O IPC-Fipe de junho apresentou variação de 0,15%, segundo dados divulgados hoje. O resultado está em linha com a expectativa do mercado.
A alta em relação ao mês anterior, quando o indicador registrou deflação de 0,02%, se deu em função da aceleração de preços do grupo Habitação, que passaram de variação de 0,07% para alta de 0,69%. Dentro desse grupo, as variações mais elevadas de tarifa de água/esgoto e de energia elétrica foram os principais vetores altistas. Embora este último item tenha desacelerado significativamente nas últimas semanas, ainda reflete os efeitos defasados da bandeira tarifária de maio e deve continuar arrefecendo nas próximas divulgações. Destaque também para Alimentação, cuja deflação desacelerou de 1,05% para 0,51% neste mês. No sentido contrário, vale ressaltar que o grupo de Transportes, que havia registrado alta de 0,55% em maio, apresentou queda de 0,29% na atual leitura. O grupo Vestuário, por sua vez, também veio com deflação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.