Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que os preços dos planos individuais subiram 382%. Considerando os últimos 18 anos, o índice é superior à inflação, que ficou em 208%. A diferença supera a inflação da saúde no período, que ficou em 180%.
Dentre os componentes para cálculo de inflação da saúde, os planos lideraram as elevações entre 2000 e 2018. A segunda maior alta foi registrada em serviços médicos e dentários (230%), seguida por produtos farmacêuticos e óticos (165%) e serviços laboratoriais e hospitalares (159%). O crescimento médio anual dos preços dos planos de saúde (8,71%) foi maior que o dos serviços médicos e dentários (6,45%), produtos farmacêuticos e óticos (4,93%) e serviços laboratoriais, hospitalares (4,50%).
Não há vitoria do privatismo.
ResponderExcluirO STF deliberou, por maioria de votos, que uma subsidiária de empresa estatal pode ser privatizada sem a autorização do Congresso e sem licitação. No Brasil há 134 estatais e 88 subsidiárias.
Não há vitoria do privatismo, pois na realidade a decisão do STF é estritamente legal com base na legislação existente e na Constituição.
Portanto, não há uma emissão de juízo se o Estado deve ou não estar presente na economia.
Vale destacar a figura importante do Estado na modernização do Brasil desde os anos 1930.
É o Estado quem investe em projetos de longa maturação, como, por exemplo, nas hidrelétricas.
Privatiza tudo!!! Menos estado, menos regulamentação!!!
ResponderExcluirE o ARROZ subiu 0,00% neste mesmo periodo.O Brasil come os agricultores pela perna de grátis!
ResponderExcluir