A escritora gaúcha Lya Luft foi pela primeira vez hostilizada em Gramado, a cidade que escolheu para sua segunda moradia há pelo menos 20 anos.
E tudo por conta aparente do vírus chinês.
Na coluna que assina nos finais de semana no jornal Zero Hora, Lya Luft conta o que aconteceu:
- Mas eis que outro dia fui xingada em Gramado, minha cidade adotiva, que frequento há décadas, onde criamos um pequeno paraíso particular: saindo do supermercado, vi passar pela minha frente um casal de uns 50 anos, de máscara, quando ele indicou a placa do meu carro pra mulher e diz: "Ó, Porto Alegre ! Volta pra lá, e não vem mais pra cá pra trazer doença".
A escritora conta que reagiu enfurecida: "Eu tenho casa aqui, seu grosso, e devo pagar mais imposto do que tu".
Gramado deve sua riqueza, pleno emprego e qualidade excepcional de vida aos turistas e moradores de temporada.
Não se sabe o que o prefeito Fedoca Bertolucci pensa disto, no momento em que reabre as atividades econômicas e precisa desesperadamente do dinheiro dos que não são de Gramado.
CLIQUE AQUI para ler o artigo da escritora.
Gramado deve sua riqueza, pleno emprego e qualidade excepcional de vida aos turistas e moradores de temporada.
ResponderExcluirUma pinóia, Gramado não tem os índices sociais que tem por causa de turista nenhum... os turistas é que vão pra lá porque QUEREM, vão lá procurar o bem deles próprios.
Ou alguém vai pra lá pra fazer caridade pro pobre povo de Gramado.
Podem SUMIR de Gramado!
Conheço essa história, aconteceu comigo aqui nessa “bela cidade litoranea” chamada Capão da Canoa. Os imbecis moradores dessas cidades ainda não se deram por conta que na primeira unha
Excluirencravada ou diarréia sabem direitinho o endereço de Porto Alegre para buscar atendimento médico. Vão se catar arigozedo, fiquem em duas cidades interioranas e tratem-se aí mesmo, se conseguirem!
Mas vc é muito ignorante mesmo.Sem os turistas vcs todos morrem de fome
ExcluirHá várias outras cidades próximas que não têm quase nada de turismo e qualidade de vida alta, como Gramado.
ExcluirAliás, a tendência da qualidade de vida de Gramado é decair, à medida que Cristianos Ronaldos e outras "celebridades" da vida dão as caras por lá.
Gramado produz o que para dispensar o turismo? Parece que vc não mora em Gramado.
ExcluirGramado é uma m....
ExcluirÉ só fundi e fundi...
Caro engarrafado nao tem neve nem charme.
Pra chegar estradas de m e precos absurdos...
Deixem Gramado pros gramadenses gramar...
Foi uma colocação igual ao morador, sendo ela moradora, mas só mostrando o seu poder aquisitivo, e humilhando o mesmo. .
ResponderExcluirOs americanos são imperialistas com relação a América do Sul!
...e DUVIDO que sumam! Vão continuar se metendo lá e depois falam mal da cidade...
ResponderExcluirA RBS em cujo jornal a dona Lia escreve, botou pilha, tocou terror no povo, a favor do confinamento social, do fica em casa. Os gramadenses reagiram passionalmente ao incentivo da mídia.
ResponderExcluirPOVO tá exagerando!
ResponderExcluirVamos exercer APENAS os chineses.
Parem de mandar grãos e carne para os assassinos chineses!
Execrar e não exercer!
Excluir"...e devo pagar mais imposto do que tu".
ResponderExcluirlindo de ambas as partes...
a famosa carteirada, digamos, "monetária"...
se todos deixarem de frequentar Gramado, aquele povo ignorante vai ter que voltar para a roça
ResponderExcluirse todos deixarem de frequentar Gramado, aquele povo ignorante vai ter que voltar para a roça
ExcluirÉ só deixar os impostos que são sugados por Brasília lá em Gramado, aí garanto que não haveria problema nenhum...
São os "trabalhadores da roça" que sustentam esse país de merda.
Lya nã teve posicionamento para a circunstância,posto que o transeunte estava totalmente equivocado a olhos vistos.
ResponderExcluirA escritora conta que reagiu enfurecida: "Eu tenho casa aqui, seu grosso, e devo pagar mais imposto do que tu"
ResponderExcluirPELA RESPOSTA JÁ SE VÊ QUE; -"FAZ O QUE EU ESCREVO MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO"
VOCÊ METE O PAU NA RBS MAS LÊ A ZERO HORA DE CABO A RABO HEIN POLIBIO...
Xenofobia à parte, a Sra. Luft deveria de fato se preocupar um pouco mais com essa doença, visto que provavelmente faz parte do Grupo de Risco e, se for contaminada, pode morrer!
ResponderExcluirÀs vezes me dá vontade de falar para alguns idosos que encontro nos mercados, sem máscara, sem preocupação, que o vírus não é brincadeira não e que o risco de complicações é enorme! Mas, cada um sabe da sua vida!!!
Viver que vida???
ExcluirQuero a LIBERDADE de mostrar Minha face.
Uma face que não tem vergonha de ser LIVRE.
Morrer...todos vão.. .um dia. Cada um no seu dia!
Pessoas mal educadas e que cuidam da vida dos outros tem em todos os rincões deste mundo veio de guerra.
ResponderExcluirApÓio LYA LUFT, MANDA ESTES ESQUERDISTA FDP A M&RDA
ResponderExcluirPior que qualquer outro vírus é o vírus da ignorância que atinge todas as camadas sociais. Este vírus dificilmente tem cura. Esse casal deve ser da classe abastada de Gramado. A Sra. Lya foi até polida na resposta.
ResponderExcluirA escritora diz que "Virão - estão vindo - ondas de medo e paranoia, desinformação e raiva, bairrismo e xenofobia"... não sei e não quero saber de sua orientação política, mas soa como o PT...
ResponderExcluirJá conversei com várias pessoas que foram a Gramado (não são de lá) e saíram reclamando de preços, da educação da população ou por qualquer outro pretexto que conseguiam imaginar... na verdade era por pura inveja e despeito... (quem desdenha quer comprar).
O sujeito critica a xenofobia, mas usa a expressão "vírus chinês" para se referir ao covid-19. Vai ser hipócrita assim lá em Gramado, Polibio Braga!
ResponderExcluirUé se o sujeito vem do Japao é japones, se vem da China é chines...
ExcluirVai ralar coquinho com este politicamente correto PETRALHA!
kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirTá certo o casal. Comunista tem que ficar em POA mesmo.
ResponderExcluirDuvido que isso tenha acontecido. Inventou a história pra dizer que é rica pois "tem casa em Gramado e paga mais imposto". Gramado não é uma vilazinha no cafundó do Judas, carro com placa de POA tem as centenas lá pra somente o dela ter chamado a atenção do casal...
ResponderExcluir"Eu tenho casa aqui, seu grosso, e devo pagar mais imposto do que tu". Ricos sendo ricos, argumentos de quem se acha melhor q os outros, e têm a prerrogativa de ir e vir exclusivamente ao seu lado! Amanhã deverá estar em Paris, depois em Veneza, aí volta pra POA e em seguida vai pra Gramado fazer umas comprinhas no mercado da esquina! Parabéns à classe AA+ !!! Para nós só resta o #fique em casa!!!!
ResponderExcluirHá muitos países e lugares dentro do brasil que recebem muitos turistas e nem por isso têm excelente qualidade de vida como Gramado.
ResponderExcluirNo Brasil as cidades preferidas por turistas são o Rio e SP.
Turquia, México e Tailândia figuram entre os países que mais recebem turistas no mundo todo.
Esse canalha resolve atacar uma senhora idosa. Vá desaforear um homem idoso, que ele vai lhe mostrar o qto és covarde.
ResponderExcluirAbsurdo fazer isto, mas nada a estranhar de gramadenses. A cidade é bonita e só. A mensagem por trás mostra o desprezo que eles tem lá dos turistas que sustentam a riqueza da cidade. Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula agradecem com hospitalidade aos turistas.
ResponderExcluirSustentam a cidade uma pinoia... garanto que é Gramado que deve sustentar outras localidades com os impostos que são tirados de lá. Ninguém é obrigado a ir a lugar nenhum com uma arma na cabeça.
ExcluirEm momentos de pandemia é necessário ter paciência, apenas isso
ResponderExcluirCidades se temendo, países se odiando, pessoas caluniando e desprezando umas às outras.
ResponderExcluirA calúnia, na maioria dos casos, é filha da inveja:
https://www.youtube.com/watch?v=qICwq6w1ZSs
Impressionante hein
ResponderExcluirJá imaginou se a moda pega e aqui em Porto Alegre nós recusarmos atender os doentes que vêm buscar socorro na capital?
ResponderExcluirO isentões que apoiaram a ordem da midia de botar o terror na população porcausa do virus chines com o massacre midiatico do #Fiqueemcasa, agora colhem os frutos dessa insanidade que contagiou a mente da população mais que o próprio vírus. "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória"!!
ResponderExcluirEm Montenegro, RS, jogaram um balde de água numa senhora... "sociedade de adversários ou futuros escravos " ?
ResponderExcluir85% da economia de Gramado depende do Turismo. Quem dúvida que venha olhar a cidade nesta época. Gramado oferece condições excepcionais para o turista. É a lei da oferta e procura funcionando a pleno. Todas as cidades deveriam ser assim, nada impede. O bate-boca foi infantil e desnecessário, ambos erraram.
ResponderExcluirAmbos erraram.
ExcluirE a escritora por falta de assunto produtivo, errou novamente.
Este é o novo Brasil, que o Centrão e as esquerdas estão preparando para instituir logo após o Impeachment de Bolsonaro! Porto Alegre quer cobrar imposto de carros que vem de fora da cidade, as demais cidades não querem mais carros de fora com medo de pseudo-epidemias! Acabou! O Brasil teve sua última chance com Guedes e Bolsonaro mas por causa de um fantoche como o mauricinho Moro, foi tudo pro brejo! O Centrão agradece por receber de mão beijada o Brasil. Nunca mais seremos nada!
ResponderExcluirQuem deu o brazil pro centrão foi o bozo seu retardado. Tu te convenceu que foi o Moro?
ExcluirNossa, ver a esquerdalha defendendo Moro é muito divertido. Lula não vai gostar nada desta tua burra justificativa, kkkkkkkk.
ExcluirSobre o acontecido só tenho uma coisa a dizer, os jovens estão em casa e os idosos?...
A ignorância não tomou conta apenas de Gramado. No Litoral está desse jeito também. Se é assim, o Despacito Jr e os moradores de POA deveriam proibir que habitantes dessas outras cidades venham fazer atendimento médico nos hospitais da capital. Sim porque, quando precisam de atendimento médico melhor, essa gente cretina e estúpida corre para os hospitais de POA, causando ainda mais superlotação e tirando a vaga dos moradores daqui que deveriam ter prioridade.
ResponderExcluirUma pinóia, Gramado não tem os índices sociais que tem por causa de turista nenhum... os turistas é que vão pra lá porque QUEREM, vão lá procurar o bem deles próprios.
ResponderExcluirOu alguém vai pra lá pra fazer caridade pro pobre povo de Gramado.
Podem SUMIR de Gramado!
GRAMADO NÃO É NADA SEM OS TURISTAS OTÁRIOS QUE AINDA SE PRESTAM A PAGAR RIOS DE DINHEIRO PRA VER NEVE MIXURUCA NESSA CIDADE CAFONA E PRECONCEITUOSA. SUMAM VCS DE POA, DE PREFERÊNCIA DOS HOSPITAIS DAQUI QUE FICAM SUPERLOTADOS DE DOENTES QUE PREFEITOS DE GRAMADO E CIA DESPACHAM PARA CÁ PRA TRATAREM ATÉ DE FURÚNCULOS, HEMORROIDAS E FIMOSE. ESSA BOSTA DE GRAMADO, ATÉ POUCOS ANOS ATRÁS, NEM UTI NEONATAL TINHA.
PERDENDO TEMPO COM UMA ESCRITORAZINHA MEDÍOCRE QUE SÓ SAI NA ZEERO HORA , QUE CHAMA GRAMADO DE PARAÍSO??
ResponderExcluirCHINELAGEM
Gramado e região realmente vivem do turismo. É só ver os números da Secretaria da Fazenda do RS e notarão que é onde caiu mais o retorno do ICMS no RS, por causa da pandemia. E pior que vai ficar por um bom tempo assim. O morador de Gramado realmente não sabe do que está falando. Afinal, a cidade só vive por causa do turismo. O resto é ignorância.
ResponderExcluirGramado é cara, chata, congestionada e brega. Não quer a estátua da liberdade, mas a do Papai Noel com renas, tudo bem.
ResponderExcluirMas que falta do que escrever..
ResponderExcluir