Artigo, Celso Ming, Folha - A revolução digital e as ameaças aos bancos

Os Planos de Demissão Voluntária (PDV) dos grandes bancos são exemplos de uma revolução em marcha sobre o setor.

Na última terça-feira, o Itaú Unibanco anunciou Plano de Demissão Voluntária(PDV) para alcançar 6,9 mil funcionários dos 98,4 mil do seu quadro atual, que já vinha sendo reduzido. O Banco do Brasil, também em fase de reorganização, prevê a saída de 2 mil de seus 96,6 mil funcionários. A Caixa Econômica Federal, por sua vez, com 96 mil contratados, anunciou em maio um PDV para 3,5 mil, operação agora temporariamente suspensa para atender à movimentação dos saques de R$ 28 bilhões no Fundo de Garantia, que ela administra.

São três exemplos quentes do mesmo fenômeno que começou há anos e se intensifica agora. Os dirigentes do setor admitem que há uma revolução em marcha e não escondem sua preocupação com as ameaças a seu negócio.

Mais visível é a grande transformação pela qual os bancos estão passando, graças ao cada vez maior emprego de aplicativos. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

6 comentários:

  1. PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS( PCP). O BRASIL É COMUNISTA.

    ResponderExcluir


  2. É DE SE LAMENTAR QUE TODA ESSA REVOLUÇÃO DIGITAL não tenha reflexos para os clientes dos bancos. As tarifas são elevadas, as taxas de juros para empréstimos são altíssimas e grande parte dos clientes estão sendo empurrados para as lotéricas.

    Essa revolução digital parece que não está afetando os lucros dos bancos, por enquanto, e está afetando principalmente os empregos dos bancários.

    ResponderExcluir
  3. Eu desde o ano passado tenho usado um banco digital. Isso depois de muitos aborrecimentos com o Banco do Brasil, Bradesco e Banrisul. Por enquanto tem sido ótimo. Espero nunca mais ter que voltar a usar um banco tradicional.

    ResponderExcluir
  4. Não caiu a ficha dos grandes bancos ainda. Cobrar anuidade de cartão de credito é um belo exemplo, outra é entupir a CC do cliente de tarifas cavalares.

    Já bancário é profissão em extinção em função dos aplicativos, das Fintech (algumas já com varios fundos de investimentos de todo o planeta por trás) e dos bancos digitais, ou seja, é a Revolução Industrial 4.0 levando empregos embora.

    Isso, queira ou não queira, assusta.

    ResponderExcluir
  5. Com os hackers a solta é complicado pra muita gente aderir aos app.

    ResponderExcluir
  6. Bancários são uma profissão em extinção, tanto que fizeram greves e ninguém notou.

    Hoje com os meios digitais só se usam terminais para sacar dinheiro e logo isto também deixará de existir com pagamentos via celular.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/