Entrevista, Gustavo Grisa - O RS perdeu o trem para o Uruguai no caso dos mega-investimentos em papel e celulose

ENTREVISTA
Gustavo Grisa, Agência Futuro.

Ao lado, Gustavo Grisa fala com o jornalista Diego Casagrande (de barba). 

A entrevista a seguir é exclusiva para este blog.

O grupo finlandês UPM decidiu investir US$ 2,7 bilhões no Uruguai, tudo para produzir celulose e papel. Eles andaram pelo RS. O que foi que perdemos ?
No caso do Rio Grande do Sul, para gerar um real impacto e compensar as perdas, seriam necessários investimentos industriais na casa de US$ 8 a 12 bilhões. É bom lembrar que os grandes grupos de celulose também sondaram o Rio Grande do Sul para plantas de grande porte nos anos 2000, mas descartaram o RS em razão da insegurança jurídica e política, questões ambientais e de legislação de fronteira. Infelizmente, não estavam errados.

Por que a UPO apressou o anúncio ?
Eu analisei o risco político do projeto. O acordo com o governo de esquerda do Uruguai,  já foi alicerçado na expectativa do acordo entre União Europeia e o Mercosul. Interessante atentar que a estratégia de manutenção e ampliação da atratividade econômica do Uruguai para investimentos passa por uma maior ênfase na garantia do superávit fiscal. Ou seja, mesmo as administrações politicamente "progressistas' do País vizinho, entenderam já há tempo que déficit fiscal é algo ilógico e mortal para a economia.

O Uruguai se descola do Brasil ?
Não só ele. A tendência é que "Chile e Uruguai descolem dos demais países da América Latina em termos de risco político, e possam trazer proporcionamento mais vantagens do acordo do que Brasil e Argentina.

16 comentários:

  1. Mais uma para a lista de perdas.

    ResponderExcluir

  2. -O ESTADO É TÓXICO PARA INVESTIR,É CARO DEMAIS, BUROCRÁTICO, SEUS
    LIDERES DE TODAS AS CORES VIVEM DO PASSADO..

    -EXPULSAMOS A FORD E JUNTO CENTENAS DE SISTEMISTAS QUE VIRIAM SE JUNTAR A GM PARA FAZER UM GRANDE POLO AUTOMOBILÍSTICO, A IMAGEM DO RS PARA INVESTIDORES FICOU PÉSSIMA...

    -NOS TORNAMOS UM ESTADO IRRELEVANTE PERANTE OS OUTROS, MESMO QUE ALGUNS
    EMPRESÁRIOS E JORNALISTAS QUEIRAM LEVANTAR A MORAL ENALTECENDO OS
    POTENCIAIS , MAS A REALIDADE É UMA SÓ...

    -SOMOS UM ESTADO DECADENTE POR PÉSSIMAS ESCOLHAS E VONTADE DA MAIORIA DO POVO GAÚCHO QUE MESMO SABENDO DA SITUAÇÃO FALIMENTAR JÁ MOSTRADA HÁ MAIS
    DE 20 ANOS ,SE ACOMODOU E SE ACOVARDOU.

    -SOMOS O QUINTAL DA IXQUERDA, A PIOR POSSÍVEL, MESMO SABENDO QUE TODA DEMOCRACIA DEVE EXISTIR CONTRAPONTO, MAS AQUI NO RS AS IXQUERDAS SÃO DESTRUTIVAS, RAIVOSAS E TRABALHAM CONTRA TUDO E CONTRA TODOS....

    ResponderExcluir
  3. Ué, mas os analistas aqui do blog não previam que a maconha ia acabar com o Uruguai???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sai da favela pega um ônibus e vai lá ver a situação da população, ate os v7 e demais comandos estão lá comercializando maconha.

      Excluir
    2. As farmácias de lá não querem vender, pois não tem interesse em atender este público DROGADO e LADRÃO.

      Excluir
  4. Infelizmente o RS perdeu esse investimento que poderia alavancar o progresso na regiso da campanha. Mas preferiram ficar com os campos cheios de cupinzeiros.

    ResponderExcluir
  5. Com o genro de governador , nem buteco investia aqui!

    ResponderExcluir
  6. Governo perdedor....cade o fluxo de caixa?

    ResponderExcluir
  7. Visitem o norte do Uruguai - Rivera Tacuarembó. É só eucalipto e pinus elliotii que geram lucros extraordinários para as papeleiras. Nem um pé de couve e raras cabeças de gado. É tão grande o plantio que alterou o clima da região.... Dá lucro, porém gera poucos empregos além de comprometer a qualidade do solo e o meio ambiente.Terras que antes produziam alimentos, hoje só madeira.

    ResponderExcluir
  8. Em tempo:
    Uruguai há anos é governado pela esquerda. Rio Grande está nas mãos do PSDB com participação do MDB, PP, PTB, DEM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os governos mudam lá mas na parte da economia a coisa é séria. Cumprem contrato.Não como Tarso Genio que defendia o déficit como função social.

      Excluir
  9. Literalmente RS perde o trem e perde a hidrovia.

    ResponderExcluir
  10. https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/politica/2019/07/sintergs-protocola-acao-pedindo-prisao-de-leite-por-atrasos-de-salarios-de-servidores/

    ResponderExcluir
  11. A esquerda uruguaia não tão burra e atrazada como a brasileira e principalmente menos corrupta. O Chile também foi governado pela esquerda.

    ResponderExcluir
  12. >>

    O custo Brasil, isto é, uma burocracia infernal que obriga ao empresário empregar várias, as vezes centenas de pessoas para atender aos governos; uma parafernalia inacreditável de impostos e taxas municipais, estaduais e federais; mobilidade proxima de zero; portos arcaicos, lentos, de baixo calado e onerosos; uma justiça trabalhista criada por Mussulini e implantada no Brasil por Vargas que criminaliza invariavelmente o empregador; mão de obra desqualificada; aversão ao lucro e ao mérito por politicos e imprensa esquerdista em geral e por aí vai.

    Não se preocupem porque não há, simplesmente, nenhuma possibilidade deste país dar certo.

    <<

    ResponderExcluir
  13. Celeiro comunista.... vanguarda do atraso...

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/