Artigo, Eugênio Pacelli de Oliveira, Conjur - Juiz das garantias: muito barulho por nem tanto

O advogado gaúcho Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que é também advogado do editor em causas junto ao STJ e STF, acha que este é o melhor artigo que já leu sobre o assunto.

CLIQUE AQUI para saber como votou cada deputado no caso do juiz de garantias. O material é do blog O Antagonista.

Há algo que se deve aprender desde o primeiro ano nas Faculdades de Direito: antes de se debater qualquer questão jurídica é preciso definir previamente em que nível se situará a discussão. 

Em matéria de novidade legislativa, então, cumpre combinar com o interlocutor se o que se irá debater é a validade da nova lei, ou se será a sua pertinência ou viabilidade prática, ou, ainda, se, tal como veio, trata-se de uma legislação ruim ou boa, do ponto de vista de nossas preferências dogmáticas e teóricas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

5 comentários:

  1. Enfim, tornaram extremamente burocrática a fase que era de competência da polícia judiciária que, por sua vez deveria ser simplesmente extinta, senão é um bis in idem.

    ResponderExcluir
  2. Bom, vejo vários advogados(óbvio) defendendo a tal figura, com algumas poucas críticas a pontos específicos, como é o caso desse artigo. Ocorre que ao analisarmos o arcabouço jurídico em matéria penal, o que temos é mais uma figura para defender e liberar bandidos. Não se pode analisar o juiz de garantias por si só, argumentando inclusive que tal figura existe em outros países. Afinal, já temos inúmeras instâncias até o trânsito em julgado(juiz, tribunal, STJ, STF), recursos de recursos, progressão de regime(30 anos se transformam em 1/8 se for mulher com filho pequeno, para homens temos 1/6 ou ou 2/5 etc), abuso de autoridade(para punir promotor e policial principalmente), audiência de custódia e por aí vai. Quer juiz de garantias, tudo bem? Vamos acabar com todas as demais regalias para a bandidagem, aí fica só aquele. Que tal?

    ResponderExcluir
  3. SE ENTENDI,UM BIS EM IDEM,UM NÃO QUE NEGA, UM SIM QUE AUTORIZA,UM PETISTA QUE ROUBA, UM TARSO QUE MENTE

    ResponderExcluir
  4. "Um país com muitas leis, é um país sem governo".

    Rui Barbosa

    ResponderExcluir
  5. Quem que foi o pai ou a mãe da criança???

    Algum interesse por trás tem.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/