Artigo, Alon Feuerwerker, FSB - Por que a Lava-Jato era unanimidade e não é mais

Também o foco de instabilidade na conjuntura estável. E um pouco de humor.

O sucesso da Operação Lava-Jato vinha sendo produto, antes de mais nada, da correlação de forças políticas extremamente favorável. Platitudes como “o povo não aceita mais a corrupção sistêmica”, ou “o eleitor quer virar a página da velha política” servem para brilhareco retórico, mas escondem o essencial. Sergio Moro et al só chegaram onde chegaram por reunir apoio político amplíssimo, inclusive entre potenciais acusados de corrupção e próceres da política tradicional. Inclusive no poder muito bem constituído.

A Lava-Jato na sua primeira etapa (2014-2018) era útil para amplos segmentos do poder, real ou na expectativa de. Servia para quem desejava apear o PT. Mas também para quem, no PT, gostaria de trocar a hegemonia. Servia ao PSDB, mas também para quem ali sonhava com destronar os tucanos ditos de alta plumagem. E servia muito a quem imaginava reforçar seu próprio cacife político ou comercial investindo na luta contra a corrupção. Era muita gente. E foi faca na manteiga.

E veio a ruptura de outubro de 2018. Só que não do jeito desejado pelo establishment que surfara na luta contra a corrupção, contra a política estabelecida e contra o governo do PT, nem sempre nesta ordem. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

  1. Conclusão da leitura:

    A causa primária da politica corrupta no Brasil continua sendo a CONSTITUIÇÃO DE 1988.

    O sistema presidencialista sem voto distrital, ou se fosse parlamentarista sem voto distrital, continua e continuará gerar crises. Crises no Brasil são desde os tempos do primeiro Império por, justamente, NÃO EXISTIR representatividade da população em dois dos três poderes (não existe equilíbrio com só uma perna).


    ResponderExcluir
  2. Grande verdade, chegou também nesses safados!

    ResponderExcluir
  3. E era mesmo para ser instrumentalizada,lava jato,pelo psdb,pc do b,rede e inclusive pt.Eu creio que era prá ser canalizado tudo prá cima do pmdb,eles perceberam,cunha ganhou e inverteu tudo.Quem canalizou foi JB.

    ResponderExcluir
  4. É bandido de verdade, incluindo corruptos e corruptores, cadeia, pagar multas pesadas e não poder vitaliciamente concorrer a cargo eletivo, simples!

    ResponderExcluir
  5. Texto que só serve para tirar o tesão dos outros. E não é apenas constatação. Nada muda. Voltamos a velha estabilidade política. É como Deus fizesse um acordo com o diabo para governar a turba.

    ResponderExcluir
  6. A Lava Jato só terá fim se o povo deixar de apoiá-lá. E se isso acontecer ninguém mais poderá cobrar da Justiça qualquer Justiça. Continuará a Corrupção e seremos exemplo para o mundo de babacas pagando a conta com pesados impostos.

    ResponderExcluir
  7. A Corrupção usurpou da população brasileira a: Saúde, Educação, Segurança e o Emprego. Deixar de apoiar a Lava Jato é aceitar a Impunidade. Mostraremos ao mundo que gostamos de ser assaltados e saqueados pelos nossos representantes que detém o poder. O povo tem o Governo que merece.

    ResponderExcluir
  8. Governabilidade baseada em "mais do mesmo" , acaba com o futuro do Bolsonaro, Bolsonaretes, Olavetes, coturnetes etc. etc...
    Estão aí as pesquisas, é só dar uma olhada...
    Enquanto durar a Lava Jato existe esperança...
    É claro... o amadorismo deverá dar lugar ao bom senso, pois este governo até aqui foi seu pior adversário...
    O que tem segurado é a presença do Moro e a continuidade da Lava Jato...
    A quadrilha de bandidos está esperneando?
    Está...
    Mas o Brasil "precisa" ser maior e melhor do que ela...
    E o será... em nome de uma juventude que precisa de empregos e segurança para viver em paz , construir suas famílias em paz, ser feliz em um Brasil que pode ser resgatado e reconstruído em poucos anos...
    E em nome dos pais destes jovens, que nunca viveram em um país com tanta violência , e falta de perspectiva em relação a uma mudança neste estado de coisas...

    ResponderExcluir
  9. POLÍBIO!

    ESSE ALÃO BOMBEIRINHO É UM COMUNA DE CARTEIRINHA. TU ACHA QUE ELE VAI FALAR QUE A LAVAJATO É UM SUCESSO?

    LEDO ENGANO! ESSE PETRALHA ENRUSTIDO NÃO ME ENGANA.

    ResponderExcluir
  10. A Dilma não deu reajuste pra o judiciário, vou a palavra máxima utilizada por aqui, simples.

    Era só para tirar o PT. SIMPLES.

    Alguém acha realmente que a miliciada vai entrar na lava jato? SIMPLES.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/