Por 21 x 6, governo aprova na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, acordo para uso comercial da Base de Alcântara

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara, presidida pelo deputado Eduardo Bolsonaro, aprovou nesta quarta-feira, por 21 votos a 6, o acordo de salvaguardas tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos. O acordo permite o uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão. Na oposição, PT e Psol votaram contra, mas PCdoB, PDT e PSB aprovaram.

É uma vitória do governo Bolsonaro.O caso ainda vai para a CCJ e pelo plenário.

A negociação foi assinada durante a viagem do presidente ao país liderado por Donald Trump.

O acordo de salvaguardas tecnológicas prevê a proteção de conteúdo com tecnologia dos EUA usado no lançamento de foguetes e mísseis a partir da Base de Alcântara. Atualmente, 80% do mercado espacial usa tecnologia daquele país e, portanto, a ausência de um acordo de proteção limita o uso da base brasileira.

6 comentários:

  1. Uma pergunta: Quando o PT vota a favor de um projeto? Até o PCdoB aprovou.Mas a quadrilha de ladrões nunca aprova nada.

    ResponderExcluir
  2. A base era ociosa, será muito bom para o Brasil!

    ResponderExcluir
  3. ACORDA POLIBIO.
    A CIA já sabe desde o tempo do Chaves que a Russia está montando base na Venezuela.
    Alcântara está sendo montada para a contrapartida da base da Russia na Venezuela.

    ResponderExcluir
  4. A Space X já estuda vir investir e fazer lançamentos na base de Alcântara.Tem que ter um porto para que esses foguetes venham pré-montados. Será o nosso cabo Canaveral.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Importante agora é fazer este projeto tramitar e ser aprovado definitivamente. Projetos semelhantes estão parados na camara a mais de dez anos.

    ResponderExcluir
  6. Alcântara é o melhor lugar do mundo para lançamentos por conta de sua localização geográfica.Não é de agora que os gringos estão de olho nesse ponto do planeta.Qualquer lançamento feito dali é 35% mais economico que qualquer outro em qualquer lugar.As manobras para inviabilizar nosso desenvolvimento espacial vem acontecendo a muito,somadas com a subserviência dos governos e autoridades e foram completadas com esse acordo.Desde a sabotagem no VLS que matou quase todo o quadro científico do Brasil nessa área e destruiu a base quase completamente,a pressão é gigantesca no sentido de entregar a operação da base para qualquer governo estrangeiro que ponha uma merreca na mão do chefe da hora.Foi o que aconteceu.Os donatários rifam as capitanias como se fossem donos do pais,mas cada povo tem o governo que merece,e este povinho miserável quando acordar,já caiu da cama,ou berço esplêndido,como quiserem.
    TROUXAS.ENQUANTO TE EXPLORAM TU GRITA GOOOOL,PULA CARNAVAL,VAI NA IGREJA E DEPOIS ASSISTE NOVELA.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/