TRF2, Rio, absolve Bolsonaro no caso de "ofensas" a negros e quilombolas

O TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) encerrou o processo no qual o presidente Jair Bolsonaro respondia por ofensa a negros e quilombolas durante discurso no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em 3 abril de 2017.

Na ocasião, disse Bolsonaro:

- Isso aqui é só reserva indígena, tá faltando quilombolas, que é outra brincadeira. Eu fui em 1 quilombola [sic] em El Dourado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava 7 arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador eles servem mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano gastado com eles.

O presidente chegou a ser condenado pela 26ª Vara Federal do Rio a pagar multa de R$ 50.000 nesse caso. Os desembargadores do TRF-2 reverteram a decisão em setembro de 2018. O MPF (Ministério Público Federal) recorreu, mas após ter um recurso negado, desistiu da ação.

Com isso, o TRF-2 certificou o trânsito em julgado em 15 de maio e o presidente ficou definitivamente livre do caso.

11 comentários:

  1. Pretensas ofensas, Polibio. Cuidado com o sentido das manchetes.

    ResponderExcluir
  2. Jair Bolsonaro tem o costume de falar como se estivesse numa roda de amigos, agora como Presidente da República ainda faz comentários desnecessários como no episódio do encontro cm o asiático que Bolsonaro disse que o cidadão tinha aquilo "pequenininho"; no caso Neymar em que o defendeu publicamente sem que o caso já estivesse sido esclarecido,.....O Bolsonaro precisa se isentar de muitas coisas irrelevantes para preservar sua imagem e a do Brasil. Nesse caso dos quilombolas, ele ofendeu todos os negros daquele lugar desnecessariamente.

    ResponderExcluir
  3. Em linguagem inapropriada, falou o que sentia, sentimento este com o qual me alinho também.

    ResponderExcluir
  4. cada comentário do bolsonaro eu me identifico ainda mais com ele
    ele parece com aquele seu tio maluco, seu irmão mais velho,
    lembra muito seu pai...

    intolerância a vagabundos em grau máximo

    agora falta aquela pesquisa séria para apurar quem realmente gosta de carnaval.



    ResponderExcluir
  5. Enquanto a gatinha do Bolsonaro pesa pouco mais de 4 arrobas

    ResponderExcluir
  6. Me lembro quando estudava no interior.Todo mundo brincava,chamava o outro de negão,azulão,de gordinho,de vara,saco de osso,canela fina...tudo na boa.Agora é esta merda de bullying, direitos humanos,racismo,homofobia...vão pro inferno.Vão trabalhar.

    ResponderExcluir
  7. 100% apoiado. É só cumprir as propostas da campanha que voto de novo.

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa é certa negro e kilombola que votar de novo nesse sujeito é sinal que quer voltar a ser escravo.

    ResponderExcluir
  9. Perfeito! É o Presidente mostrando a real dessas "quillombollas"...

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/