Os próprios proprietários querem tarifa de valor menor para as lotações (foto ao lado). Camozzato vai mais longe: quer que eles tenham liberdade para fixar preços.
Atualmente, a lei determina que o valor fica vinculado na proporção
aproximada de 1,5 vezes o preço da passagem de ônibus. Ou seja, as
permissionárias não podem ofertar um valor menor de passagem, caso queiram,
devido a essa lei.
Pela proposta do vereador do Novo, o preço da passagem de cada linha passará
a ser definido pelos próprios consórcios operacionais de lotação ou pela
Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre, com
validade mínima de seis meses e publicação no Diário Oficial (para dar
publicidade). Conforme o vereador, “trata-se de uma tentativa de manter
esse serviço, que hoje tem dificuldades de concorrer com as novas formas de
mobilidade urbana, como o transporte por aplicativo”. Camozzato explica a
intenção do projeto: “Estamos buscando dar maior viabilidade para o setor, que
sofre com a concorrência de outros modais simplesmente por estar vinculado no
seu preço a um modal completamente distinto, como o ônibus”.
Ou flexibilizam ou as lotações acabam.
ResponderExcluirEstão vazias há horas e esvaziaram mais depois do último aumento.
Bem feito no início as lotações eram para cidadãos comuns...com o passar dos tempos as empresas de ônibus compram todas...chupem empresários dos onibus
ExcluirALELUIA"HABEMUS INTELIGENCIA!"
ResponderExcluirTEM QUE TER UM REFERENCIAL MINIMO PARA EVITAR "DUMPING",SENAO O CHINES TOMA CONTA E DEPOIS...POE O PRECO QUE QUER.
MAS O PRECO ACIMA DO MINIMO O DONO EH QUE MAMDA,LIVRE MERCADO, CONCORRENCIA.FIM.
A INTELIGENCIA COMECA A SURGIR
Agumas coisas aqui é de país comunista e esta é uma delas. A prefeitura e os vereadores ralam os donos de lotações impondo tarifa casada. Parabéns ao vereador por esta atitude
ResponderExcluirFixar o limite, o preço pode ir até 1,5 vezes o preço da passagem dos ônibus, mas obrigar a cobrar um valor maior fere princípios de liberdade e livre concorrência.
ResponderExcluirÉ a administração pública obrigando os permissionários a agirem como um cartel.
Excelente! Preço de mercado tem que ser livre. Com os transportes por aplicativos, lotações passaram a ser menos viáveis. Tem que ter liberdade para baixar o preço, conforme a comodidade ofertada pelo serviço e o valor que o usuário está disposto a pagar (preço de equilibrio). Isso afetará o serviço de ônibus obrigando as empresas a baixarem seus preços. Nessa caso, deveria liberar também as tarifas de ônibus. Se tiver empresas quebrando por isso, que empresas mais rentáveis assumam o serviço. No final teremos transportes coletivos mais baratos.
ResponderExcluirSeria mais intelligente, se cobrar a passagem pela distância, não há lógica, um deslocamento do centro para o Menino Deus, ter o mesmo valor para a Lomba do Pinheiro e a Resttinga.
ResponderExcluirExcelente proposta de deixar livres os preços das lotações
ResponderExcluirMuito bem.
ResponderExcluirComo escreveu o cara das 11h .