Adriano Gianturco, Mises Brasil - Os problemas de venerar e obedecer “as leis”

Grande parte da imoralidade à sua volta foi intencionalmente criada pela legislação.

A ilustração foi escolha do editor deste blog.

Acreditamos que a lei deve ser justa, deve fazer o bem, e deve evitar e punir o mal.

Acreditamos que os problemas surgem quando a lei é desrespeitada, corrompida, e não aplicada.

E, óbvio, o que todos nós queremos é estado de direito (e não estado de exceção), segurança jurídica, império da lei, e governo das leis (e não o governo dos homens).

Mas há um problema: a lei é feita por homens.

Consequentemente, essa mesma lei que queremos ver sendo cumprida e aplicada pode também ser injusta, ineficiente e geradora de corrupção. Mais ainda: pode se tornar ferramenta de poder, de pilhagem e de controle social.

Eis alguns exemplos.

1) Acreditamos que deveríamos ser todos iguais perante a lei. Este é o princípio da isonomia e da igualdade formal e jurídica.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

7 comentários:

  1. Começa pelo princípio comunista. Como podem todos serem iguais perante a lei, se logo depois vem as cotas raciais, o feminismo, socialismo (políticas publicas), leis que formam castas e um monte de beneficiados em detrimento de uma maioria prejudicada (a previdência é um exemplo disso). Como pode um idoso de 85 anos ser tratado igual a um jovem ou vice versa, não dá... é muita burrice...

    ResponderExcluir
  2. A Passeata será o "termômetro" do que pensam os eleitores brasileiros honestos que votaram ou não em Bolsonaro sobre o que eles acham do comportamento, se está correto ou se é patriótico os componentes do STF, Câmara e Senado REPROVAREM TODAS AS MEDIDAS do Bolsonaro enviadas a eles, que são aquelas mesmas que os eleitores combinaram com Bolsonaro antes das vitoriosas eleições!
    Como é evidente o anti-patriotismo dos ministros do STF, dos Deputados e Senadores CONTRÁRIOS a estas medidas, o povo irá as ruas "lembrá-los" deste fato. Nunca esquecendo, que em geral, mesmo sendo indesejável, as maiores mudanças favoráveis ao povo só acontecem após MEDIDAS RADICAIS! Assim foi no Rio Grande do Sul, que só através da Revolução de 1923 (devido a ela e depois dela) é que foi possível ACABAR LEGALMENTE COM AS REELEIÇÕES sucessivas de Antônio Augusto Borges de Medeiros como Presidente da Provincia de São Pedro!
    Também só depois dos pracinhas brasileiros lutarem na segunda guerra mundial contra o nazismo e o fascismo é que na volta ao Brasil os militares colocaram as mãos nas suas consciências e resolveram destituir Getúlio Vargas, pois afinal ele também era ditador como também o eram Hitler e Mussoline, contra os quais nossos pracinhas haviam lutado.
    No Império, após a Guerra do Paraguai, da qual os negros brasileiros participaram ativamente ao lados dos soldados brancos brasileiros, após seu final, os militares graduados mudaram seus pontos de vista sobre as situações, as condições de vida dos escravos, que acabaram desembocando na Lei Áurea da Princesa Isabel.
    Fato radical foi também a morte de João Pessoa, que fora candidato a vice-presidente pela Aliança Liberal encabeçada por Getúlio Vargas, foi responsável pela Revolução de 1930 que sepultou a politica do café com leite, que era uma combinação de paulistas e mineiros que alternavam na Presidência da República.
    Foram também com MEDIDAS RADICAIS que o marechal Floriano Peixoto, o "marechal de ferro"
    manteve a República após sua proclamação, enfrentando em 1893 em batalhas sangrentas o caudilho gaúcho Gomercindo Saraiva sob a liderança de Gaspar Silveira Martins adepto ao parlamentarismo.
    Sem falar da "Cadeia da Legalidade" formada por Leonel Brizola para dar posse a João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros, onde só não houve luta porque um tal de general Machado Lopes exigiu a posse de Jango ou seria luta do terceiro exército contra o resto do Brasil e os generais contrários tremeram as perninhas e Jango foi empossado.
    Da mesma forma foi a saída do Jango, onde se inverteram os papéis, e só não ocorreram mortes porque Jango foi coerente e resolveu cascar fora para a situação acalmar.
    Como conclusão, esta passeata será para tirar a temperatura do povão, agora o remédio será o velho conhecido, tirar do ar os traidores urgentemente, e isso é tarefa para os da verde-oliva PATRIOTAS, VERDES POR FORA E POR DENTRO!
    General Lott que sabia identificar e resolver problemas "institucionais" detectou um golpe a ser dado por Café Filho em Juscelino Kubitcheck, o qual não queria ver como Presidente.
    Que fez o marechal Teixeira Lott???? Deu um "golpe preventivo" e enfiou na cadeia o elemento e JK tomou posse!
    E os elementos do STF que dão golpes um após o outro???? Como os generais de agora conhecem Olavo de Carvalho só como "astrólogo", talvez também nunca tenham ouvir falar de um tal de Marechal Teixeira Lott, o que não seria surpresa alguma! Fica a pergunta: se algum general "por acaso" resolvesse dar um "GOLPE PREVENTIVO NO STF A MODA TEIXEIRA LOTT" embora para lá de tardio, haveria alguma reação da população ou foguetório comemorativo generalizado no Brasil?

    ResponderExcluir
  3. Esses tais ministros do STF, são uns boçais, mas repugnante como este sujeito da foto,(gilmar mendes) existem poucos no mundo.

    ResponderExcluir
  4. Vamos parar com HIPOCRISIA!
    Agora os "pulicia" rodoviário tão nervoso com Bolsonaro por querer tirar radares móveis!
    Ah! É "tão bão" tomar 50 conto de um, cem conto de outro, pra não "escrevinhar" multas.
    Esses "pulissa" estão tão preocupados com nossa segurança...multa. por falta de cinto...por farol apagado...mas oferece uma oncinha pra eles...oferece.. .!

    ResponderExcluir
  5. Este post "causou" 2 vontades. 1 - ver um vídeo da praça é nossa com o Joao plenário (da foto). 2 - escutar uma musica sobre o império das leis. Vou de 2. PONTO. https://www.youtube.com/watch?v=Jzox-4KkdI4

    ResponderExcluir
  6. Domingo é você quem decide; vai se libertar, ou vai continuar sendo um adorador do "Deus" da esquerda (Fernando Henrique Cardoso). https://www.youtube.com/watch?v=uwOFHlcmW1I

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/