MP dificulta a ação de quadrilhas que roubam nas prefeituras gaúchas


Cada vez mais, nos últimos dois anos os gaúchos acompanham notícias de prisões e afastamentos de prefeitos, secretários, aspones, vereadores e empresários enrolados em maracutaias descobertas por promotores e procuradores.

O cardápio de esquemas e armações é variado.  São delitos típicos do agente público ordenador de despesa, ou que tem acesso a licitações enquanto ainda estão sendo gestadas e circulam por escaninhos obscuros.

A mais recente operação do Ministério Público aconteceu em Viamão, onde o prefeito do município vizinho à Capital teve o mandato suspenso por 180 dias. Ali o rolo é irregularidade em prestação de serviço. Anteriormente, houve operação em Santana do Livramento e também o gestor da cidade de Bagé está sob investigação. Braga, Alpestre e Montenegro são outros exemplos, mais a cidade de Paverama no Vale do Taquari. 

Os casos são muitos e logo virão outros à tona, o trabalho nunca termina Boa das investigações se inicia por denúncia. Segundo Ana Ria Schinetscki, procuradora da Procuradoria de Prefeitos, “facilita muito os detentores de cargo público acreditarem que não serão investigados”. Ou seja: à medida em que a crença aumenta, também aumenta a ganância e eles tornam-se descuidados.

7 comentários:

  1. Também com um TCE-tribunal de contas do Estado composto por maioria de ex-Deputados mestres
    nas artes das maracutaias e sem o minimo interesse em analisar as contas das Prefeituras, que estão a muitos anos sem análise, quiçá alguns do TCE levando até propinas dos prefeitos mais enrolados com as contas, estimularam a tigrada amiga do alheio e então ouviram-se gritos da prefeitada, daquela parte que constitui a fina flor da sacanagem de "desvios de grana": "É NÓIS, MANOS"!!

    ResponderExcluir
  2. Só em São Leopoldo onde outro prefeito mais honesto do mundo,com vários processos nas costas consegue ir enrolando e se mantendo no cargo.

    ResponderExcluir
  3. Câmaras de vereadores deveriam ser fechadas, vereador é eleito pra fiscalizar os atos do executivo dentre outras funções,mas o que mais a gente vê é vereador participando e encobrindo maracutaias.

    ResponderExcluir
  4. Nossa justiça não condena ninguém...é cachorro sem dentes... se procurarem em todas as prefeituras não fica uma só aberta...mas ninguém tem medo da justiça...

    ResponderExcluir
  5. Outro dia um empresário me relatou que em uma concorrência pública feita em por uma prefeitura do interior do RS ele entregou em envelope lacrado o preço de custo de considerável papel tamanho A4. E mesmo assim ele não foi o vencedor do pregão. Só por isso dá para deduzir o clientelismo e o favorecimento que campeia em muitas das nossas prefeituras.

    ResponderExcluir
  6. Tinham que passar o rodo geral em todas as Prefeituras.
    Mas a política suja continua blindando alguns que pintam e bordam e não acontece nada.

    ResponderExcluir
  7. Tudo é política, uns respondem, outros ficam impunes, outros quando não há saída negociam um ajustamento de conduta.
    Quem pode mais, paga mais, e responde menos.
    A corrupção é que dá as cartas.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/