- O título original é apenas "A capital dos capadócios".
Quantos saberão hoje o que é capadócio ? Pois Aulete Caldas ensina que, entre outras acepções, capadócio é aquele que tenta enganar com trapaças, espertezas, imposturas: é o espertalhão que age como canalha, que trapaceia e dissimula. Em suma, gentalha.
Mas, pasmem, hoje não é de Brasília, aquele antro de capadócios engravatados, que se está a falar, senão do que acontece em Porto Alegre ou, mais exatamente, no seu Centro Histórico. É a crônica de uma cidade condenada por seu povo, frise-se, e por gestores patéticos.
A história da cidade impressa nas suas ruas, solares centenários, igrejas, palácios, seu magnífico teatro e a suntuosa arquitetura surgida no limiar do século XX, além do privilégio de estar debruçada sobre o Guaíba (seja ele rio ou lago), um conjunto de elementos urbanos tornam o núcleo originário de Porto Alegre de uma beleza muito peculiar.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
A direita tomou conta há 15 anos com Fogaça para mudar o q estava errado e transformou a cidade nesse lixo patético q se ve
ResponderExcluirMUITO bom texto.
ResponderExcluirNARRA a obra socialista do centro de Porto Alegre, deste Estado de Prestes, Getúlio, Jango e Brizolla e outros mais recentes como Olívio Dutra e Tarso Genro, suas crias mais novas Luciana Genro e Maria do Rosário. Toda esta gente relacionada ganham e ganharam com as tais "gentalha".
Bons planejadora sempre existiram e bons planos também...
ResponderExcluirO centro de Porto Alegre foi pensado para ser limpo , seguro e florido.
Estruturado para alavancar turismo e ser um ponto de encontro civilizado para os Porto Alegrenses...
Fomos atropelados pela tal " luta das crasses" e o Centro Histórico virou vitrine de mazelas sociais...
O pessoal dos Shopping Centers , na época competindo com a área central por usuários agradeceu emocionado ($$$) aos líderes da visibilidade ostensiva , no principal espaço urbano da cidade , das "crasses" menos favorecidas e de quem as comanda...
As Melhores Escolas que tinham em Poa fecharam. E as abertas aderiram ao Projeto que o Tio e a Tia “ antigos Professores ” fazem de continha que ensinam e os alunos fazem de conta que aprendem. Deusolivre se reprovar alguém. Mas os Sanguessugas recebem bem certinho todos os meses. Ninguém é cobrado, nem pelos pais, muito menos pelo Governo.
ResponderExcluirIsso se deve, em maior parte, à legislação. Leniente com pichadores também. Quem faz as leis?
ResponderExcluir