Saiba por que o preço do gás poderá cair em até 40% ao longo de dois anos

O Conselho Nacional de Política Energética deu o primeiro passo para tentar criar concorrência no mercado de gás natural no país. A FSB Inteligência, de quem são estas informações eo próprio texto, diz que a Petrobras deve assinar nos próximos dias um acordo com o Cade em que se compromete a abrir concorrência no mercado de gás. 

Leia tudo

A resolução baixada ontem prevê a desverticalização do toda a cadeia do combustível e tenta criar as condições para o acesso de mais investidores não só aos gasodutos de transporte, mas a todas as infraestruturas essenciais do setor, como os dutos de escoamento, as unidades de processamento e os terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL).

Para ser estruturada na prática, porém, a decisão precisa que os atores envolvidos deem os próximos passos. A Petrobras precisa abrir mão do controle que detém na infraestrutura e até participações acionárias em empresas estaduais de gás. Os estados, por sua vez, terão que aceitar privatizar as companhias estaduais de gás natural. E o Congresso terá que aprovar algumas mudanças legislativas.

Se todo o plano funcionar, o governo aposta em uma queda de até 40% no custo do insumo em até dois anos. Os cálculos são otimistas e foram anunciados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

15 comentários:

  1. Tomara que os jumentos do congresso e do STF não atrapalhem.

    ResponderExcluir
  2. Se isso ocorrer, o Borso se elege brincando, e nem precisa se expor a nova facada!!!

    ResponderExcluir
  3. Polibio o roubo não esta no preço do gás e sim na distribuição e nos impostos...o preço do gás desde a produção até a entrega na refinaria é de 23.00 o botijão...e chega ao consumidor em sua residencia a 80 reais... o maior assalto ao consumidor do PLANETA...E NÃO É FEITO PELA PETROBRAS e sim pelos impostos e distribuidores...impostos absurdos e lucros e fretes absurdos...não resistem a um estudo serio de economia... Os proprios economistas mentem aos consumidores.. paga se tributos em cima de tributios em terceiro grau.impostos sobre impostos sobre impostos....contrariando a propria constituição que proibe a cobrança de imposto sobre imposto...Os deputados não representam os eleitores... precisamos de voto distrital urgente...

    ResponderExcluir
  4. Beneficiar o povo ?

    Totalmente impossível.

    ResponderExcluir
  5. Vem aí o gás a granel em que o consumidor compra direto do caminhão tanque, tem empresas habilitadas a fornecer o kit para colocar no botijão, acabando com esse custo do frete do botijão de gás. Imagina o custo de um botijão viajando de Uruguaiana até POA ida e volta.

    ResponderExcluir
  6. Se a Petrobras abrir mão do controle...
    Se os estados privatizarem as companhias estaduais de gás natural...
    Se o Congresso aprovar algumas mudanças na legislação...
    Se o CADE aprovar o acordo...
    Se a iniciativa privada investir com capital próprio...
    Se a iniciativa privada não formar um CARTEL...
    Ainda tem muito SE para isto virar realidade.

    ResponderExcluir
  7. Não se animem, pode cair 40% ao longo de dois anos vai se traduzir em aumentar 40% menos. Eles só não dizem que o aumento seria algo como 180% ao longo de dois anos, não aumentando esses 40%, vai dar 140% ainda. Ou seja em dois anos vamos estar pagando uns 190 pelo botijão em porto alegre. Realmente uma boa perspectiva.

    ResponderExcluir
  8. Só ouço promessas e verbos conjugados no futuro.

    ResponderExcluir
  9. Duvido, hoje existem quatro distribuidoras de GLP, em P.Alegre, o preço do botijão parece que combinam no café da manhã, é quase tudo igual, a diferença é centavos.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa noticia! Se a plebe não poder trabalhar as CORTES não terão renda!

    ResponderExcluir
  11. Querem implantar as termoelétricas com o gás do pré sal e engarrafar parte do gás para cozinha ou nas tubulações industriais. Nessa promessa de reduzir os preços, querem meter a mão nos Bilhões e Bilhões do projeto, tudo financiado com dinheiro dos bancos públicos. Assim como os elefantes brancos do Polo Naval e as ferrovias trans oceânicas e a transposição do São Francisco, entre outra obras faraônicas em que as empreiteiras da Lava Jato estavam envolvidas e a história é conhecida.

    ResponderExcluir
  12. Na Bacia do Estado de Sergipe a Petrobras encontrou um poço, reserva, metade de todo Gás da Bolivia que abastece N paises da America Latrina ou 1/3 de todo gás produzido no Brasil.A tendência é baixar, efeito Bolsonaro, os simpatizantes da Esquerda Escarlate Bolivariana Atrasada estão ficando pirados , é uma notícia boa todos os dias."Enquanto a Caravana passa, os cães ladram".

    ResponderExcluir
  13. >>

    Note que o ministro da Economia promete essa maravilha para os proximos dois ou mais anos e, claro, se tudo funcionar como o esperado.

    Noticias como essa mas que nunca se concretizavam na prática eram especialidades do corrupto Guido Mantega visando enrolar e engambelar os distraídos.

    Coisa de oráculos estelionatários.

    <<

    ResponderExcluir
  14. Só vai acontecer se o povo pressionar!!!

    ResponderExcluir
  15. KKKKKKKKK

    Desde quando concorrência baixa preço?

    Olha o preço da gasolina em Porto Alegre.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/