Editorial O Globo - Mais uma linha de emergência para ajudar estados


Crise fiscal leva governo a preparar socorro, mas de forma que a má experiência do Rio não se repita

A crise fiscal deixa um rastro de ruínas financeiras na Federação. Sem poderem emitir títulos de dívida — ao contrário da União —, estados encontram-se na penúria, com destaque para aqueles em que políticos consideram o dinheiro público inesgotável.

Já houve, desde a gestão de FH, três rodadas de renegociação de dívidas. O problema agora é de desencontro entre fluxos: receita e despesa. Esta, em ascensão, enquanto a arrecadação tributária é afetada pelo baixo crescimento da economia.

Para evitar o colapso de serviços públicos, a equipe econômica desenvolve um programa de socorro, apelidado de “Plano Mansueto”, nome do secretário do Tesouro, para que estados possam atender minimamente a população, enquanto se ajustam.

É lógico e necessário que programas deste tipo sejam lançados.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

  1. Ninguém quer ser mais plebe, trabalhar na produção, TODOS querem pertencer as CORTES nesta monarquia travestida de república.


    ResponderExcluir
  2. O único ajuste que haverá se dará quando houver o primeiro respiro nas contas públicas estaduais, com novas rodadas de aumentos, "recuperação de atrasados", equiparações, vantagens e conquistas para os funcionários públicos. Como é que eu sei? Foi isso que aconteceu em todas as outras vezes anteriores.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer ajuste só poderá acontecer - legitimamente - depois das reformas. Antes, cadê dinheiro? Portanto, senhores governadores, pressionem seus deputados ou, "neca de pitibiriba"!

    ResponderExcluir
  4. Enquanto os Estados , Prefeituras e União não fizerem administrações serias, responsaveis e de qualidade, a União tera5que ajuda-los ad eternum.O Predidente deve ajudar desde que seja aprovada uma Lei que no Balanço em fim de ano dos Municípios e Estados devedores devem ter divida publica refuzida em no mínimo 5%ao ano, caso o Prefeito ou Governador não atinja, deve deixar a Gestão automaticamente.Isdo também deve ser aplicado aos Clubes .

    ResponderExcluir
  5. Mandem 50% ou mais desses parasitas travestidos de funcionários publicos para a rua que tudo se ajeita.
    Contratem pela clt.Não deu certo,pé na bunda.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/