Setor de Serviços continua pessimista sobre o estado da economia, diz FGV

Índice de Confiança de Serviços reforça ritmo lento da atividade no segundo trimestre.

O setor de serviços, mais importante componente do PIB, continuou refletindo percepções pessimistas em relação à economia, segundo dados do Índice de Confiança de Serviços (ICS). O resultado, divulgado há pouco pela FGV, recuou 3,1 pontos em relação a abril, atingindo 89,0 pontos. Trata-se da quarta queda consecutiva do índice, sendo que o componente de situação atual passou de 87,2 para 86,3 pontos. Além disso, as expectativas também arrefeceram (-5,1 pontos), após terem apresentado uma modesta melhora no mês passado.

Com isso, fica reforçada a percepção de atividade em ritmo bastante moderado no segundo trimestre, em linha com as divulgações das demais sondagens e com o resultado do PIB do primeiro trimestre do ano, a ser divulgado amanhã – cujo resultado deve apresentar uma queda de 0,2% em relação ao trimestre anterior, segundo as expectativas do mercado.

4 comentários:

  1. Desconfio muito das previsões da FGV ... Muitas de suas análises não consideram fatores importantes da economia e isso - claro - influencia no resultado da análise.

    ResponderExcluir
  2. empresários otimistas eram os do governo da mandioca e do presidiario...

    onde eram achacados para pagar propina...

    parece que gostavam desse esquema...

    agora terão de disputar mercado, fazer preço de mercado para vencer licitação...

    antes era tudo mais fácil, era so fazer um acordo com o patife da hora, incluir o percentual da propina no valor total e mandar a conta para o contribuinte...

    ResponderExcluir
  3. é so fazer arminha que passa.
    Se Jesus Cristo assinar um relatorio negativo do governo, a boiada duvida de Jesus Cristo. Impressionante a subserviencia mental.

    ResponderExcluir
  4. A gente vê isso a toda hora. Lojas fechando, salas comerciais vazias, multidões na rua procurando emprego, empresários inadimplentes, industrias diminuindo a produção, Brasil perdendo mercados......

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/