A era dos podcasts: o sucesso dos programas de áudio on-line


A revista Veja São Paulo de hoje conta que paulistanos conseguem audiência de até 600 000 ouvintes por mês. Confira quem se deu bem, o que ouvir e dicas para começar na área

A reportagem é de Mariana Rosario.

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É a uma plateia virtual de 170 000 pessoas que a dupla de publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis se dirige toda semana. Elas estão à frente do programa Mamilos, que se propõe a discutir temas polêmicos com a tranquilidade de quem comenta o noticiário com os amigos. Por ali, as moças recebem toda sorte de especialistas, líderes religiosos e estrelas da recente “podosfera” paulistana. Com mais de uma hora de duração, o show é um exemplo do recente barulho que os podcasts estão produzindo na metrópole. Tal e qual um programa de rádio, essas atrações em áudio são distribuídas por sites ou aplicativos para celular — ou seja, nada de sintonizar canais AM e FM. Além disso, o formato ao vivo não tem vez. Com periodicidade semanal, estreiam sempre em um dia específico da semana e ficam acessíveis para que a audiência escute quando preferir. 

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2 comentários:

  1. Podcast é genial. Estão ajudando muitos radialistas a terem suas popularidades e audiências de volta ou até ter mais audiência do que antes.

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  2. Imagine, por exemplo, ficar restrito aos programas "esportivos" transmitidos à exaustão pelas 3 principais emissoras de rádio de Porto Alegre ... para mim, é desesperador !

    Ligue o rádio no horário do almoço ou no final de tarde e durante a noite, de segunda à sexta-feira: é só futebol ! Faça o mesmo durante o sábado e o domingo: só futebol !

    O podcast te livra dessa tortura, e te dá a opção de se informar, com qualidade. Exemplos não faltam: Programa Rádio Livre, com o Diego Casagrande, disponível no SoundCloud; Rodrigo Constantino, Augusto Nunes, e tantos outros. Rádio França Internacional, com podcasts em português; Rádio BandNews FM e CBN ( Sardenberg, Alexandre Schwartzman, entre outros ).

    Libertem-se do rádio ao vivo, principalmente das emissoras gaúchas. Com o podcast se têm informações de qualidade, sem leitura de whatsapp de ouvintes, sem "encheção de linguiça" com previsão de tempo e boletim de trânsito, sem "musiquinhas" de gosto duvidoso, sem "entrevistinhas" irrelevantes, sem merchandising nos blocos de conteúdo, etc ...

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