Algumas profissões dificilmente serão substituídas pela automação

Houve a experiência em que o programa de computador foi alimentado com trechos de clássicos da literatura e gerou enunciados. 

Ainda não existe algoritmo com fins comerciais, empresariais, jurídicos e mesmo destinado à escrita criativa, que articule frases e períodos, textos inteiros com estilo próprio, igual aos escritores e pessoas acostumadas a isso de forma cotidiana. 

As redações da máquina foram submetidas a especialistas. Ao avaliar em meio a textos originais de grandes vultos literários, atribuíram a autoria de alguns textos do computador aos imortais. E vice-versa.

Em matemática, algoritmo seria uma sequência finita de regras, raciocínios ou operações que, aplicada a um número finito de dados, permite solucionar classes semelhantes de problemas. Em Tecnologia da Informação e Comunicação, quando falam em algoritmo, referem-se aos procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em número finito de etapas. 

Quando navegamos a internet e pesquisamos sobre imóveis no Google e Facebook, por exemplo, e nas semanas seguintes nos mostram reiterados anúncios sobre venda e locação, são os algoritmos trabalhando para nos vender coisas que precisamos, e outras que não precisamos, mas podemos desejá-las assim mesmo. As rotinas que mantemos em nossas vidas, numa comparação simplória, de certa forma também são "algoritmos".

14 comentários:

  1. Esse negócio de intelegência artificial é uma vigarice. TRabalho em laboratório de pesquisa e não existe nenhum robô que possa executar o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Politico Corrupto? Jornalista ou comentarista esportivo que não declina o time?

    ResponderExcluir
  3. muito bom o texto, parabéns! isso está dito em outras palavras no livro Homo Deus.

    ResponderExcluir
  4. como assim, era isso? eu achei muita coisa.

    ResponderExcluir
  5. Robôs não têm sentimentos, nem cérebro, nem emoções e nem vida, portanto, as profissões que dependem da criatividade e das emoções (psicologia, literatura, artes, etc) não serão substituídas nunca.

    ResponderExcluir
  6. Alguns algorítimos são bem tolinhos.

    Se eu busquei um site e vi determinado produto POR MINHA CONTA, porque os algorítimos ficam enviando-me publicidade daquilo que EU JÁ VI no mesmo site?

    Alguns algorítimos estão gastando dinheiro à toa dos anunciantes.

    ResponderExcluir
  7. Tá bom .!!.
    O médico pode ser trocado por A.I. - uma máquina que busca o diagnóstico ao ser alimentada com informações sobre os sintomas. O enfermeiro ...idem, a máquina nunca vai errar nem a dose, nem a hora da ministração dos remédios !
    Já o cara que esvazia os penicos... .tá com o EMPREGO garantido!

    ResponderExcluir
  8. Reporteres de jornal que rodam a bolsinha jamais serão substituidas por robôs...mesmo na Engenharia os robos fazem muita coisa, quase tudo, mas sem engenheiros robôs nada fazem...mas a IA esta apenas engatinhando...há muito terreno pela frente.. e o futuro é imprevisível..tanto para ir pra frente como para retroceder...A propria humanidade teve momentos tecnologicos importantes na antiguidade e não teve continuidade...um desastre natural de proporções gigantes ou uma guerra total pode fazer voltarmos alguns milhares de anos pra tráz...O Proprio Einstein , de inteligencia privilegiada, disse : a terceira guerra não sei como vai ser...mas a quarta vai ser de paus e pedras...

    ResponderExcluir
  9. Verdade Oculta.

    Sua Nova Classe:

    https://www.youtube.com/watch?v=k-aM50GIARs

    Bom para refletir sobre um futuro não muito distante, em que o avanço tecnológico contribuirá para o aumento crescente do desemprego e a substituição massiva da mão de obra humana pelas máquinas.

    ResponderExcluir
  10. Podia ao menos ter escolhido a foto de um bom filme para ilustrar a matéria. Esse aí é sofrível.

    ResponderExcluir
  11. A profissão de LADRÃO dificilmente será substituida, portanto comunistas e petralhas, os que
    não forem para a cadeia, tem futuro garantido!

    ResponderExcluir
  12. No futuro, as pessoas vão querer virar ciborgues para competir com as máquinas.
    Será o modismo do momento, e a mídia fará todos acharem que é ápice da evolução humana.
    E terá aqueles que se acharão o máximo tendo em seu corpo equipamentos eletrônicos, propagandeando o produto.
    Quem não aderir sofrerá bullyng e se sentirá inferiorizado.
    Vão querer colocar implantes de chips cerebrais, para aumentar a capacidade de raciocínio, partes acopladas no corpo para dar mais força, e assim as pessoas vão começar a virar um ciborgue.
    Quem se fraturar ou se acidentar, será todo aparafusado.
    Enquanto isso, os sentimentos vão se esvaindo, secando, e o coração gelando como uma pedra, levando os serem humanos para um novo mundo sem volta e sem ligação espiritual com o criador e seus ancestrais, ficando totalmente presos nessa dimensão, como uma prisão perpétua e sem salvação.
    E a inteligência artificial será o novo deus dos tolos, que controlará e saberá tudo sobre todos.
    Teoria da conspiração?

    ResponderExcluir
  13. Inteligência artificial é piada pronta. Se as máquinas são burras, a inteligência está nos programas. Há melhores e piores. Como estes últimos, por serem mais baratos, sempre serão escolhidos pelos administradores de empresa ou pela licitação, nossos empregos ainda estão garantidos por muito tempo ainda. E se há de fato uma busca pela inteligência artificial é porque neste campo a burrice campeia.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/