MAIS E FALAR MENOS! SE TIVER QUE FALAR, FALE DEPOIS DE FAZER, SEJA LÁ O QUE FOR! FICAR "TELEGRAFANDO" O TEMPO TODO NÃO DÁ CERTO. HÁ CERTAS COISAS QUE CONTAMOS A NOSSAS ESPOSAS SOMENTE APÓS OBTERMOS O ÊXITO... POR QUE OS GOVERNANTES NÃO PODEM PROCEDER ASSIM? SE O EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO, NAQUELA FAMOSA REUNIÃO, TIVESSE GUARDADO A SUA LÍNGUA NO LUGAR ONDE O SOL NÃO BATE, NADA DISSO ESTARIA ACONTECENDO!!!!Txr62
Me lembrou uma estória que não sei se é (real) história.
ResponderExcluirUm grande empresário foi entrevistado no auge do sucesso.
Perguntado como iniciou sua trajetória, ele contou que pediu uma vaga para ser porteiro no bordel da cidade.
Não o aceitaram pq ele não sabia ler/escrever.
Ele começou a comprar mercadorias em uma grande cidade e revender em sua pequena cidade.
Prosperou, enriqueceu, tornou-se dono de grandes magazines.
A repórter indaga: "-isso tudo sem saber escrever ou ler. Se soubesse então, onde não estaria hoje?"
E ele responde: -"seria porteiro do puteiro"!
Assim é que no Brasil alguém desqualificado, vira MINISTRO!
E os qualificados.....
ResponderExcluirEstes senhores deveriam ser todos expurgados e colocados na cadeia, mas alguns deveriam ser sentenciados à morte.