Megaleilões de cessão onerosa do pré-sal começarão nesta quinta-feira. Saiba o que está em jogo.


O infográfico ao lado é do site Poder360. Trata-se de um serviço consistente. Vale a pena clicar em cima da imagem para ler, estudar e arquivar para consultas.

O governo pretende arrecadar R$ 106,6 bilhões com os megaleilões.

Pelo menos três megaleilões da cessão onerosa ocorrerão até novembro, porque o governo abrirá a temporada de ofertas de áreas e blocos para exploração de petróleo e gás natural de 2019. Serão uma rodada de licitações e outras duas do pré-sal. 

A estreia acontecerá nesta quinta-feira, com a 16ª rodada de licitações, sob regime de concessão.

Neste modelo, vence quem oferecer o maior bônus de assinatura para a União –quantia paga pelo direito de exploração. A soma dos bônus de assinatura estipulados pela União é de R$ 3,2 bilhões. A arrecadação, no entanto, depende dos lances que serão feitas pelas 17 empresas que disputarão o direito de extrair óleo nos 36 blocos ofertados.

Já as rodadas nas áreas do pré-sal são feitas pelo regime de partilha. Pelo modelo, o valor de arrecadação é fixado pela União. Vence a disputa a empresa ou consórcio que oferecer o maior percentual de petróleo –chamado de óleo excedente– a ser pago para a União, a partir de 1 percentual mínimo estabelecido no edital.

5 comentários:

  1. Privariza logo e façam o leilão logo. Indústria dos veículos elétricos está crescendo como nunca.

    Se eu fosse o governo ficava em mineração, baterias, indústria elétrica e Eletrobrás.

    Por que vocês acham que todos estão interessados na Eletrobrás?

    ResponderExcluir
  2. O que está em jogo?

    P R O P I N A + P R O P I N A

    O Congresso já tá na fissura.

    ResponderExcluir
  3. O natal do políticos de brasília começou mais sedo.

    ResponderExcluir
  4. Se essa beirinha ou beirona não sair, não aprovam a previdência.
    Tudo joguete, e o dinheiro que devia entrar pra investimento no país, vai ser investido no bolso deles.

    ResponderExcluir
  5. Os políticos corruptos de brasília ainda estão negociando a farta propina que está por sair, enquanto as negociações não terminam, não chegam no preço certo que irá cobrir tudo, por isso a demora. Enquanto isso o povo sem emprego e comida na mesa.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/